Como fazer passeio de barco em Paraty: Escuna ou lancha?

Você sabia que Paraty possui mais de 65 ilhas em sua baía? E para conhecer algumas delas de perto, não tem nada melhor do que fazer um belo passeio de barco navegando pelas águas calmas e de cor esverdeada da região.

E tem mais, opções de embarcações não faltam, desde as mais privativas até pequenos barcos de pescadores, passando por alguns “modelos” bem coloridos e típicos, que ficam no cais e são opção mais em conta se comparadas as modernas lanchas, ali o negócio é negociar no “boca a boca” e ver se vale a pena.

Outra alternativa é alugar lanchas menores, no entanto, a maioria dos turistas acaba optando por fazer os passeios nos barcos maiores por terem um custo menor e também por serem espaçosos e confortáveis. Prepare-se aí e vamos nessa!

Passeio de barco em Paraty

O que fazer em Paraty
Você sabia? Paraty possui mais de 65 ilhas em sua baía. Incrível, não?!
Passeio de barco em Paraty
Nada melhor do que fazer um belo passeio de barco para conhecer as ilhas de Paraty
O que fazer em Paraty
O passeio parte do cais de Paraty em horário pré-determinado, então se programe para chegar com um pouquinho de antecedência
Barquinhos coloridos de Paraty
Barquinhos coloridos de Paraty | Imagem de Mauro Segura por Pixabay

Qual o melhor passeio de barco em Paraty?

Pois bem, uma excelente opção é a Escuna Banzai, um barco grande de até 160 passageiros e bem confortável, com serviço de bordo, música ao vivo, banheiro e muita segurança. Inclusive, esta é a única escuna que vai até o Saco do Mamanguá, conhecido por abrigar praias deslumbrantes, e também o único fiorde tropical (uma grande entrada do mar entre altas montanhas rochosas). Incrível, não?!

Vale dizer que contratamos o tour com Escuna Banzai, mas devido ser baixa temporada acabamos indo com a Escuna Estrela da Manhã, que também é uma boa opção de passeio.

+ Encontre seu hotel em Paraty e garanta os melhores preços!

Qual o melhor passeio de barco em Paraty
A maioria dos turistas acaba optando por fazer os passeios nos barcos maiores por terem um custo menor e também por serem espaçosos e confortáveis
Escuna Estrela da Manhã
A Escuna Estrela da Manhã é uma boa opção de passeio

Como fazer o passeio de barco em Paraty?

Vamos lá! O passeio parte do cais de Paraty em horário pré-determinado, então se programe para chegar com um pouquinho de antecedência, pois as ruazinhas de pedra da cidade sempre fazem os turistas caminharem mais lentamente 😊.

Dito isso, a escuna passa por várias ilhas e para em algumas enseadas para banho de mar. Também há parada em algumas praias onde os turistas podem descer e caminhar. Já para aqueles que não querem se molhar, há opção de pegar carona em um pequeno bote que leva os turistas até a praia.

Veja só! O nosso tour fez paradas para banho na Lagoa Azul, Saco da Velha e Ilha Comprida, além da Praia do Lula e Praia Vermelha. Outro ponto que vale a pena mencionar é que durante o nosso passeio o guia nos contou muitas histórias e curiosidades da região.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajudará a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Roteiro pela Baía de Paraty

Passeio de barco em Paraty
A escuna passa por várias ilhas e para em algumas enseadas para banho de mar
Saco da Velha
O nosso tour fez paradas para banho na Lagoa Azul, Saco da Velha e Ilha Comprida, além da Praia do Lula e Praia Vermelha
O que fazer em Paraty
Também há parada em algumas praias onde os turistas podem descer e caminhar
Saco da Velha
Durante o nosso passeio o guia nos contou muitas histórias e curiosidades da região
Passeio de barco em Paraty
Há opção de pegar carona em um pequeno bote que leva os turistas até a praia

Passeio de escuna com almoço (opcional)

As escunas normalmente oferecem acessórios de mergulho como máscara e snorkel, além de macarrões e coletes para quem não sabe nadar. Também é possível almoçar durante o passeio ou mesmo só ficar nos drinks e cervejinha gelada (custo a parte).

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Escuna Estrela da Manhã
As escunas normalmente oferecem acessórios de mergulho como máscara e snorkel, além de macarrões e coletes para quem não sabe nadar
O que fazer em Paraty
É uma ótima oportunidade de nadar com peixinhos coloridos
Escuna Estrela da Manhã
Também é possível almoçar durante o passeio ou mesmo só ficar nos drinks e cervejinha gelada (custo a parte)

Passeio de lancha privativo

Para quem quer fazer um tour mais privativo uma boa opção é a empresa Palombeta, tem 3 lanchas que são perfeitas para levar grupos pequenos e médios, já que elas têm tamanhos diferentes (disponibilidade de até 5, 8 e 14 passageiros + 1 tripulante).

A mesma empresa também faz passeio de barco para até 24 passageiros onde o grupo pode até incluir a contratação de um churrasco, gostou? Vida de rei! É isso aí!

Nesta opção, há um banheiro disponível para maior comodidade dos passageiros.

+ Encontre seu hotel em Paraty e garanta os melhores preços!

Palombeta I
Palombeta I (5 passageiros +1 tripulante)
Palombeta II
Palombeta II ((8 passageiros +1 tripulante)
Palombeta III
Palombeta III ((14 passageiros +1 tripulante)
Passeio de barco em Paraty
A mesma empresa também faz passeio de barco para até 24 passageiros onde o grupo pode até incluir a contratação de um churrasco

Quer saber mais?

As vantagens de contratar lanchas menores é que você terá mais tempo para conhecer mais praias e ilhas, ou mesmo optar para ficar por um período maior em um determinado local. Certamente o custo será mais alto que um tour com as grandes escunas. Portanto, vale a pena cotar e negociar os preços com as empresas e ver o que melhor se adequá.

Bom, todas as embarcações levam água e frutas que estão inclusos no pacote, além de acessórios para brincar na água como máscara, snorkel, macarrão e coletes salva-vidas obrigatórios para a segurança dos passageiros.

Seja nas lanchas privativas ou nas grandes escunas, não deixe de fazer este que consideramos um dos principais passeios de Paraty. Totalmente imperdível!

Passeio de barco em Paraty
Seja nas lanchas privativas ou nas grandes escunas, não deixe de fazer este que consideramos um dos principais passeios de Paraty
Baía de Paraty
Baía de Paraty | Fonte: Google

Informações Úteis

  • Na baixa temporada os barcos maiores revezam as saídas;
  • É interessante fazer a pré-reserva do passeio com 1 dia de antecedência principalmente na alta temporada e chegar no porto de embarque no horário combinado. Uma maior antecedência é necessária caso opte pelas lanchas privativas;
  • Caso tenha propensão a sentir enjoo, opte pelos barcos maiores, faça alimentação leve no dia do passeio e leve um remédio contra enjoos. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico);
  • Quando estiver próximo à costa, não deixe de observar a bela igrejinha de Santa Rita, que fica ainda mais bela vista do mar;
  • Site oficial da cidade de Paraty;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 08 de junho de 2020.

*Post NÃO patrocinado!

Leia mais


E aí? Já esteve em Paraty? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o passeio de barco em Paraty, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE e pós-graduanda em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

2 comentários em “Como fazer passeio de barco em Paraty: Escuna ou lancha?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: