Salar de Tara: Passeio com Grande Altitude no Atacama
Conheça um dos passeios mais bonitos do Atacama, o Salar de Tara e suas enormes formações rochosas esculpidas pelo vento há milhares de anos.
Quando estávamos pesquisando sobre o que fazer no Atacama, o Salar de Tara foi um dos passeios que mais nos chamou a atenção. Bastou ver algumas fotos das impressionantes formações rochosas para incluí-lo no nosso roteiro.
O trajeto até o Salar de Tara é longo, cerca de 140 km de ida a uma altitude que pode beirar os 5000 metros acima do nível do mar. Inclusive, o mais indicado é fazer esse tour quando estiver aclimatado com a altura. Mas o esforço é recompensado por uma das mais lindas paisagens do deserto.
Outro ponto que vale a pena mencionar é que por ser mais distante de San Pedro, nem todas as agências realizam o tour.

Como funciona o passeio?
O Salar de Tara fica em direção à fronteira com a Bolívia e a Argentina. E, durante o trajeto surgem paisagens exuberantes, como o Vulcão Licancabur, os Monges de Pacana, o Salar de Águas Calientes e as Catedrais de Tara.
Boa parte do caminho é feito pela areia do deserto – isso mesmo – para se ter ideia não há placas de sinalização e com a ajuda do vento, as trilhas são cobertas com areia. Inclusive, o nosso guia comentou que alguns turistas costumam alugar carro e ir por conta própria, e muitos acabam se perdendo no meio do caminho.
Para programar sua viagem e evitar contratempos, o melhor mesmo é contratar uma operadora que tenha estrutura e veículos novos, afinal ficar perdido no meio do deserto não deve ser nada agradável.
+ Encontre seu hotel em San Padro de Atacama e garanta os melhores preços!


Monges de la Pacana
A nossa primeira parada foi nos Monges de la Pacana, um conjunto de rochas esculpidas pelo vento e com mais de 20 metros de altura. Chamadas de guardiães do Salar, as formações lembram bastante um índio – semelhantes aos Moais da Ilha de Páscoa no Chile.



Catedrales del Salar de Tara
A próxima parada foi na Reserva Nacional Los Flamencos, conhecida por abrigar o maior lago salgado do Chile, onde você pode ver flamingos e pedras de sal.
Em seguida, fomos em direção as Catedrais do Salar, enormes paredões rochosos formados pelas cinzas vulcânicas há milhares de anos.
Foi nesse cenário maravilhoso que foi servido o nosso café da manhã.
+ Encontre seu hotel em San Padro de Atacama e garanta os melhores preços!



Informações Úteis
- O que levar: leve uma roupa mais pesada para o frio da manhã e final da tarde, protetor solar, protetor labial, boné e óculos de sol. A temperatura é bem fria pela manhã e esquenta ao longo do dia;
- Leve lanche – caso não esteja incluso no preço do passeio. Verifique a disponibilidade com a agência de turismo. Nos locais visitados não há comércio de produtos;
- Não há banheiros disponíveis, somente o natural, a céu aberto, atrás das pedras;
- Vale lembrar: é importante se hidratar, o ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto;
- Valor do tour: CLP 65.000 (aprox. USD 90,00);
- Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
- Página oficial de San Pedro de Atacama;
- Post atualizado em 12 de junho de 2021.



Quer saber mais?
Se você chegou até aqui, que tal dar uma olhada nos maravilhosos passeios que tem no Atacama? Uma das nossas principais dicas é contratar os passeios com antecedência para não correr o risco de perder nada do maravilhoso deserto.
A nossa parceira TourGo tem os melhores passeios e atendimento personalizado aos brasileiros. E para melhorar ainda mais, economize 10% no seu pacote de passeios contratando a TourGo pelo nosso link.
Leia mais
- San Pedro de Atacama
- Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama
- Valle de La Muerte e Valle de La Luna
- Ojos del Salar, Laguna Cejar e Tebinquinche
- Vale do Arco-Íris e Petróglifos
- Gêiseres del Tátio
- Termas de Puritama
- Tour Arqueológico
- Piedras Rojas
- Museo del Meteorito
- Onde ficar no Atacama
- Onde comer no Atacama
E aí? Já esteve no Salar de Tara? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Salar de Tara, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Como montar sua viagem
- O que fazer em Santiago do Chile
- Buenos Aires em 4 dias
- Principais passeios em Mendoza
- 17 atrações em Punta del Este
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |