Galinhos e Galos, no Rio Grande do Norte: o que saber antes de ir

Se você é um daqueles que buscam destinos mais isolados e com belas paisagens, pode apostar em Galinhos na sua próxima visita ao Rio Grande do Norte – localizado a 170 km ao norte de Natal, a aproximadamente 130 km de São Miguel do Gostoso.

A tranquilidade do local é explicada pelo número de habitantes, em torno de 2 mil que vivem em uma península que fica separada do continente pelo braço de mar e pelas dunas do Capim. Outro ponto que vale a pena mencionar é que a sede do vilarejo não possui veículos (exceção aos eventuais buggys e automóveis 4×4 que desbravam as dunas do Capim), o que traz ainda mais paz ao lugar.

O ideal é ficar ao menos 2 dias na península ou mais alguns se quiser descansar ou mesmo ter mais tempo para praticar kitesurf e widesurf. Então bora conferir?

Navegue por tópicos

O que fazer no Rio Grande do Norte
Galinhos é um município no Rio Grande do Norte a 170 km ao norte de Natal e a aprox. 130 km de São Miguel do Gostoso
Onde fica Galinhos
São apenas cerca de 2.000 habitantes que vivem em uma península que fica separada do continente pelo braço de mar e pelas dunas do Capim

Onde fica Galinhos RN
O passeio de barco é a melhor opção para explorar a região

O que fazer em Galinhos?

Curtir as belezas naturais: de fato o maior atrativo de Galinhos são as suas belezas naturais com dunas, praias, salinas e manguezais.

Passeio de Barco com Junior Tubarão: para conhecer a beleza intocável da região, indicamos fazer o passeio com o Showman Junior Tubarão.

Há 3 diferentes passeios oferecidos pelo Junior e equipe:

  • Tour para ver o ninhal das garças com nascer do sol (Saída as 4:00 – retorno as 8:00);
  • Passeio do Pôr do Sol (Saída por volta das 15:00 – Retorno as 18:00);
  • Roteiro ecológico com tour gastronômico (Saída as 9:00 – Retorno as 13:30).

Como é o passeio de barco até as salina e dunas?

Os valores variam de acordo com a quantidade de pessoas no barco (o nosso custou 120 por pessoa para 4 turistas já com o almoço incluso e bebidas a parte). Como fizemos um “bate e volta” de São Miguel do Gostoso e tínhamos somente 1 dia em Galinhos, optamos por fazer o passeio ecológico com tour Gastronômico.

Veja só, o passeio é feito em um barco estilizado para até 6 pessoas que sai do porto de Pratagi. Durante o percurso o Junior explica cada detalhe das espécies locais e tira todas as dúvidas dos turistas sempre com muito bom humor. Um verdadeiro showman!

Mas não para por aí! Passamos pelo manguezal onde aprendemos sobre as diferentes espécies de mangue e sobre os animais que o habitam. Além disso conhecermos rapidamente as salinas, uma montanha de sal bem branquinha de onde se produzem diariamente kilos e kilos de sal.

Junior Tubarão
Para conhecer a beleza natural da região, indicamos fazer o passeio com o Showman Junior Tubarão
Galinhos como ir
Há 3 diferentes passeios oferecidos pelo Junior e Equipe: Passeio para ver o ninhal das garças com nascer do sol, Passeio do Pôr do Sol e o Passeio ecológico com tour gastronômico
Como ir para Galinhos
Passamos pelo manguezal, onde aprendemos sobre as diferentes espécies de mangue, e os animais que o habitam
Como ir a Galinhos RN
Visitamos as salinas, uma montanha de sal bem branquinha de onde se produzem diariamente kilos e kilos de sal
Salinas Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte é um dos principais produtores de sal no Brasil
O que fazer Galinhos
A pesca e a extração de sal são a base da economia de Galinhos

Dunas do Capim

Em seguida nos dirigimos as Dunas do Capim, um dos pontos mais lindos do passeio. O barco atracou em uma enseada com águas claras e calmas já de frente para as dunas. A montanha de areia e os grandes moinhos de vento completam o visual. Foi ali que fizemos o nosso tour Gastronômico em redes montadas na beira da água e uma mesinha flutuante para apoiar as gostosuras gourmets preparadas pelo Chef Tubarão.

O menu degustação tradicional é composto de ostras, ceviche com torradas e batata doce, além de sashimi ao molho do amor, sashimi ao molho agridoce de abacaxi/shoyo e frutas de sobremesa. Já para quem não come peixe cru ou ostras, é só avisar o Junior que ele prepara um menu alternativo.

