Salar de Tara: Passeio com Grande Altitude no Atacama

Conheça um dos passeios mais bonitos do Atacama, o Salar de Tara e suas enormes formações rochosas esculpidas pelo vento há milhares de anos.

Quando estávamos pesquisando sobre o que fazer no Atacama, o Salar de Tara foi um dos passeios que mais nos chamou a atenção. Bastou ver algumas fotos das impressionantes formações rochosas para incluí-lo no nosso roteiro.

O trajeto até o Salar de Tara é longo, cerca de 140 km de ida a uma altitude que pode beirar os 5000 metros acima do nível do mar. Inclusive, o mais indicado é fazer esse tour quando estiver aclimatado com a altura. Mas o esforço é recompensado por uma das mais lindas paisagens do deserto.

Outro ponto que vale a pena mencionar é que por ser mais distante de San Pedro, nem todas as agências realizam o tour.

Atacama Chile
No caminho para o Salar de Tara

Como funciona o passeio?

O Salar de Tara fica em direção à fronteira com a Bolívia e a Argentina. E, durante o trajeto surgem paisagens exuberantes, como o Vulcão Licancabur, os Monges de Pacana, o Salar de Águas Calientes e as Catedrais de Tara.

Boa parte do caminho é feito pela areia do deserto – isso mesmo – para se ter ideia não há placas de sinalização e com a ajuda do vento, as trilhas são cobertas com areia. Inclusive, o nosso guia comentou que alguns turistas costumam alugar carro e ir por conta própria, e muitos acabam se perdendo no meio do caminho.

Para programar sua viagem e evitar contratempos, o melhor mesmo é contratar uma operadora que tenha estrutura e veículos novos, afinal ficar perdido no meio do deserto não deve ser nada agradável.

+ Encontre seu hotel em San Padro de Atacama e garanta os melhores preços!

Lhamas Salar de Tara
Lhamas no caminho para o Salar de Tara
Vulcão Licancabur
Vulcão Licancabur no caminho para o Salar de Tara

Monges de la Pacana

A nossa primeira parada foi nos Monges de la Pacana, um conjunto de rochas esculpidas pelo vento e com mais de 20 metros de altura. Chamadas de guardiães do Salar, as formações lembram bastante um índio – semelhantes aos Moais da Ilha de Páscoa no Chile.

Guardião” do Salar
O “guardião” do Salar é uma formação enorme que se parece com um índio e que por estar afastado das demais formações, aparenta ser ainda maior
Salar de Tara Atacama
Devido à altitude, vá preparado para enfrentar o frio
Guardião” do Salar
O trajeto até as formações rochosas é longo (cerca de 140 km de ida) e você vai enfrentar a altitude de 4.400 m

Catedrales del Salar de Tara

A próxima parada foi na Reserva Nacional Los Flamencos, conhecida por abrigar o maior lago salgado do Chile, onde você pode ver flamingos e pedras de sal.

Em seguida, fomos em direção as Catedrais do Salar, enormes paredões rochosos formados pelas cinzas vulcânicas há milhares de anos.

Foi nesse cenário maravilhoso que foi servido o nosso café da manhã.

+ Encontre seu hotel em San Padro de Atacama e garanta os melhores preços!

Lago salgado com flamingos
Lago salgado com flamingos
Reserva Nacional Los Flamencos
Reserva Nacional Los Flamencos | Imagem de Julian Hacker por Pixabay
Reserva Nacional Los Flamencos
Reserva Nacional Los Flamencos | Imagem de Flavio Botana por Pixabay

Informações Úteis

  • O que levar: leve uma roupa mais pesada para o frio da manhã e final da tarde, protetor solar, protetor labial, boné e óculos de sol. A temperatura é bem fria pela manhã e esquenta ao longo do dia;
  • Leve lanche – caso não esteja incluso no preço do passeio. Verifique a disponibilidade com a agência de turismo. Nos locais visitados não há comércio de produtos;
  • Não há banheiros disponíveis, somente o natural, a céu aberto, atrás das pedras;
  • Vale lembrar: é importante se hidratar, o ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto;
  • Valor do tour: CLP 65.000 (aprox. USD 90,00). Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento;
  • Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
  • Página oficial de San Pedro de Atacama;
  • Post atualizado em 12 de junho de 2021.
Catedrais do Salar
Formações rochosas conhecidas como “Catedrais do Salar”
Salar de Tara
Os Monges de la Pacana, que são um conjunto de rochas esculpidas pelo vento com mais de 20 metros de altura
Salar de Tara Chile
Quando estávamos pesquisando sobre os passeios que faríamos no Atacama, o Salar de Tara foi um dos que nos atraiu de imediato

Leia mais


E aí? Já esteve no Salar de Tara? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Salar de Tara, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: