Passeio Alta Montanha em Mendoza: Parque Aconcágua
Passeio Alta Montanha rumo a Cordilheira dos Andes: vem com a gente descobrir um dos lugares mais fascinantes de Mendoza!
Um dos tours mais buscados em Mendoza é o passeio Alta Montanha, que passa por diversas atrações como o Monte Aconcágua, até chegar ao Cristo de Los Andes, o ponto alto do programa durante o verão.
Trata-se de um passeio de um dia inteiro, com duração total de 12h (saindo às 7h30 e retornando às 19h30 ao hotel). O tour até Cristo de Los Andes é de 213 km e inclui paradas em dois restaurantes, sendo a primeira (ida) um café da manhã e a segunda (volta) um almoço (não inclusos no preço do pacote).


Passeio Alta Montanha – Mendoza
O trajeto é feito pela Rota Internacional 07 que liga a Argentina ao Chile. Assim, Mendoza fica aos pés da Cordilheira dos Andes e a 363 km de Santiago.
Vamos lá! Durante o caminho você vai poder apreciar paisagens deslumbrantes, como vinhedos, montanhas, formações rochosas, e muita neve se você for durante o inverno.
Outra curiosidade é que para quem viaja com mais tempo vale a pena dar uma esticadinha na viagem para fazer a rota Santiago-Mendoza, são cerca de 7 horas de estrada. Outra dica é viajar durante o dia, para aproveitar a paisagem durante o caminho.
A forma mais barata de ir de Santiago para Mendoza é de ônibus, mas também é possível ir de avião ou alugar um carro.

Navegue por tópicos
- Represa Potrerillos
- Rutas Sanmartinianas
- Estação de Esqui Los Penitentes
- Puente del Inca
- Parque Provincial do Aconcágua
- Cristo Redentor de los Andes
O passeio Alta Montanha incluiu as seguintes paradas:
Represa Potrerillos
A construção da Represa Potrerillos teve início em 1999 através do consórcio Pescarmona Metallurgical Industries (IMPSA) e Cartellone, com o objetivo de controlar o fluxo de água e a produção de eletricidade. Está localizada no rio Mendoza a uma altitude de 1380 metros que se estende por uma área de 900 hectares.

Rutas Sanmartinianas
As Rutas Sanmartinianas são caminhos para o Chile criados pelas tropas do general argentino San Martín (similares aos nossos desbravadores bandeirantes). Inclusive, foi através dessas rotas que as tropas Sanmartinianas invadiram o território chileno em 1817.
Durante o passeio paramos em Uspallata, uma vila que fica no caminho para o Cristo de Los Andes.
As seis rotas Sanmartinianas Del Cruce de los Andes são:
- Come-Caballos
- Guana
- Los Patos
- Uspallata
- El Portilho
- El Planchón




Povoado de Uspallata
Situado em Las Heras ainda nos domínios de Mendoza, o Povoado de Uspallata fica próximo da fronteira com o Chile na Rota Internacional 7. É muito utilizado como ponto de parada pelas agências de turismo e alpinistas. Inclusive, foi lá que paramos para tomar café da manhã e usar os banheiros.
+ Encontre seu hotel em Mendoza e garanta os melhores preços!


Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo Passeio Alta Montanha e explore a fascinante Cordilheira dos Andes!
Estação de Esqui Los Penitentes
Localizada cerca de 180 km (2h30) de Mendoza e de Santiago do Chile, a Estação de Esqui Los Penitentes está em meio aos Andes, onde as montanhas chegam a 3.000 metros de altura acima do nível do mar. O nome vem devido as formações rochosas lembrarem monges ajoelhados fazendo penitência.
A estação é moderna, conta com teleférico que leva os turistas até o topo da montanha, escola de esqui/snowboard, loja de equipamentos e acessórios. E tem mais, além de poder praticar o esporte de neve, você também poderá ficar hospedado em um dos quatro hotéis do resort: Hotel Ayelen, Edifício Portezuelo, Edifício Juncal e o Refugio Cruz de Caña, que contam com restaurantes, lojas e outros serviços.


Quando ir?
Viajando para Mendoza entre os meses de junho a setembro (com pico de neve em julho e agosto), é possível curtir os centros de esqui, no entanto, vale lembrar que de ano para ano a quantidade de neve pode oscilar, ou seja, tem anos que tem mais e outros menos neve.
Já durante o verão, o teleférico fica aberto e leva o visitante ao topo dos Andes proporcionando uma bela vista da região.
- Endereço: Rota Internacional 7, km 161, Los Penitentes.
- Site oficial Los Penitentes


Puente del Inca
A 180 km de Mendoza, seguindo pela Ruta 7, Puente del Inca é um pequeno vilarejo que abriga uma curiosa formação rochosa, uma ponte natural sobre o rio Las Cuevas. O rio é originado de uma fonte de água termal composta por sais de enxofre, cloreto de sódio, alcalinas, arsénico, bicarbonato e cálcio, com temperaturas que variam entre 33°C a 38°C.
A nossa guia nos explicou que em 1965 aconteceram alguns deslizamentos de terra destruindo o Hotel Puente del Inca, o incidente interrompeu a circulação de trens, porém poupou apenas uma capela colonial que permanece intacta até hoje. Desde estão, o hotel permanece abandonado e Puente del Inca passou a fazer parte da área protegida provincial.
+ Encontre seu hotel em Mendoza e garanta os melhores preços!



Parque Provincial do Aconcágua
O Parque Provincial abriga e preserva a montanha mais alta do Hemisfério Ocidental: o Aconcágua com 6.962 metros de altitude. O monte é muito procurado por alpinistas do mundo inteiro – durante a temporada de verão que vai de dezembro a março.
De acordo com os montanhistas, a face norte onde fica a “rota normal” não apresenta grandes dificuldades técnicas, no entanto, não é aconselhável enfrentá-la sem os mínimos conhecimentos de montanhismo, pois os efeitos da altitude são graves (a pressão atmosférica é de 40% do nível do mar existente) e as condições meteorológicas podem mudar drasticamente.
Há diversos outros pacotes de passeios para o parque Aconcágua, por exemplo, fazer trilhas.
Site oficial Aconcágua Mendoza



Cristo Redentor de Los Andes
Após uma longa viagem finalmente chegamos até o Cristo Redentor de Los Andes que se encontra a 4.200 metros de altitude acima do nível do mar.
Não sabemos explicar com palavras o quão emocionante foi estar lá, considerando tudo que passamos: muitas horas de estrada, clima seco, fortes ventos e temperatura de -7º graus. Isso mesmo, no alto da Cordilheira a temperatura costuma ficar abaixo de zero grau.
Fizemos esse tour no mês de março, no finalzinho do verão argentino.
Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.




+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços na Amazon!
Alta Montanha no Verão
O Cristo Redentor está localizado entre a fronteira da Argentina e Chile, e simboliza a união dos dois países que possuem bandeiras hasteadas lado a lado. Ainda no alto da montanha, encontramos dois estabelecimentos pequenos, um argentino e um chileno, nos quais muitos turistas utilizam como abrigo para se protegerem do intenso frio.
Ah! Outro ponto importante é que a subida até o Cristo acontece somente no verão e com condições meteorológicas favoráveis, pois os veículos autorizados sobem uma ribanceira na beira da encosta do monte. Portanto, em outras épocas o trajeto se torna ainda mais perigoso.




Rota do centro de Mendoza até o Cristo de Los Andes
Informações Úteis
- Para esse passeio levamos uma mochila equipada com garrafa de água, bolachas, protetor solar, protetor labial, nosso kit farmácia, chapéu/boné, óculos de sol, blusa de lã, jaqueta corta vento e sapatos confortáveis;
- Confira nosso checklist para sua viagem: Documentos | Verão | Inverno | Neve | Aventura | Criança | Pet;
- Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
- Site oficial do governo de Mendoza;
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 20 de setembro de 2021.
Leia mais
- Dicas de Mendoza
- Vinícolas em Mendoza
- Parque General San Martín e Cerro de la Gloria
- Onde comer em Mendoza
E aí? Já esteve em Mendoza? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Passeio Alta Montanha, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Buenos Aires em 4 dias
- O que fazer em Punta del Este
- Cataratas del Iguazú (lado argentino)
- 18 Pontos Turísticos em Santiago do Chile
- Dicas de compras em Ciudad del Este
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Aii a neve deve ser tão incivel.. deu até vontade de esquiar.. Mais um lugar para a lista de desejos!
Verdade Evelyn! Sempre é incrível ver a neve⛄❄💙
Olá 🙂
Olha, qual foi a agencia de turismo que vocês contrataram?
Olá Wellington! Fizemos o passeio de alta montanha pela cordilheira com a Huentata. Eles foram bastante pontuais e também profissionais. Abraços
Quanto vocês pagaram nesse passeio? Pode passar o contato da agência de turismo?
Olá Jackson Oliveira! Fizemos o passeio de alta montanha pela cordilheira com a Huentata Eles foram bastante pontuais e também profissionais. Pagamos $ 57,00 dólares (valor ref. março/2017). Abraços
Olá!
Tenho uma dúvida: na parada das Rutas Sanmartinianas, quanto tempo vocês andaram? Vocês pararam no Parque Aconcágua? Se eu for em Maio e não tiver a subida até o Cristo Redentor de los Andes, o passeio passa pelo Parque mesmo assim?
Obrigada.
Olá Tatiana, tudo bom? Vamos as suas perguntas:
Rutas Sanmartinianas – O tour faz apenas uma parada rápida, onde o guia explica sobre a história do local;
Parque Aconcágua – Não entramos no parque, somente paramos na beira da estrada (em frente ao parque) para ver o pico do Aconcágua;
Cristo Redentor de los Andes – O passeio de Alta Montanha é oferecido o ano inteiro, a única exceção fica para a subida até o Cristo de los Andes (o monumento fica fechado, sendo aberto apenas no verão). Esse tour também é oferecido por praticamente todas as agências locais. No geral, os pontos turísticos visitados são praticamente os mesmos: a Represa de Potrerillos, Povoado de Uspallata, Rutas Sanmartinianas, Los Penitentes, Puente del Inca e o Parque Provincial do Aconcágua.
Esperamos ter ajudado. Abraços!
Olá, ajudou sim!
Muito obrigada! 🙂