Termas de Puritama: Águas Termais em San Pedro de Atacama

Termas de Puritama: confira como funciona o passeio, qual a temperatura da água, preço e altitude em San Pedro do Atacama.

Águas termais no Atacama? Sim, pode acreditar! As Termas de Puritama são um verdadeiro oásis no meio do deserto, ficam em um vale, cercadas por montanhas, a 3.500 metros de altitude acima do nível do mar.

O trajeto de San Pedro até Puritama leva aprox. 1 hora. Não há lugar para estacionar perto da entrada da atração, é preciso deixar o veículo no estacionamento e de lá descer cerca de 500 metros em chão batido.

É importante ressaltar que pessoas com dificuldades de locomoção podem pedir para o motorista deixá-las bem perto da entrada.

San Pedro de Atacama
As Termas de Puritama estão “escondidas” na parte baixa entre duas montanhas e por uma vegetação típica do deserto
Termas de Puritama altitude
As Termas de Puritama possuem infraestrutura que inclui vestiários, banheiros, mesas e passarelas de madeira que ligam um poço a outro

Termas de Puritama

As termas abrigam 8 poços abastecidos pelas águas que brotam dos lençóis freáticos a uma temperatura que varia entre 25ºC a 33,5ºC. As piscinas naturais possuem temperaturas super agradáveis e uma intensidade diferente: como assim? A mais quente é a primeira, está mais próxima da saída das águas termais. A última, é a mais fria, no entanto, os poços mais afastados possuem pequenas cachoeiras e são mais vazios.

Uma das piscinas é exclusiva para os turistas que estão hospedados no Explora Atacama.

As Termas de Puritama possuem infraestrutura que inclui vestiários, banheiros, mesas e passarelas de madeira que ligam um poço ao outro. Ah! E não se preocupe se não souber nadar, as piscinas não são fundas – as águas ficam na altura da cintura e na altura do peito.

+ Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!

Deserto do Atacama
Vegetação típica do deserto
Termas de Puritama vale a pena
São 08 poços abastecidos por águas que brotam do lençol freático a uma temperatura que varia entre 25ºC a 33,5ºC

Piscinas naturais com temperaturas quentes

A água quentinha é a melhor opção para quem quer relaxar um pouco, aliviar o cansaço e a secura do deserto. Apesar da piscina ser quentinha, fora dela faz um pouco de frio, portanto é bom levar um roupão e deixá-lo sempre por perto.

Outra curiosidade é que as águas de Puritama possuem propriedades medicinais e terapêuticas indicadas para quem sofre de reumatismo, artrite, estresse, etc.

Ah, e não podemos esquecer de mencionar que as termas ficam no caminho dos Gêiseres del Tatio, sendo assim, algumas operadoras de turismo realizam os dois passeios conjugados. Já outras combinam as termas com o trekking de Guatin, conhecido também como A Trilha dos Cactos.

Atacama como ir
Entramos nas piscinas quentinhas e a sensação foi de relaxamento e alívio do cansaço e da secura do Deserto
Termas de Puritama temperatura da água
As termas estão no caminho dos Gêiseres del Tatio e algumas operadoras turísticas fazem os 2 passeios conjugados

Informações Úteis

  • O que levar: roupa de banho, toalha, protetor solar, protetor labial, chinelo, boné e óculos de sol;
  • Durante o dia as temperaturas são agradáveis e quentes, mas no final da tarde e ao anoitecer são frias, portanto, leve também uma jaqueta corta vento e calça;
  • Leve um lanche, caso não esteja incluso no tour (verifique a disponibilidade com sua agência de turismo);
  • Vale lembrar: é importante se hidratar, o ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto;
  • Valor da entrada: CLP 15.000 / R$ 100,00 (manhã) e CLP 9.000/R$ 60,00 (tarde). Preço referente novembro/2017;
  • Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento;
  • Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
  • Página oficial de San Pedro de Atacama;
  • Post atualizado em 07 de agosto de 2021.

Rota de San Pedro de Atacama até as Termas de Puritama

Leia mais


E aí? Já esteve nas Termas de Puritama? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as Termas de Puritama, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

5 thoughts on “Termas de Puritama: Águas Termais em San Pedro de Atacama

  • 11/07/2017 em 19:49
    Permalink

    Olá, indiquei você ao ‘Mystery Blogger Award’, um prêmio para blogueiros incríveis com postagens engenhosas. Espero que goste da postagem e participe 😉

    Resposta
    • 28/07/2017 em 01:00
      Permalink

      Adoramos conhecer! ❤❤❤

      Resposta
    • 10/08/2021 em 19:31
      Permalink

      Olá Danilo! Normalmente optamos por levar dolares e fazer o cambio no local……vamos trocando aos poucos, para não pagar “pedágio” na compra e depois na venda…..foi oque fizemos lá no atacama!! Abss

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: