O que fazer no Bairro da Liberdade SP: 11 lugares imperdíveis

O que fazer no Bairro da Liberdade? Conheça 11 lugares incríveis na Liberdade que vão muito além de onde comer e fazer compras na região.

A Liberdade é o bairro mais japonês de São Paulo, uma atração turística imperdível especialmente para as pessoas apaixonadas pela cultura Japonesa e pelos demais países orientais. São diversas ruas com várias lojas, restaurantes e mercados que vendem produtos vindos principalmente do Japão, China e Coreia. Confira!

Tradicionais lanternas suzurantõ
Tradicionais lanternas suzurantõ

Bairro da Liberdade

No início do século XX, os imigrantes nipônicos foram ocupando a região e nos anos posteriores o lugar passou a ser povoado também por pessoas vindas da Coréia e China.

Outra curiosidade é que a imigração japonesa no Brasil começou em 1908 e, desde então, calcula-se que há mais de 1,5 milhão de japoneses e descendentes morando no país, cuja maioria reside nos estados de São Paulo e do Paraná.

Para quem curte a cultura, a gastronomia e os produtos asiáticos não pode deixar de conhecer o Bairro da Liberdade, que também costuma ser palco de festas típicas, como o bon odori (festival japonês).

Ah, e não podemos esquecer de mencionar que a iluminação é decorada em estilo oriental com tradicionais lanternas, chamadas Suzurantõ. Inclusive, até os semáforos de pedestres são estilizados.

Como surgiu o Bairro da Liberdade
Sinalizadores (semáforos) de pedestres

O que fazer no Bairro da Liberdade?

Por ser um lugar turístico as ruas ficam lotadas de gente e de veículos principalmente aos finais de semana, por isso, é aconselhável ir de metrô, táxi, aplicativo de transporte, ônibus público ou turístico. Já para quem optar por ir de carro, poderá deixá-lo em estacionamentos do bairro.

Para chegar na região, basta descer na estação do metrô Liberdade que fica localizada na Praça da Liberdade.

O que fazer em São Paulo
A Liberdade é o bairro mais japonês de São Paulo, uma atração turística imperdível, especialmente para as pessoas apaixonadas pela cultura Japonesa e dos países orientais
Ônibus turístico em São Paulo
Parada 7 (Liberdade) do ônibus turístico
Bairro da Liberdade
São diversas ruas com várias lojas, restaurantes e mercados que vendem produtos vindos principalmente do Japão, China e Coreia
Onde ir na Liberdade
No início do século XX, os imigrantes japoneses foram ocupando a região, e nos anos posteriores também foi povoada por migrantes coreanos e chineses
Como ir no Bairro da Liberdade
A imigração japonesa no Brasil começou em 1908 e, desde então, calcula-se que há mais de 1,5 milhão japoneses e descendentes morando no país, cuja maioria reside nos estados de São Paulo e do Paraná
Portal da Liberdade
Outra característica do bairro está em sua iluminação, decorada em estilo oriental, com suas tradicionais lanternas (chamadas suzurantõ)

1. Feirinha do Bairro da Liberdade

Inaugurada em 1975, a Feira da Liberdade ou popularmente conhecida como “Feirinha da Liberdade”, foi criada com o objetivo de contar um pouco sobre a história dos orientais através da culinária, artesanato, arte e cultura.

Na feirinha você encontrará pratos japoneses e chineses preparados na hora e com preços acessíveis. Algumas barracas ou boxes vendem as seguintes especialidades:

  • Takoyaki e ebiyaki: bolinhos japoneses fritos e recheados com polvo e camarão;
  • Yakissoba: macarrão oriental com legumes e carne;
  • Yakibifum: massa japonesa fininha à base de arroz;
  • Frango xadrez;
  • Yakimeshi: prato de arroz japonês;
  • Okonomiyaki: espécie de pizza japonesa;
  • Guioza: pastelzinho recheado de carne e vegetais;
  • Tempurá: vegetais e frutos do mar empanados;
  • Baozi: pão recheado com vegetais e carne cozido no vapor;
  • Sushi e sashimi;
  • Robata: espetinhos variados de carne, frango, camarão.

O evento acontece todos os sábados e domingos, das 9h às 18h.

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Feirinha da Liberdade
A Feirinha da Liberdade foi criada com o objetivo de contar um pouco sobre a história dos orientais, através da culinária, do artesanato, da arte e da cultura
O que fazer Bairro da Liberdade
Feira da Liberdade
Feira da Liberdade
Liberdade como ir
Feira da Liberdade
Na feirinha você encontrará pratos japoneses e chineses preparados na hora e com preços acessíveis

2. Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil

Inaugurado em 1978, o museu possui um acervo com quase 10 mil itens relacionados aos imigrantes japoneses, tais como: documentos, fotos, pinturas e outros objetos.

O espaço ocupa três andares do Edifício Bunkyo – localizado na Rua São Joaquim, 381, no bairro da Liberdade. Confira nossa matéria completa sobre o Museu da Imigração Japonesa

Site oficial Museu da Imigração Japonesa

Museu da Imigração Japonesa no Brasil
Navio Brasil-Maru (1940)
Museu da Imigração Japonesa no Brasil
Inaugurado em 1978, o museu possui um acervo com quase 10 mil itens relacionados aos imigrantes japoneses, tais como documentos, fotos, pinturas, entre outros objetos

3. Templo Busshinji

O Templo Busshinji faz parte da comunidade Budista Sōtōzenshu. Está cercado pelo silêncio e pela paz, sendo um lugar ideal para quem busca praticar a meditação e conhecer mais sobre a tradição do budismo.

  • Horário de funcionamento da secretaria: Segunda a sábado, das 8:00 às 17:00;
  • Endereço: R. São Joaquim, 285 – Liberdade, São Paulo.
Templo Busshinji
O Templo Busshinji faz parte da comunidade Budista Sōtōzenshu
O que visitar no Bairro da Liberdade
Está cercado pelo silêncio e pela paz, sendo um lugar é ideal para quem busca praticar a meditação e conhecer mais sobre a tradição do budismo
Templo Busshinji
Templo Busshinji

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre o Bairro da Liberdade e descubra mais sobre a cultura Japonesa e os demais países orientais!

4. Jardim Oriental

Localizado no bairro Liberdade, o Jardim Oriental é um pequeno espaço verde que abriga um lago com carpas coloridas. É um lugar bonito e tranquilo, mas que poderia ser um pouco maior, inclusive com mais espaço para as carpas, bem como para o próprio jardim.

  • Endereço: Rua Galvão Bueno, 72 – Liberdade, São Paulo
O que conhecer no Bairro da Liberdade
Entrada para o Jardim Oriental do lado direito da foto
Jardim Oriental
Localizado no bairro Liberdade, o Jardim Oriental é um pequeno jardim, que abriga um lago com carpas coloridas
O que tem no Bairro da Liberdade
É um lugar bonito e tranquilo, mas que poderia ser um pouco maior, inclusive com mais espaço para as carpas, bem como para o próprio jardim

5. Livraria Sol

Fundada em 1949 em frente à Praça da Liberdade, a Livraria Sol é especializada em publicações japonesas. Conta com uma grande variedade de mangás, livros, revistas em japonês e algumas versões em português.

  • Endereço: Praça da Liberdade, 153 – Em frente ao metrô Liberdade – São Paulo;
  • Página oficial Livraria Sol
Livraria Sol
Antiga livraria fundada em 1949, foi aberta em frente à Praça da Liberdade, é especializada em publicações japonesas
Liberdade onde ir
Conta com grande variedade de mangás, livros, revistas em japonês e algumas versões em português
Livraria Sol
Livraria Sol

6. Igrejas do Bairro da Liberdade

  • Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados foi construída no século XIX. Endereço: Avenida Liberdade, 238;
  • Capela dos Aflitos está localizada em uma pequena rua na Liberdade. Endereço: Rua dos Aflitos, 70.

7. Ikesaki

Hiper loja com mais de 50 anos de história no mercado da beleza, a Ikesaki é especializada em produtos e cosméticos para as unhas, cabelos e depilação. Dá para se perder por lá em meio a tanta variedade de produtos que enlouquecem as mulheres.

A principal loja (Rua Galvão Bueno) está dividida em sete andares, sendo:

  • Subsolo 1: tesouras, acessórios, elétricos (secadores, chapinhas);
  • Subsolo 2: coloração;
  • Térreo: maquiagem, perfumes, dermo, higiene pessoal e infantil;
  • 1º andar: esmaltes, estética e depilação;
  • 2º andar: tratamento capilar;
  • 3º andar: auditório;
  • 4º andar: centro técnico.

Endereços: Rua Galvão Bueno, 37 e Avenida Liberdade, 146.

Site oficial: Ikesaki

Ikesaki
Hiper loja com mais de 50 anos de história no mercado da beleza, a Ikesaki é especializada em produtos e cosméticos para as unhas, cabelos e depilação

Bairro da Liberdade

+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços!

Shopee Viagem

8. Lojas especializadas em produtos orientais

  • Marukai vende comidas prontas, pães, biscoitos, frutas e mercearias em geral, além de utilidades domésticas, equipamentos e utensílios. Endereço: Rua Galvão Bueno, 34 – Liberdade;
  • Omiyague venda de utensílios domésticos e artigos para presentear. Endereço: R. dos Estudantes, 64 – Liberdade, São Paulo;
  • Tenmanya venda de utensílios de cozinha, porcelana e cerâmica. Endereço: R. dos Estudantes, 19 – Liberdade;
  • Emporio Azuki vende comidas prontas e produtos orientais. Endereço Rua Galvão Bueno, 16 – Liberdade.
Marukai
Marukai vende comidas prontas, pães, biscoitos, frutas e mercearias em geral, além de utilidades domésticas, equipamentos e utensílios

9. Chopperia da Liberdade

O Bairro da Liberdade é famoso por abrigar várias casas de Karaokê (entretenimento musical de origem japonesa). Um desses lugares é a Chopperia Liberdade.

Inaugurada em 2002, se transformou em ponto de encontro para aqueles que desejam soltar a voz e comer espetinhos e petiscos típicos. Endereço: Rua da Glória, 523 – Liberdade/ SP.

Outra opção legal e mais reservada para quem quer soltar a voz é o Karaokê box Porque Sim (Rua Thomaz Gonzaga, 75), que também serve pratos que recomendamos como o lamén e o carê rice, um prato que acompanha carne a milanesa com molho de curry e arroz, que é muito bom principalmente nos dias mais frios.

10. Bakery Itiriki

Tradicional padaria do Bairro da Liberdade, a Bakery Itiriki oferece diversas gostosuras em forma de pães, doces, bolos e salgados.

Logo na entrada, você pega uma bandeja e escolhe os itens que quiser, depois é só passar no caixa. Você pode levar para viagem ou comer por lá mesmo no segundo andar onde ficam as mesas. Vale a pena uma visita!

  • Horário de funcionamento: segunda a domingo das 08:00 às 19:00 | feriados das 08:00 às 18:00;
  • Endereço: Rua dos Estudantes, 24 Liberdade.
Onde comer Bairro da Liberdade
Tradicional padaria do bairro da Liberdade que oferece diversas gostosuras em forma de pães, doces, bolos, salgados
Logo na entrada, você pega uma bandeja e escolhe os itens que quiser, depois é só passar no caixa
Onde comer Liberdade
Você pode levar para viagem ou comer por lá mesmo no segundo andar onde ficam as mesas
Bakery Itiriki
Bakery Itiriki
Bakery Itiriki
Bakery Itiriki
Padaria no Bairro da Liberdade
Bakery Itiriki

11. Onde comer no Bairro da Liberdade?

Há tantas opções para uma bela refeição no Bairro da Liberdade que fica até difícil escolher dentre elas. Seguindo a tradição da região, a culinária asiática predomina na maioria dos restaurantes.

Além dos rodízios “all-inclusive” e dos tradicionais pratos chineses, como yakissoba, você também vai encontrar opções interessantes, como lamén, um ensopado com macarrão e ingredientes variados muito consumido no Japão e o sukyaki, cozido de carne e vegetais que costuma ser feito na sua própria mesa.

Mas não para por aí! Não podemos nos esquecer das gostosuras servidas nas barracas da Feirinha da Liberdade que citamos mais acima.

Guia Gastronômico

Uma boa sugestão para quem estiver com fome e quiser comer a vontade é o Tanka Restaurante, o valor pago é único por pessoa, liberando o acesso a um bufê self-service bem variado de sushis, sashimis, pratos quentes, salada e até mesa de sobremesa. As bebidas são pagas à parte. Ele fica bem em frente da feirinha no 1º andar do Hotel Akasaka.

E tem mais, para provar o lamén indicamos os restaurantes Aska (Rua Galvão Bueno, 466), o Momo Lámen (Rua dos Estudantes, 34), ou o Lámen Kazu (Rua Thomaz Gonzaga, 18).

No quesito restaurantes tradicionais japoneses também há boas opções, como o Sushi Yassu (Rua Thomaz Gonzaga, 98), que desde 1972, serve delícias em um ambiente sóbrio e até reservado. Inclusive, há salinhas fechadas para refeições privativas disponíveis. Similar ao anterior e também uma boa escolha é o Sushi Lika (Rua dos Estudantes, 152).

Por fim, há opção de saborear a culinária coreana na região, visitando o Korea House (Rua Galvão Bueno, 43 – 1º. Andar), onde se pode provar alguns pratos típicos incluindo ensopados e o churrasco coreano feito diretamente na sua mesa.

Lamen Kazu
Lamen Kazu
Bairro da Liberdade
Bairro da Liberdade

Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos.

Post atualizado em 22 de maio de 2020.


Leia mais

Zona Central

Zona Oeste

Zona Sul


E aí? Já esteve no Bairro da Liberdade? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Bairro da Liberdade, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você.

Documento de Viagem

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

22 thoughts on “O que fazer no Bairro da Liberdade SP: 11 lugares imperdíveis

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: