Parque General San Martín e Cerro de La Gloria – Mendoza
Conheça o Parque General San Martin e o Cerro de La Gloria, dois lugares tradicionais e com vista panorâmica de Mendoza na Argentina.
Inaugurado em 1896, o Parque General San Martin abrange 400 hectares de área verde e 17 km de trilhas. O nome é uma homenagem ao general argentino San Martin (1778-1850), conhecido pelas campanhas revolucionárias que foram decisivas para a independência da Argentina, do Chile e do Peru.


Parque General San Martin
Pela manhã pegamos um táxi em direção ao parque, ao chegarmos lá, o taxista nos perguntou se queríamos ir direto para o Cerro de La Gloria ou ficar na entrada do parque. Como a nossa intenção era fotografar e filmar todo o lugar, decidimos desembarcar na entrada principal.
Pois bem, começamos nossa caminhada, passamos por belíssimas paisagens, porém após alguns minutos andando, andando e andando, percebemos que o cerro estava muuuuuuito longe – cerca de 3,7 km da entrada principal, sendo assim, precisaríamos pegar outro táxi.


Como chegar no parque?
Saiba que é praticamente impossível conhecer todo o parque a pé, sendo assim, para chegar no complexo e subir até o Cerro de La Gloria, o ideal é contratar uma agência de turismo, táxi com preço fechado (ida e volta), alugar carro ou até mesmo ir de bicicleta (disponível na entrada principal do parque).
No nosso caso, foi uma sorte conseguirmos outro táxi vazio passando naquela hora dentro do parque – o taxista fechou um preço até o Cerro de La Gloria e a volta com retorno até o nosso hotel.

Atrações do Parque General San Martín
- Portões de entrada: estruturas enormes de ferro em estilo europeu do início do século XX;
- Cavalos de Marly: esculturas de cavalos localizadas na entrada do parque;
- Fonte dos Continentes: representa os seguintes continentes: América, Ásia, Europa e África;
- Lago artificial: lugar para descanso e prática de esportes;
- Clube Mendoza de Regatas: centro de lazer localizado na beira do lago;
- O Roseiral: abriga cerca de 500 espécies de roseiras plantadas em um lindo jardim em estilo francês;
- Parque Aborígine: exposição da fauna e flora da montanha, com destaque para uma enorme variedade de cactos.
+ Encontre seu hotel em Mendoza e garanta os melhores preços!

Mais atrações
- Jardim Zoológico: criado em 1939, o zoológico abrange 50 hectares com cerca de 68 espécies de mamíferos e 78 de aves;
- Teatro Grego Frank Romero Day (anfiteatro): criado em 1940, o teatro tem capacidade para até 19.242 espectadores sentados e serve de cenário para eventos do vinho, como Fiesta Nacional de la Vendimia;
- Universidad Nacional de Cuyo (UNCuyo): criada em 1939, a universidade é o maior centro de educação de Mendoza;
- Estadio Mundialista: foi construído em 1978 quando a Argentina foi sede da Copa Mundial de Futebol;
- Cerro Arco: área de entretenimento para a prática de montanhismo, trekking e trilha sinalizada. E do alto da montanha acontecem atividades de paraquedismo, asa delta e mountain bike;
- Reserva Divisadero Largo: reserva geológica natural com registros de fósseis de 240 milhões de anos. Conta com trilhas sinalizadas de 1h até 4h de duração e serviços de guias profissionais. Situada em Piedemonte de la Precordillera. Horários de visitação das 8h às 17h.
Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre o Parque General San Martín e conheça um dos maiores parques da Argentina!
Cerro de La Gloria
Localizado no alto da montanha, o Cerro de La Gloria oferece uma vista privilegiada da cidade de Mendoza e da Cordilheira dos Andes. Lá você vai encontrar o monumento ao Exército de Los Andes construído em homenagem ao General San Martín.
O conjunto de imagens simboliza a partida do exército (cavalos erguidos) e a chegada (cavalos cansados). Representa os seis passos feitos pelo Exército para atravessar a Cordilheira dos Andes, conhecido como: Las Seis Rutas Sanmartinianas:
- Come-Caballos
- Guana
- Los Patos
- Uspallata
- El Portilho
- El Planchón


Circuito Turístico Papagallo/El Challao
A 5 km da cidade de Mendoza e localizado ao lado Parque General San Martín, o Circuito Turístico Papagallo/El Challao é uma vila turística que estende-se até o Cordón de Las Lajas.
O vilarejo abriga hotéis, cinema, casas noturnas e restaurantes, além de atividades de campings, motocross, parapente, trekking e mountain bike. Lá você vai encontrar também as Termas del Challao e o Santuário de Nossa Senhora de Lourdes.

+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços na Amazon!
Informações Úteis
- Acessibilidade: algumas áreas do parque possuem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais. Para mais informações, acesse o site oficial;
- A entrada é gratuita;
- Horários: aberto 24 horas todos os dias da semana;
- Endereço: Av. Emilio Civit e Boulogne Sur Mer;
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 27 de agosto de 2021.
Leia mais
E aí? Já esteve em Mendoza? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Mendoza, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Buenos Aires em 4 dias
- O que fazer em Punta del Este
- Cataratas del Iguazú (lado argentino)
- 18 Pontos Turísticos em Santiago do Chile
- Dicas de compras em Ciudad del Este
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |