Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí: como visitar
Para quem curte fazer uma trilha em meio a natureza, subir a Pedra do Baú é perfeito, pois o cume é um dos principais atrativos para praticantes de escalada no Brasil e oferece uma vista incrível de São Bento do Sapucaí e região.
Se você já foi a alguma cidade nos arredores da Serra da Mantiqueira, certamente já deve ter visto a bela e imponente Pedra do Baú bem ao longe.
Nós já tínhamos observado a formação rochosa a partir da cidade de Campos do Jordão. E era um desejo nosso um dia conhecê-la bem de pertinho.

Complexo Pedra do Baú
O complexo é dividido em três conjuntos de rochas: Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata, sendo o Baú o ponto mais alto com 1.950 metros de altitude. É lá que os praticantes de escalada piram nos diversos graus de complexidade e mais de 30 vias de escalada disponíveis.
O aquecimento começa no percurso de 1.200 metros em estrada de terra entre o estacionamento e o início das trilhas. Este trecho pode ser feito de carro caso haja idosos, cadeirantes ou pessoas com necessidades especiais no grupo.
Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.


São Bento do Sapucaí
Logo no início do trajeto, cerca de 400 metros, há um mirante (do Caramuru) com uma vista maravilhosa. É uma parada obrigatória para contemplar o vale e tirar aquela foto arrasadora. Note que neste local há uma rampa de onde partem os parapentes dos praticantes de voo livre.
Os corajosos devem contratar o voo com agências especializadas, se possível com alguma antecedência. A empresa Baú Ecoturismo é experiente no Baú, comercializa os voos e outros passeios na região.
O início das trilhas é demarcado por placas explicativas, com informações bem detalhadas.
A apenas 235 metros do início da caminhada você já chega ao topo do bauzinho, no entanto, a vida não será tão fácil para alcançar o cume do Baú (1.790 m) e da Ana Chata (1.830 m), que somente indicamos para os mais experientes em trilha e também escalada.



Trilha do Bauzinho
Para quem procura uma trilha de nível fácil, o Bauzinho é uma boa pedida, podendo ser percorrida inclusive por crianças. O percurso tem extensão de 235 metros e duração de 10 minutos. É um bom local para contemplação e relaxamento.
De lá, tem-se uma bela vista de São Bento do Sapucaí e da Pedra do Baú. Quem percorre o caminho em silêncio e com atenção, tem mais chances de avistar pequenos animais ao longo do trajeto.
+ Encontre seu hotel em São Bento do Sapucaí e garanta os melhores preços!


Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre a Pedra do Baú e veja uma fantástica formação rochosa na Serra da Mantiqueira!
Trilha da Ana Chata
A trilha da Ana Chata já é um pouco mais longa e com maior grau de dificuldade. Sua extensão é de 1.830 metros e leva-se aproximadamente 1 hora para percorrê-la.
O acesso ao cume é feito por escadas instaladas na rocha, tendo um pequeno trecho logo de início através de um túnel de pedras. Essa subida é mais simples que a Pedra do Baú, com existência de guarda-corpos nos pontos mais íngremes.

Trilha do Baú
A trilha do Baú, Via Ferrata (Face Norte), tem 1.790 metros de extensão e duração de cerca de 1 hora e meia. Só a caminhada até a base da pedra já é considerada difícil, por causa da extensão e do relevo.
Chegando lá, ainda há uma subida até o topo da rocha. Por isso, trata-se de uma opção para trilheiros mais experientes. Da base até o cume da pedra, são 320 degraus da Via Ferrata, que levam o visitante a uma altitude de 1.950 metros. A subida é emocionante.
Recomenda-se fortemente a contratação de um instrutor experiente para acompanhar o grupo. Além do uso obrigatório de equipamentos de segurança, como cadeirinha de escalada ou similar; capacete para escalada ou similar com ponto de fixação no queixo; conectores tipo mosquetões ou talabartes duplos e auto seguro duplo ou similar.


Como chegar na Pedra do Baú?
Pouco mais de 10 km separam a pacata São Bento do Sapucaí do estacionamento do complexo. A estrada é asfaltada e estava em boas condições quando visitamos. A maior parte do caminho é pela Rod. Pref. Benedito Gomes de Souza e ao final pegando a Rod. Mun. Ana Chata até chegar à entrada do estacionamento.
+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços!
Informações úteis
- Visitação: todos os dias do ano, das 09h às 16h;
- Há toaletes na recepção;
- Endereço: Estrada Municipal do Bauzinho, s/n – Acesso pela Rod. Municipal Thomaz Alckmin – Bairro Paiol Grande (Usamos o Waze para chegar);
- Estacionamento disponível no local;
- Para mais informações, acesse os sites: Pedra do Baú, Trilha do Bauzinho e Trilha da Ana Chata;
- Os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 12 de fevereiro de 2021.
E aí? Já esteve no Complexo Pedra do Baú? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre a trilha da Pedra do Baú, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- São Francisco Xavier: Top 16 atrações
- Guia completo de Monte Verde
- Brotas – Roteiro de Fim de Semana
- Campos do Jordão: 27 atrações imperdíveis
- Dicas de Santo Antônio do Pinhal
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Acessórios para Viagem na Shopee
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Parabéns pela postagem! Mostrarei à Marília! Planejamos fazer trilhas e que sabe ter aulas de alpinismo😁! Fiquem com Deus🙏🏻! Abraços!
Obrigado amigos! Muito bom estar em contato direto com a natureza! Abs