Tudo estava uma delícia, detalhe para as ostras fresquíssimas que são capturadas momentos antes do preparo. Paramos para descansar um pouco e para tomar um banho nas águas da baia. Depois era hora de partir para a próxima atração.

+ Encontre seu hotel em Galinhos e garanta os melhores preços!

Dunas do Capim
As Dunas do Capim são um dos pontos mais lindos do passeio
Dunas do Capim RN
O barco atracou em uma enseada com águas claras e calmas já de frente para as dunas e grandes moinhos de vento completam o visual
O que fazer em Galinhos RN
Fizemos o passeio ecológico com tour Gastronômico
Passeio de Barco Junior Tubarão
Foi ali que fizemos o nosso tour Gastronômico em redes montadas na beira da água e uma mesinha flutuante para apoiar as gostosuras gourmets preparadas pelo Chef Tubarão
Passeio de barco Galinhos e Galos, RN
O menu degustação tradicional é composto de ostras, ceviche com torradas e batata doce, sashimi ao molho do amor, sashimi ao molho agridoce de abacaxi/shoyo e frutas de sobremesa
Passeio de Barco Junior Tubarão Galinhos
Para quem não come peixe cru ou ostras, é só avisar o Junior que ele prepara um menu alternativo

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre Galinhos e Galos e conheça um dos destinos mais isolados e com belezas naturais intocáveis!

 

O que fazer em Galos?

No retorno paramos em uma encosta e subimos nas Dunas do André que proporcionam uma linda vista do horizonte. Venta muito lá em cima, para você ter uma ideia chega a pinicar quando a areia trazida pelos ventos batem nas pernas.

A próxima parada foi para conhecer o vilarejo de Galos, um pequeno povoado com ruas de areia e ainda menor que Galinhos. O legal desse passeio é que o guia Junior tem muito conhecimento e explica tudo em detalhes com muito humor. Um passeio imperdível para quem visita Galinhos!!

Passeio de charrete até a praia do Farol

Para quem for ficar ao menos 2 dias, é opção fazer o passeio de charrete até a praia do farol localizada na ponta da península de Galinhos. Opte por fazer o passeio no final da tarde para aproveitar e ver o pôr do sol.

Fazer aulas de kitesurf

O kitesurf é uma atividade muito praticada na região devido aos constantes ventos. Inclusive, há opções para fazer aulas e alugar o material com a Cocoloco Kitesurfing.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Galinhos e Galos, Rio Grande do Norte
Paramos em uma encosta e subimos nas Dunas do André, que proporcionam uma linda vista do horizonte
O que fazer em Galos, RN
Venta muito lá em cima, chega a pinicar quando a areia trazida pelos ventos batem nas canelas
Dunas de Galinhos
Do alto das dunas de Galinhos dá pra ver o mar e os rios que banham a região

Kite surf Galinhos, RN
Fazer aulas de kite surf – outra atividade muito praticada devido aos constantes ventos

Como chegar em Galinhos?

A maioria dos turistas vai a Galinhos de veículo partindo de São Miguel do Gostoso (130 km de distância), ou mesmo de Natal (170 km de distância). Nós estávamos de carro e fizemos o trecho desde S.M. Gostoso até o Porto de Pratagi em aproximadamente 2 horas.

Recomendamos fazer o caminho por Joao Câmara via BR 406 passando pelo centro de Jandaíra. Já que por este caminho a estrada é relativamente boa e toda asfaltada. Há caminhos mais curtos pelo litoral que passam por estradas de terra que são opção apenas para os mais aventureiros. Outras opções para chegar a Galinhos são através de transfers, ônibus particular ou pacotes de agencias que saem de Natal. Durante o trajeto é possível ver inúmeros moinhos de ventos que produzem a energia eólica.

Chegando no Porto de Pratagi você vai encontrar um estacionamento gratuito da prefeitura, um bar e banheiros. Há também alguns barcos que fazem a travessia até Galinhos de meia em meia hora entre 5:00 e 18:00 hrs.

Vai alugar um carro? Conheça também o nosso parceiro RentCars que te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Como chegar em Galinhos
Galinhos tem um charme especial
Vilarejo de Galos, RN
A próxima parada foi para conhecer o vilarejo de Galos, um pequeno povoado com ruas de areia e ainda menor que Galinhos

O que fazer em Galinhos e Galos, RN
O legal deste passeio é que o guia Junior tem muito conhecimento e explica tudo em detalhes com muito humor

Onde comer em Galinhos?

A simplicidade de Galinhos também se aplica nos seus restaurantes que tem o forte nos peixes e frutos do mar. Isto não quer dizer que não é possível ser feliz saboreando a caseira mas muito saborosa culinária local.

Restaurante Slow-Food – tem o forte na cozinha capixaba com suas moquecas de frutos do mar.

Restaurante da Nanai – apresenta pratos da cozinha brasileira sem deixar de fora os pratos de frutos do mar.

Nativus Bar –  boa opção para uma refeição ou petisco com vista para o mar.

Onde ficar em Galinhos?

Apesar de minúscula, há opções de estadia em Galinhos caso opte por ficar alguns dias por lá. Veja abaixo algumas delas:

Amagali Pousada – uma das maiores e com mais estrutura de Galinhos. Fica em frente à Praia de Galinhos e oferece serviços de spa, bem como aulas de kitesurf;

Pousada Made In Aqui – boa opção no centrinho de Galinhos. Tem o diferencial de ter um restaurante no local.

Pousada Chalé Mar Rio – é uma opção mais em conta com quartos básicos, mas completos. Está localizada no centro da península.

Opção para quem busca ainda mais tranquilidade em Galos, a pousada Pousada Peixe Galo é uma ótima escolha para se isolar do restante do mundo Está localizada na península a 3 km de distância de Galinhos.

Quando ir para Galinhos e Galos?

As salinas existentes em Galinhos já dão indicio de que o vilarejo não é um lugar de muitas chuvas. Muito pelo contrário, tem um dos climas mais secos do litoral brasileiro. Os meses com maior chance de chuva vão de Março a Maio e a temperatura é quase sempre quente com picos de mais de 30 graus. Para os kite surfistas, é melhor optar pelo segundo semestre quando os ventos ganham mais força.

O que levar para Galinhos e Galos?

  1. Leve óculos de sol, boné e protetor solar;
  2. No período de menos ventos, levar repelente;
  3. Há muitas atrações molhadas então não esqueça os seus chinelos e capa de proteção contra água para o seu celular. Carregue também uma mochila com saídas de banho (canga), ou toalha para se secar;
  4. Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia” com medicamentos de uso contínuo (se for o caso), e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, antialérgico, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados (todo medicamento deve ser prescrito por um médico);
  5. Confira nosso “checklist” de verão aventura do que levar para sua viagem.
Vilarejo de Galos
O vilarejo de Galos se preserva bastante rústico
Restaurante da Dona Irene, Galos
O restaurante da Dona Irene possui um cardápio bem variado: carne de sol, peixes, frutos do mar
Pousada Peixe Galo, RN
A Pousada Peixe Galo tem piscina de frente para o rio

Informações Úteis

  • Em Galinhos a voltagem é de 220v;
  • Site oficial Visite Galinhos;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações.;
  • Post atualizado em 02 de março de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve em Galinhos e Galos? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Galinhos e Galos, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo-Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

15 thoughts on “Galinhos e Galos, no Rio Grande do Norte: o que saber antes de ir

    • 26/11/2018 em 23:15
      Permalink

      Muito agradecidos pela sua visita! Galinhos realmente é perfeita! 💙🙏

      Resposta
  • 01/12/2018 em 20:55
    Permalink

    Parabéns!!! Conheci São Miguel do Gostoso, Galos e Galinhos e fiquei feliz em saber que continuam com antes!!! Galinhos é linda!!!

    Resposta
    • 02/12/2018 em 01:34
      Permalink

      Continuam lindos! Certamente um destino que queremos voltar! Muito obrigado por visitar nosso blog! 💚

      Resposta
    • 13/12/2018 em 09:48
      Permalink

      💜obrigado Elis!

      Resposta
      • 13/12/2018 em 11:10
        Permalink

        de nada! Top mesmo!

    • 29/12/2018 em 13:37
      Permalink

      Agradecemos a visita e as gentis palavras!😍

      Resposta
    • 04/01/2019 em 00:57
      Permalink

      Nós costumamos deixar um pedacinho do nosso coração em cada lugar que visitamos. Galinhos deixou saudades e queremos voltar!! 💚💚

      Resposta
    • 12/02/2019 em 10:04
      Permalink

      Mto obrigado pela visita ao nosso blog! 🙋‍♂️🙋‍♀️😍♻️

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: