O que fazer em San Pedro de Atacama: hotéis, passeios e mais
Encontre as melhores dicas sobre o Deserto do Atacama, um dos destinos turísticos mais deslumbrantes do Chile. Este lugar incrível merece constar em seu roteiro e, quem sabe, ser sua próxima aventura.
San Pedro de Atacama é uma cidade do norte do Chile, na região de Antofagasta, que serve como base para se explorar o Deserto do Atacama. O simpático povoado está rodeado por inúmeras atrações naturais que são acessadas pelos passeios vendidos através das agências de turismo.
A lista de lugares imperdíveis é extensa, os visitantes são atraídos pelas paisagens deslumbrantes e pelos muitos sítios arqueológicos. Então prepare-se para encontrar lagoas, montanhas e formações rochosas que parecem ser de outro planeta.
Navegue por tópicos
- O que fazer no Atacama
- Aluguel de carro no Atacama
- Onde comer no Atacama
- Onde ficar no Atacama
- Quando ir para o Atacama
O que fazer no Atacama?
- Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama
- Valle de La Muerte e Valle de La Luna
- Ojos del Salar, Laguna Cejar e Tebinquinche
- Vale do Arco-Íris e Petróglifos
- Gêiseres del Tátio
- Termas de Puritama
- Tour Arqueológico
- Salar de Tara
- Piedras Rojas
- Museo Del Meteorito
O deserto mais árido do mundo
Considerado um dos lugares mais secos do mundo, o Deserto do Atacama nunca recebeu chuvas significativas nos últimos 500 anos. Isso porque as correntes marítimas do Oceano Pacífico não conseguem atravessar o deserto, por causa de sua altitude. A Cordilheira dos Andes também atua como barreira, uma vez que a umidade vinda da Amazônia fica presa nesse paredão natural. Por essa razão, as nuvens úmidas acabam descarregando seu conteúdo antes de chegarem ao deserto – raramente chove na região.
Também é considerado o deserto mais alto do mundo, possui planícies que podem chegar até 6.885 metros de altura acima do nível do mar. Devido as condições geográficas, o Atacama apresenta clima quente durante o dia e frio durante a noite, com temperaturas que podem variar de 0 °C a 40 °C.
Sendo assim, é bom levar roupas adequadas para o frio e se preparar para suportar o clima inóspito da região. Outro ponto a salientar são os efeitos da altitude, ou soroche, como é chamado por lá. Só para ter uma ideia, leva-se alguns dias para seu corpo se adaptar ao clima e a altitude, inclusive algumas pessoas podem apresentar sintomas, como dor de cabeça, cansaço, enjoo e falta de ar.

San Pedro de Atacama
San Pedro abriga cerca de 5 mil moradores a 2.400 metros de altitude e tem como característica casinhas de adobe (espécie de argila) e ruas de terra. Conta com boas opções de hostel e hotéis, além de restaurantes, lojinhas, bancos e agências de turismo.
Aqui vai uma dica, procure reservar os passeios assim que chegar no vilarejo, pois, dessa forma, será possível comparar e negociar um preço bom – principalmente se você fechar todos os tours com a mesma agência.
Também considere reservar os passeios com antecedência ao viajar na alta temporada, ou se quiser contratar uma agência específica.
+ Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!

Agências de Turismo
Caracoles é a rua principal de San Pedro, abriga restaurantes, bares e agências de turismo que oferecem vários tipos de passeios pelo Atacama.
As empresas costumam colocar placas na porta de suas lojas informando sobre a programação para os próximos dias. A maioria das atrações é de meio período permitindo fazer até dois passeios por dia.
Normalmente os tours começam às 7h e retornam às 14h, e a tarde saem às 16h e retornam às 20h. Durante esse intervalo você fica livre para almoçar ou fazer um lanche na cidade.
E tem mais, para os passeios que saem de madrugada ou tem duração de um dia inteiro, costuma ser oferecido café da manhã e/ou almoço. Portanto, confirme com a agência se a alimentação está incluída no valor do pacote.

Lugares para visitar em San Pedro
San Pedro é uma cidade simples, bem pequena e rústica. Como em todo vilarejo, um dos pontos principais é a Igreja de San Pedro de Atacama, construída em 1774 pelos jesuítas espanhóis que colonizaram a região.
Também ficam no centrinho, a praça principal, o Museu de Arqueologia R. P. Gustavo de Paige que abriga cerâmicas e utensílios da cultura pré-colombiana e o Mercado de Artesanato com produtos locais.
+ Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!

Tour Astronômico
O Deserto do Atacama é considerado um dos melhores lugares para observação das estrelas, devido as suas condições favoráveis, como a altitude, baixa umidade e pouca luminosidade local. Esse tour é imperdível!
Vamos lá! A observação acontece durante a noite, no entanto, não são todas as agências que oferecem esse passeio.
Outro ponto que vale a pena mencionar é que as saídas não acontecem durante a lua cheia, sendo assim, o ideal é tentar realiza-lo o quanto antes (nos primeiros dias da viagem). Para isso, basta deixar o nome em uma lista de espera da agência e escolher entre o tour guiado em espanhol ou em inglês.

Campo de Observação
O campo de observação é completamente escuro, na primeira parte do tour o astrônomo explica sobre as estrelas, constelações e planetas, enquanto os visitantes observam o céu a olho nu.
Na segunda parte a explicação é sobre os telescópios e sobre qual ponto do céu ele está apontado. Depois todos podem olhar através desses equipamentos para as estrelas e para os planetas.
Informações úteis
- Devido às baixas temperaturas, é servido um chocolate quente para aquecer os visitantes;
- O tour é feito todos os dias, exceto em noites de lua cheia ou de céu nublado;
- O primeiro horário é das 20h às 22h30 (tem outros grupos mais tarde);
- Leve agasalho pesado, luvas e cachecol para suportar o frio da noite;
- Valor do passeio 30.000 pesos chilenos por pessoa. Preço referente abril/2021. Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento.

ALMA
ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) é um projeto grandioso que busca informações sobre as nossas origens cósmicas. A estação está localizada a 50 km de San Pedro e suas enormes antenas em Chajnantor estão a 5.000 metros acima do nível do mar.
Como já mencionado no Tour Astronômico, o Atacama é uma das regiões mais secas da Terra e foi nesse lugar que os astrônomos encontraram as condições perfeitas para a observação.
Vamos lá! Dirigindo pela Rota 27 é possível avistar o ALMA. Inclusive, a nossa guia explicou que o projeto é internacional, realizado em conjunto com alguns países da Europa, Estados Unidos, Japão, Chile, Canadá, Taiwan e Coréia do Sul.
+ Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!

Telescópio Gigante
ALMA tem 66 antenas, sendo que 54 delas têm 12 metros de diâmetro. Cada uma está interligada através de sinais e juntas funcionam como um único telescópio gigante.
Além do desenvolvimento astronômico, o projeto trouxe alguns benefícios para o Chile, como a formação de profissionais especializados, o desenvolvimento de engenharia e software, melhoria na infraestrutura de telecomunicações e o desenvolvimento social e econômico das comunidades locais e regionais.
Se você quiser visitar o projeto ALMA, basta acessar o site oficial e preencher o formulário de solicitação. A entrada acontece aos sábados e domingos de manhã, e permite acesso as instalações, ao quarto de controle e aos laboratórios.
Contudo, por razões de segurança, não é permitida a visita ao planalto Chajnantor onde estão as enormes antenas.

Aluguel de bicicleta
O passeio de bicicleta é uma das atividades que têm se tornado cada vez mais comum entre moradores e visitantes em San Pedro. As bicicletas são bem conservadas e contam com equipamentos de segurança, como capacete, cotoveleira e cadeado.
O preço do aluguel custa em torno de 5.000 pesos chilenos, podendo variar de acordo com a loja escolhida e o tempo de uso (meio período ou um dia inteiro).
Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Passeio pela região
Cada visitante faz sua programação. Se você tiver mais pique, poderá pedalar 10, 20 km ou mais e conhecer lugares, como o Vale do Catarpe, Quebrada del Diablo, Aldea Tulor e Valle de La Muerte.
Alugamos duas bikes e pedalamos até Pukará de Quitor – antigas ruínas Incas do século XII. O trajeto tem apenas 3 km saindo do centro e dá para fazer tranquilamente de bicicleta. Durante o caminho aproveitamos para conhecer também o Museo Del Meteorito.
Vale dizer que pedalamos todo percurso sob uma estrada de terra batida. O passeio foi bem tranquilo, levamos uma mochila equipada com garrafa de água, protetor solar, óculos de sol e blusa de manga comprida para nos protegermos do sol.

Aluguel de Carro no Atacama
Alugar carro não é recomendável, pois há muitos trechos não sinalizados e o GPS não costuma funcionar bem. O ideal é fazer os passeios com as agências de San Pedro que estão acostumadas com as estradas do Atacama.
No entanto, se decidir alugar um carro, o recomendado é optar por um veículo 4X4, ou pelo menos, alto como picapes e SUVs.


Como ir de Calama a San Pedro de Atacama?
Primeiro é preciso desembarcar no Aeroporto Internacional de Santiago, depois pegar outro voo com duração aprox. de duas horas até o Aeroporto de Calama – o mais próximo de San Pedro.
De lá, são mais 100 km de carro pela Rota 23, uma estrada em bom estado de conservação e com direito a paisagens típicas do deserto. Inclusive, o nosso transfer parou na Cordillera de la Sal que fica no caminho entre Calama e San Pedro.



