Ruínas de Pukara de Quitor e Aldea Tulor em Atacama
Conheça as ruínas Pukara de Quitor construídas no século XII e a Aldea Tulor com quase 3 mil anos de história e existência ao norte do Chile.
Localizado aprox. 3 km de San Pedro de Atacama, a uma altitude de 2.440 metros, o sítio Arqueológico de Pukara de Quitor foi construído no século XII para proteger o povo atacameño contra possíveis invasões. Pukara em Quechua (Língua indígena) significa “fortaleza”.
As ruínas Pukara de Quitor impressionam pelo tamanho e pela edificação de pedras e adobe. Para explorá-la melhor é preciso subi-la, no entanto, a caminhada é um pouco cansativa e exige certo esforço, mas no final vale a pena.
Lá do alto o visitante é recompensado com uma bela vista do deserto, incluindo o Vulcão Licancabur e o Rio San Pedro que dá vida a região por onde passa.


Pukara de Quitor
Se quiser conhecer as ruínas Pukara de Quitor, você poderá ir de carro, contratar uma agência de turismo, alugar uma bicicleta ou até mesmo ir caminhando. No entanto, apesar da pouca distância, não recomendamos ir andando, porque mesmo que sejam apenas 3 km de caminhada, o sol castiga bastante.
O nosso passeio incluiu o tour básico pelas ruínas com duração de 30 minutos. O nosso guia explicou que também há a possibilidade de fazer o roteiro completo, por outro caminho, mais longo, porém leva cerca de 1 hora somente para subir.
Entrada: 3.000 pesos chilenos (+ou- R$ 18,00) preço referente maio/2018. Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento.
+ Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!



Aldea Tulor
Seguimos para a Aldea Tulor a 10 km de San Pedro, são ruínas enterradas nas areias do Atacama com quase 3 mil anos de existência. Tem como característica construções em formatos circulares.
Sua arquitetura tem origem pré-colombiana dos Andes e do sul da Bolívia.
Caminhamos por uma passarela, onde é possível observar as casas semi-cobertas nas areias. E tem mais, para entender melhor como eram essas construções, há duas réplicas que podem ser visitadas no próprio local.


Um pouco de história
A ausência de chuvas no Atacama ajudou bastante a preservar os sítios arqueológicos. É incrível imaginar como essas ruínas feitas de barro ainda permanecem em pé desde o século XII até os dias de hoje.
Mas não para por aí! O tour arqueológico foi uma agradável surpresa, pois nos ajudou a compreender melhor o modo de vida, os hábitos alimentares e a sabedoria das antigas civilizações. Assim, contribuindo para o nosso enriquecimento histórico e cultural sobre um dos centros arqueológicos mais antigos do norte do Chile.



Quer saber mais?
Se você chegou até aqui, que tal dar uma olhada nos maravilhosos passeios que tem no Atacama? Uma das nossas principais dicas é contratar os passeios com antecedência para não correr o risco de perder nada do maravilhoso deserto.
A nossa parceira TourGo tem os melhores passeios e atendimento personalizado aos brasileiros. E para melhorar ainda mais, economize 10% no seu pacote de passeios contratando a TourGo pelo nosso link.
Informações úteis
- O que levar: roupas e sapatos confortáveis para caminhada, agasalho, protetor solar, labial, boné e óculos de sol;
- Vale lembrar: é importante se hidratar, o ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto;
- Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
- Página oficial de San Pedro de Atacama;
- Os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 03 de junho de 2021.
Rota de San Pedro de Atacama até Pukara de Quitor
Leia mais
- San Pedro de Atacama
- Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama
- Valle de La Muerte e Valle de La Luna
- Ojos del Salar, Laguna Cejar e Tebinquinche
- Vale do Arco-Íris e Petróglifos
- Gêiseres del Tátio
- Termas de Puritama
- Salar de Tara
- Piedras Rojas
- Museo del Meteorito
- Onde ficar no Atacama
- Onde comer no Atacama
E aí? Já esteve no Deserto do Atacama? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as Ruínas Pukara de Quitor e a Aldea Tulor, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Como montar sua viagem
- O que fazer em Santiago do Chile
- Buenos Aires em 4 dias
- Principais passeios em Mendoza
- 17 atrações em Punta del Este
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
que lindo.. achei muito legal as casinhas rsrs
Gostaria de te convidar para conhecer meu blog.. 🙂
Agradecemos a visita e comentário! Vamos visitar o seu blog! Abraços