Parque General San Martín e Cerro de La Gloria em Mendoza

Inaugurado em 1896, o Parque General San Martin, possui 400 hectares de área verde e 17km de trilhas em uma imensa área verde localizada no coração de Mendoza. O nome é uma homenagem ao General argentino San Martin (1778-1850), conhecido pelas campanhas revolucionárias que foram decisivas para a independência da Argentina, Chile e Peru.

Pela manhã pegamos um táxi em direção ao parque, ao chegarmos o taxista nos perguntou se queríamos ir direto para o Cerro de La Gloria ou ficarmos na entrada do parque. Como a nossa intenção era fotografar e filmar todo o lugar, decidimos desembarcar no portão de entrada principal. Pois bem, começamos nossa caminhada, passamos por belíssimas paisagens, porém, após alguns minutos andando, andando e andando, percebemos que o Cerro estava muuuuuuito longe (cerca de 3,7km da entrada principal), sendo assim, precisaríamos pegar outro táxi.

Parque General San Martin

É impossível conhecer todo o parque a pé, então o ideal é contratar os serviços de uma agência de turismo, táxi com preço fechado (ida e volta), alugar um carro ou mesmo uma bike (disponível na entrada principal do parque) para se chegar ao parque e subir o Cerro de la Gloria.  Em nosso caso, foi uma sorte conseguirmos outro táxi vazio passando naquela hora dentro do parque, o taxista fechou um preço até o Cerro e depois o retorno até o nosso hotel.

A entrada é gratuita para o Parque General San Martín e para o Cerro de La Gloria, no entanto, para as demais atrações é necessário verificar junto aos funcionários do parque ou consultar uma agência de turismo local. Quer saber mais?

O que fazer em Mendoza
O Parque General San Martin, possui 400 hectares de área verde e 17km de trilhas em uma imensa área verde localizada no coração de Mendoza
Parque General San Martín
O nome é uma homenagem ao General argentino San Martin (1778-1850)

Veja o que ver dentro deste parque gigante:

  • Os portões de entrada situados na entrada do parque são portões enormes de ferro em estilo europeu do início do século XX;
  • Cavalos de Marly localizados próximos aos portões são duas esculturas de cavalos uma de cada lado da avenida;
  • Fonte dos Continentes representa a América, Ásia, Europa e África;
  • O lago trata-se de um lago artificial que oferece ao visitante um belo lugar para descanso e práticas de esportes como “regata”;
  • Clube Mendoza de Regatas localizado na beira do lago. Site oficial Regatas Mendoza;
  • O Roseiral cerca de 500 espécies de roseiras, plantadas em um lindo jardim em estilo francês;
  • Parque Aborígine abriga a flora da montanha, com destaque para uma enorme variedade de cactos;
  • Jardim Zoológico criado em 1939, possui 50 hectares com cerca de 68 espécies de mamíferos e 78 de aves;
  • Teatro Grego Frank Romero Day (anfiteatro) criado em 1940, serve de cenário para eventos do vinho “Fiesta Nacional de la Vendimia”. Tem capacidade para até 19.242 espectadores sentados;
  • Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo) criada em 1939 é o maior centro de educação de Mendoza. Site oficial UNCuyo;
  • Estadio Mundialista foi construído em 1978 quando a Argentina foi sede da Copa Mundial de Futebol;
  • Cerro Arco área de entretenimento para a prática de montanhismo, trekking, trilha sinalizada. Do alto da montanha acontecem atividades de paraquedismo, asa delta e mountain bike;
  • Reserva Divisadero Largo reserva geológica natural com registros fósseis de 240 milhões de anos. Conta com trilhas sinalizadas de 1h às 4h de duração e serviços de guias profissionais. Situada em Piedemonte de la Precordillera. Horários de visitação das 8h às 17h.

Pensa em um lugar super fofo e arborizado!

Parque General San Martin
Passamos por belíssimas paisagens
Mendoza Pontos Turísticos
Lago artificial que oferece ao visitante um belo lugar para descanso e práticas de esportes como “regata”
Parque General San Martin
Fonte dos Continentes representa a América, Ásia, Europa e África

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre o Parque General San Martín e conheça um dos parques mais antigos de Mendoza!

 

Cerro de La Gloria

Localizado no alto da montanha, possui vista privilegiada de Mendoza e dos Andes. Lá se encontra o monumento ao Exército de Los Andes, construído em homenagem à San Martín (citado no início do texto), simboliza a partida do Exército (cavalos erguidos) e a chegada (cavalos cansados). São seis de cada lado representando os seis passos feitos pelo Exército para atravessar a Cordilheira dos Andes, conhecido como: “Las Seis Rutas Sanmartinianas”:

  1. Come-Caballos
  2. Guana
  3. Los Patos
  4. Uspallata
  5. El Portilho
  6. El Planchón

+ Encontre seu hotel em Mendoza e garanta os melhores preços!

Cerro de La Gloria
Monumento ao Exército de Los Andes, construído em homenagem à San Martín
Cerro de La Gloria
A escultura simboliza a partida do Exército (cavalos erguidos) e a chegada (cavalos cansados)
Parque General San Martín
Localizado no alto da montanha, possui vista privilegiada de Mendoza e dos Andes
Cerro de La Gloria Mendoza
A cidade de Mendoza vista a partir do Cerro de La Gloria

Circuito turístico Papagallo/El Challao

Ao lado do parque General San Martín, está localizado o Circuito turístico Papagallo/El Challao uma vila turística que estende-se até o Cordón de Las Lajas. El Challao conta com hotéis, cinema, casas noturnas, restaurantes e atividades de campings, motocross, parapente, trekking, mountain bike. Lá também se encontra o Termas del Challao e o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

Informações Úteis

  • Acessibilidade: O parque possui algumas áreas com acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais. Clique aqui para ler mais sobre o assunto no site oficial;
  • Horários: aberto 24 horas todos os dias da semana;
  • Endereço: Av. Emilio Civit e Boulogne Sur Mer;
  • Post atualizado em 07 de abril de 2017;
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.

Leia mais


Já esteve em Mendoza? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas.

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo-Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: