Galinhos e Galos RN: Passeio com Junior Tubarão
Se você é um daqueles que buscam destinos mais isolados e com belas paisagens, pode apostar em Galinhos na sua próxima visita ao Rio Grande do Norte – localizado a 170 km ao norte de Natal, a aproximadamente 130 km de São Miguel do Gostoso.
A tranquilidade do local é explicada pelo número de habitantes, em torno de 2 mil que vivem em uma península que fica separada do continente pelo braço de mar e pelas dunas do Capim.
Outro ponto que vale a pena mencionar é que a sede do vilarejo não possui veículos (exceção aos eventuais buggys e automóveis 4×4 que desbravam as dunas do Capim), o que traz ainda mais paz ao lugar.
O ideal é ficar ao menos 2 dias na península ou mais alguns se quiser descansar ou mesmo ter mais tempo para praticar kitesurf e widesurf. Então bora conferir?
Navegue por tópicos
- O que fazer em Galinhos
- Como chegar em Galinhos
- Onde comer em Galinhos
- Onde ficar em Galinhos
- Quando ir para Galinhos
- O que levar para Galinhos



O que fazer em Galinhos?
Curtir as belezas naturais: de fato o maior atrativo de Galinhos são as suas belezas naturais com dunas, praias, salinas e manguezais.
Passeio de Barco com Junior Tubarão: para conhecer a beleza intocável da região, indicamos fazer o passeio com o Showman Junior Tubarão.
Há 3 diferentes passeios oferecidos pelo Junior e equipe:
- Tour para ver o ninhal das garças com nascer do sol (Saída às 4:00 – retorno às 8:00);
- Passeio do Pôr do Sol (Saída por volta das 15:00 – Retorno às 18:00);
- Roteiro ecológico com tour gastronômico (Saída às 9:00 – Retorno às 13:30).



Como é o passeio de barco até as salina e dunas?
Os valores variam de acordo com a quantidade de pessoas no barco (o nosso custou 120 por pessoa para 4 turistas já com o almoço incluso e bebidas a parte). Como fizemos um “bate e volta” de São Miguel do Gostoso e tínhamos somente 1 dia em Galinhos, optamos por fazer o passeio ecológico com tour Gastronômico.
Veja só, o passeio é feito em um barco estilizado para até 6 pessoas saindo do porto de Pratagi. Durante o percurso o Junior explica detalhes sobre as espécies locais e tira todas as dúvidas dos turistas sempre com muito bom humor. Um verdadeiro showman!
Passamos pelo manguezal onde aprendemos sobre os diferentes tipos de mangue e sobre os animais que o habitam. Depois conhecemos rapidamente as salinas, uma montanha de sal bem branquinha de onde produzem-se diariamente quilos e quilos de sal.



Dunas do Capim
Em seguida nos dirigimos as Dunas do Capim, um dos pontos mais lindos do passeio. O barco atracou em uma enseada com águas claras e calmas já de frente para as dunas. A montanha de areia e os grandes moinhos de vento completam o visual.
Foi ali que fizemos o nosso tour Gastronômico em redes montadas na beira da água e uma mesinha flutuante para apoiar as gostosuras gourmets preparadas pelo Chef Tubarão.
O menu degustação tradicional é composto de ostras, ceviche com torradas e batata doce, além de sashimi ao molho do amor, sashimi ao molho agridoce de abacaxi/shoyo e frutas de sobremesa. Já para quem não come peixe cru ou ostras, é só avisar o Junior que ele prepara um menu alternativo.
Tudo estava uma delícia, detalhe para as ostras fresquíssimas que são capturadas momentos antes do preparo. Paramos para descansar um pouco e para tomar um banho nas águas da baía. Depois era hora de partirmos para a próxima atração.
+ Encontre seu hotel em Galinhos e garanta os melhores preços!






Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre Galinhos e Galos e conheça um dos destinos mais isolados e com belezas naturais intocáveis!
O que fazer em Galos?
No retorno paramos em uma encosta e subimos a Duna do André que proporciona uma linda vista do horizonte. Venta muito lá em cima, só para ter uma ideia chega a pinicar quando a areia trazida pelos ventos bate nas pernas.
A próxima parada foi para conhecer o vilarejo de Galos, um pequeno povoado com ruas de areia e ainda menor que Galinhos. O legal desse passeio é que o guia Junior tem muito conhecimento e explica tudo em detalhes com muito humor. Um passeio imperdível para quem visita Galinhos!!



Passeio de charrete até a praia do Farol
Para quem for ficar ao menos 2 dias, é opção fazer o passeio de charrete até a praia do farol, localizada na ponta da península de Galinhos. Escolha fazer esse passeio no final da tarde para aproveitar e ver o pôr do sol.
Fazer aulas de kitesurf
O kitesurf é uma atividade muito praticada na região devido aos constantes ventos. Inclusive, há opções para fazer aulas e alugar o material com a Cocoloco Kitesurfing.

Como chegar em Galinhos?
A maioria dos turistas vai a Galinhos de veículo partindo de São Miguel do Gostoso (130 km de distância), ou mesmo de Natal (170 km de distância). Nós estávamos de carro e fizemos o trecho desde S.M. Gostoso até o Porto de Pratagi em aproximadamente 2 horas.
Recomendamos fazer o caminho por João Câmara via BR 406 passando pelo centro de Jandaíra. Já que por este trajeto a estrada é relativamente boa e toda asfaltada. Durante o trajeto é possível ver inúmeros moinhos de ventos que produzem a energia eólica.
Há caminhos mais curtos, pelo litoral, que passam por estradas de terra e que são alternativas apenas para os mais aventureiros. Outras opções para chegar a Galinhos são através de transfers, ônibus particular ou pacotes de agências que saem de Natal.
Chegando no Porto de Pratagi você vai encontrar um estacionamento gratuito da prefeitura, um bar e banheiros. Há também alguns barcos que fazem a travessia até Galinhos de meia em meia hora entre 5:00 e 18:00 hrs.



Onde comer em Galinhos?
A simplicidade de Galinhos também se aplica aos seus restaurantes que tem o forte nos peixes e nos frutos do mar.
Restaurante Slow-Food – tem o forte na cozinha capixaba com suas moquecas de frutos do mar.
Restaurante da Nanai – apresenta pratos da cozinha brasileira sem deixar de fora os pratos de frutos do mar.
Nativus Bar – boa opção para uma refeição ou petisco com vista para o mar.


Onde ficar em Galinhos?
Apesar de minúscula, há opções de estadia em Galinhos caso escolha ficar alguns dias por lá. Veja abaixo algumas delas:
Amagali Pousada – uma das maiores e com mais estrutura em Galinhos. Fica em frente à Praia de Galinhos e oferece serviços de spa, bem como aulas de kitesurf;
Pousada Made In Aqui – boa opção no centrinho de Galinhos. Tem o diferencial de ter um restaurante no local.
Pousada Chalé Mar Rio – é uma opção mais em conta com quartos básicos, mas completos. Está localizada no centro da península.
Opção para quem busca ainda mais tranquilidade em Galos, a pousada Pousada Peixe Galo é uma ótima alternativa para se isolar do restante do mundo Está localizada na península a 3 km de distância de Galinhos.


Quando ir para Galinhos e Galos?
As salinas existentes em Galinhos já dão indício de que o vilarejo não é um lugar de muitas chuvas, muito pelo contrário, tem um dos climas mais secos do litoral brasileiro.
Os meses com maior chance de chuva são março, abril e maio, e a temperatura é quase sempre quente com picos de mais de 30 graus. Para os kite surfistas, é melhor optar pelo segundo semestre quando os ventos ganham mais força.

O que levar para Galinhos e Galos?
- Leve óculos de sol, boné e protetor solar;
- No período de menos ventos, leve repelente;
- Há muitas atrações molhadas, então não se esqueça dos chinelos e capa de proteção contra água para o seu celular. Carregue também uma mochila com saídas de banho (canga), ou toalha para se secar;
- Confira nosso checklist para sua viagem: Documentos | Verão | Inverno | Neve | Aventura | Criança | Pet.
+ Compre Produtos em Diversas Categorias com os Melhores Preços!
Informações Úteis
- Em Galinhos a voltagem é de 220v;
- Site oficial Visite Galinhos;
- Os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 02 de março de 2020.
Leia mais
E aí? Já esteve em Galinhos e Galos? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Galinhos e Galos, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- O que fazer em Maragogi
- Como montar sua viagem
- Confira as principais atrações de Itacaré
- Passeios turísticos em Porto de Galinhas
- O que fazer na Chapada das Mesas
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Que lindo!😍
Muito agradecidos pela sua visita! Galinhos realmente é perfeita! 💙🙏
Parabéns!!! Conheci São Miguel do Gostoso, Galos e Galinhos e fiquei feliz em saber que continuam com antes!!! Galinhos é linda!!!
Continuam lindos! Certamente um destino que queremos voltar! Muito obrigado por visitar nosso blog! 💚
Lugar lindo
😉💚
muito legal!
💜obrigado Elis!
de nada! Top mesmo!
Adorei o post, super completo!
Agradecemos a visita e as gentis palavras!😍
Nossa! Já quero turistar por essa maravilha de lugar!
Nós costumamos deixar um pedacinho do nosso coração em cada lugar que visitamos. Galinhos deixou saudades e queremos voltar!! 💚💚
Muito legal, espero ir um dia para conhecer !
Mto obrigado pela visita ao nosso blog! 🙋♂️🙋♀️😍♻️