Qual moeda levar para o Atacama?
Há várias casas de câmbio em San Pedro, na verdade, são lojas de diversos segmentos que acabam realizando o câmbio de moeda de maneira informal.
Se levar dólar ou real, poderá fazer o câmbio nessas lojas, mas você estará sujeito a cotação local. Portanto, vale a pena pesquisar antes de trocar o dinheiro.
Cartões de crédito são bem aceitos na cidade, no entanto, a desvantagem é o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Além disso, vale lembrar que o valor do dólar será calculado no dia do fechamento da fatura e não referente ao dia da compra.

Qual a melhor época para ir?
Qualquer época do ano é perfeita para visitar o Deserto do Atacama, as temperaturas são bem acentuadas, ou seja, altas durante o dia e baixas durante a noite.
Contudo, se você viajar na baixa temporada, entre os meses de março a maio (outono) e de setembro a outubro (primavera), vai encontrar um clima mais ameno.
Viajamos para o Atacama no mês de abril e para nós foi uma ótima escolha.

O que vestir no Atacama?
- Roupas e calçados confortáveis apropriados para caminhada/trekking;
- Durante a madrugada e início da manhã faz muito frio, então, leve blusa fleece, jaqueta corta vento, luvas e cachecol. Se for entrar nas termas ou na piscina do hotel leve roupa de banho, toalha e chinelo;
- Para os passeios andávamos com uma mochila equipada com garrafa de água, chapéu/boné, óculos de sol, protetor solar e labial, além de um kit farmácia;
- Como já mencionado no início do texto, o Atacama é o deserto mais seco do mundo, por esta razão, as mucosas do nariz, olhos e bocas ficam muito ressecadas. Para amenizar o desconforto leve também: soro fisiológico para o nariz, lágrima artificial para os olhos e protetor labial;
- Outra dica importante: não se esqueça de levar seu kit farmácia com medicamentos de uso contínuo (se for o caso), e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe e enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico;
- Confira nosso checklist para sua viagem: Documentos | Verão | Inverno | Neve | Aventura | Criança | Pet.

Quer saber mais?
Se você chegou até aqui, que tal dar uma olhada nos maravilhosos passeios que tem no Atacama? Uma das nossas principais dicas é contratar os passeios com antecedência para não correr o risco de perder nada do maravilhoso deserto.
A nossa parceira TourGo tem os melhores passeios e atendimento personalizado aos brasileiros. E para melhorar ainda mais, economize 10% no seu pacote de passeios contratando a TourGo pelo nosso link.
Informações Úteis
- Documentação: leve passaporte válido ou documento de identidade (RG) em bom estado de conservação e com data de emissão de até 10 anos (neste caso, a carteira de motorista não é aceita como documento de identificação, no entanto, é necessário levá-la caso queira alugar um veículo);
- Confira mais informações sobre o documento de identidade nos sites Mercosul e Governo de São Paulo;
- Em San Pedro a voltagem é de 220v;
- Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
- Algumas ruas de San Pedro são bem escuras, com pouca ou nenhuma iluminação, portanto, leve uma lanterna;
- Site oficial de San Pedro de Atacama;
- Post atualizado em 18 de maio de 2021.
Rota de Calama até San Pedro de Atacama
Leia mais
- Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama
- Valle de La Muerte e Valle de La Luna
- Ojos del Salar, Laguna Cejar e Tebinquinche
- Vale do Arco-Íris e Petróglifos
- Gêiseres del Tátio
- Termas de Puritama
- Tour Arqueológico
- Salar de Tara
- Piedras Rojas
- Museo Del Meteorito
- Onde ficar no Atacama
- Onde comer no Atacama
E aí? Já esteve no Deserto do Atacama? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Atacama, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Como montar sua viagem
- O que fazer em Santiago do Chile
- Buenos Aires em 4 dias
- Principais passeios em Mendoza
- 17 atrações em Punta del Este
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Boa noite, sobre a moeda tenho uns 500 euros e uns 150 dolares, acha que é possível pagar o hostel com euro? Teria que pagar os 19% do tal imposto? Ou acha melhor levar qual moeda?Obrigada!
Boa noite Ingrid! A grande maioria dos hostels no Atacama aceita tanto dólares como euros. O imposto a que se refere é o IVA(impuesto al valor agregado) , e todo estrangeiro em visita ao Chile pode ficar isento pagando com cartão de crédito internacional ou dólar/ euro. De qualquer forma vale a pena perguntar no seu hostel no momento da contratação o critério adotado por eles. Nós levamos dólares e conseguimos a isenção, bem como fazer câmbio de forma bem fácil. Se for passar antes em Santiago, costuma ser vantajoso fazer o câmbio por lá. Abs e agradecemos a visita. ❤
parabéns ao casal Marcelo e Paula Nazima
E muito confortante as dicas que vocês postaram , esta muito bommmm de+++
abraços parabéns.
Muito obrigado pelas gentis palavras! Abraços