Torre de Belém em Lisboa – o que fazer, onde fica e como ir?

A Torre de Belém ou Torre de São Vicente é uma das atrações que mais representa Lisboa nas fotos dos turistas. Construída no século XVI às margens do rio Tejo, funcionava como fortaleza, protegendo a cidade de possíveis invasões. Sua arquitetura em estilo manuelino está rodeada por decorações e brasões de Portugal.

A visita à Torre de Belém inclui uma caminhada pela parte exterior da construção, atravessando uma pequena ponte. Já na área interior é possível ver 17 janelas com vários canhões posicionados em direção ao Rio Tejo. O teto do salão em estilo gótico foi desenhado para facilitar a saída da fumaça resultantes dos disparos da artilharia.

Passando um lance de escada, encontra-se a sala do governador daquela época, o senhor Gaspar de Paiva. O político representava o rei e exercia funções militares, assim como administrativas e judiciais. Por esta sala tem-se acesso à sala do Rei e a uma pequena capela.

O tour continua por uma escada íngreme que conduz ao terraço da torre, tem à sua volta seis guaritas com janelas de vigia e cúpula de gomos. Do alto da torre é possível admirar o Rio Tejo e boa parte da cidade de Lisboa. É no terraço que está localizada à imagem de pedra de Nossa Senhora do Bom Sucesso, também conhecida como “Virgem das Uvas“.

Lisboa turismo
A Torre de Belém ou Torre de São Vicente é uma das atrações que mais representa Lisboa nas fotos dos turistas
Torre de Belém o que tem
Construída no século XVI às margens do rio Tejo, funcionava como fortaleza, protegendo a cidade de possíveis invasões
Lisboa o que fazer
Sua arquitetura em estilo manuelino está rodeada por decorações e brasões de Portugal
Lisboa - Torre de Belém - Canhões
Torre de Belém | Foto: By Concierge.2C (Own work) [CC BY-SA 3.0 (http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Como ir para a Torre de Belém?

  • Horários: Outubro a Abril das 10:00 às 17:30 (última entrada às 17:00) / Maio a Setembro das 10:00 às 18:30 (última entrada às 17:00) / fechado as Segundas-feiras e nos dias 1 de janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio, 13 de Junho e 25 de Dezembro;
  • Endereço: Praça do Império 1400-206 Lisboa, Portugal (Metrô Cais de Sodré);
  • O ingresso para a Torre de Belém é vendido separado ou em conjunto com outras atrações, podendo ser comprado no local ou pela internet. Confira o valor do bilhete no site oficial;
  • Perto da Torre de Belém estão outros pontos turísticos de Lisboa, como o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos e a antiga Confeitaria de Belém que desde 1837 vende o delicioso pastel de Belém, sendo recomendável fazê-los em um único passeio;
  • Post atualizado em 15 de agosto de 2017;
  • Todos os dados deste blog são apenas informativos, os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Recomendamos consultar também os sites oficiais das atrações.
Lisboa Google Maps
Fonte: Google Maps | Documento de Viagem

Leia mais


Já esteve na Torre de Belém? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas.

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

2 thoughts on “Torre de Belém em Lisboa – o que fazer, onde fica e como ir?

  • 16/08/2017 em 14:54
    Permalink

    Viajei para Lisboa em 2012 e novamente ao ler o seu post! Quando estive lá, também passei pelo Pastel de Belém e comi a vontade o doce feito na hora! Sensacional seu post, parabéns pelo blog!

    Resposta
    • 16/08/2017 em 23:11
      Permalink

      Muito obrigado pela visita e pelo comentário! Nós também adoramos conhecer Lisboa e também o seu pastel de Belém!!❤

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: