Ruínas de Pukara de Quitor e Aldea Tulor em Atacama

O sítio Arqueológico de Pukara de Quitor está localizado aprox. 3 km de San Pedro de Atacama, a uma altitude de 2.440 metros. Foi construído no século XII para proteger o povo atacamenho contra possíveis invasões. Pukara em Quechua (Língua indígena) significa “fortaleza”.

As ruínas Pukara de Quitor impressionam pelo tamanho, foram construídas em pedra e adobe (uma espécie de barro) e para explorar melhor sua estrutura é preciso subi-la. A caminhada é um pouco cansativa e exige certo esforço, mas no final vale a pena.

Lá do alto fomos recompensados com uma bela vista panorâmica de toda a região, incluindo o Vulcão Licancabur ao fundo e a vista do Rio San Pedro (ou Rio Grande) que dá vida a região por onde passa.

Pukara de Quitor bicicleta

Se quiser conhecer as ruínas Pukara de Quitor, você poderá contar com as opções: contratar uma agência de turismo em San Pedro, ou ir até lá alugando uma bicicleta ou mesmo caminhando (lembrando que são 6 km no total ida e volta normalmente sob um sol escaldante!!).

O nosso passeio incluía o tour “básico” pelas ruínas com duração de 30 minutos. O nosso guia explicou que também havia a possibilidade de se fazer o tour por outro caminho mais longo, mas que leva cerca de 1 hora somente para subir.  Infelizmente o roteiro completo ficou para a nossa próxima visita ao Atacama.

Entrada: 3.000 pesos chilenos (R$ 15,00) preço referente abril/2015. Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento.

Pukara de Quitor bicicleta
O sítio Arqueológico de Pukara de Quitor está localizado aprox. 3 km de San Pedro de Atacama, a uma altitude de 2.440 metros
Pukara de Quitor Atacama
Foi construído no século XII para proteger o povo atacamenho contra possíveis invasões. Pukara em Quechua (Língua indígena) significa “fortaleza”
Pukara de Quitor historia
As ruínas Pukara de Quitor impressionam pelo tamanho, foram construídas em pedra e adobe (uma espécie de barro) e para explorar melhor sua estrutura é preciso subi-la
Vulcão Licancabur Pukara de Quitor
Lá do alto fomos recompensados com uma bela vista panorâmica de toda a região, incluindo o Vulcão Licancabur
Rio Grande San Pedro Jujuy
Río Grande | Foto: By Abelbarahona (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Aldea Tulor história

Em seguida seguimos para a Aldea Tulor a 10 km de San Pedro, são ruínas enterradas nas areias do Atacama com quase 3 mil anos de existência. Tem como característica construções em formatos circulares. Sua arquitetura tem origem pré-colombiana dos Andes e do sul da Bolívia.

Caminhamos pela região e por uma passarela, onde é possível observar casas semi-cobertas nas areias. Para entender melhor como eram estas construções, lá existem duas réplicas em que é possível visitar.

+ Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!

Para nós, o tour arqueológico foi uma agradável surpresa, pois nos ajudou a compreender melhor o modo de vida, hábitos alimentares e sabedoria de antigas civilizações, além do enriquecimento histórico e cultural.

A ausência de chuvas no Atacama ajudou bastante a preservar os sítios arqueológicos, mas mesmo assim é incrível imaginar como ruínas feitas de barro ainda permaneçam de pé desde o século XII até os dias de hoje.

Aldea Tulor historia
A Aldea Tulor está a 10 km de San Pedro, são ruínas enterradas nas areias do Atacama com quase 3 mil anos de existência
Aldea Tulor San Pedro de Atacama
Tem como característica construções em formatos circulares
Aldea de Tulor Chile
Sua arquitetura tem origem pré-colombiana dos Andes e do sul da Bolívia
Aldea Tulor como chegar
Para entender melhor como eram estas construções, lá existem duas réplicas em que é possível visitar
Ruínas Pukara de Quitor Aldea Tulor
A ausência de chuvas no Atacama ajudou bastante a preservar os sítios arqueológicos

Informações úteis

  • O que levar: roupas e sapatos confortáveis para caminhada, agasalho, protetor solar, labial, boné e óculos de sol;
  • Vale lembrar que é sempre importante se hidratar, então, carregue sua garrafa de água;
  • Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
  • Página de San Pedro de Atacama;
  • Post atualizado em 21 de julho de 2017.

Rota de San Pedro de Atacama até Pukara de Quitor

Leia mais


Já esteve em Pukara de Quitor? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas.

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

2 thoughts on “Ruínas de Pukara de Quitor e Aldea Tulor em Atacama

  • 24/07/2017 em 18:04
    Permalink

    que lindo.. achei muito legal as casinhas rsrs

    Gostaria de te convidar para conhecer meu blog.. 🙂

    Resposta
    • 25/07/2017 em 02:12
      Permalink

      Agradecemos a visita e comentário! Vamos visitar o seu blog! Abraços

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: