Ruínas de Pukara de Quitor e Aldea Tulor em Atacama

Conheça as ruínas Pukara de Quitor construídas no século XII e a Aldea Tulor com quase 3 mil anos de história e existência ao norte do Chile.

Localizado aprox. 3 km de San Pedro de Atacama, a uma altitude de 2.440 metros, o sítio Arqueológico de Pukara de Quitor foi construído no século XII para proteger o povo atacameño contra possíveis invasões. Pukara em Quechua (Língua indígena) significa “fortaleza”.

As ruínas Pukara de Quitor impressionam pelo tamanho e pela edificação de pedras e adobe. Para explorá-la melhor é preciso subi-la, no entanto, a caminhada é um pouco cansativa e exige certo esforço, mas no final vale a pena.

Lá do alto o visitante é recompensado com uma bela vista do deserto, incluindo o Vulcão Licancabur e o Rio San Pedro que dá vida a região por onde passa.

Pukara de Quitor bicicleta
O sítio Arqueológico de Pukara de Quitor está localizado aprox. 3 km de San Pedro de Atacama, a uma altitude de 2.440 metros
Pukara de Quitor Atacama
Foi construído no século XII para proteger o povo atacamenho contra possíveis invasões. Pukara em Quechua (Língua indígena) significa “fortaleza”

Pukara de Quitor

Se quiser conhecer as ruínas Pukara de Quitor, você poderá ir de carro, contratar uma agência de turismo, alugar uma bicicleta ou até mesmo ir caminhando. No entanto, apesar da pouca distância, não recomendamos ir andando, porque mesmo que sejam apenas 3 km de caminhada, o sol castiga bastante.

O nosso passeio incluiu o tour básico pelas ruínas com duração de 30 minutos. O nosso guia explicou que também há a possibilidade de fazer o roteiro completo, por outro caminho, mais longo, porém leva cerca de 1 hora somente para subir.

Entrada: 3.000 pesos chilenos (+ou- R$ 18,00) preço referente maio/2018. Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento.

+ Encontre seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços!

Pukara de Quitor historia
As ruínas Pukara de Quitor impressionam pelo tamanho, foram construídas em pedra e adobe (uma espécie de barro) e para explorar melhor sua estrutura é preciso subi-la
Vulcão Licancabur Pukara de Quitor
Lá do alto fomos recompensados com uma bela vista panorâmica de toda a região, incluindo o Vulcão Licancabur
Rio Grande San Pedro Jujuy
Río Grande | Foto: By Abelbarahona (Own work) [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

Aldea Tulor

Seguimos para a Aldea Tulor a 10 km de San Pedro, são ruínas enterradas nas areias do Atacama com quase 3 mil anos de existência. Tem como característica construções em formatos circulares.

Sua arquitetura tem origem pré-colombiana dos Andes e do sul da Bolívia.

Caminhamos por uma passarela, onde é possível observar as casas semi-cobertas nas areias. E tem mais, para entender melhor como eram essas construções, há duas réplicas que podem ser visitadas no próprio local.

 

Aldea Tulor historia
A Aldea Tulor está a 10 km de San Pedro, são ruínas enterradas nas areias do Atacama com quase 3 mil anos de existência
Aldea Tulor San Pedro de Atacama
Tem como característica construções em formatos circulares

Um pouco de história

A ausência de chuvas no Atacama ajudou bastante a preservar os sítios arqueológicos. É incrível imaginar como essas ruínas feitas de barro ainda permanecem em pé desde o século XII até os dias de hoje.

Mas não para por aí! O tour arqueológico foi uma agradável surpresa, pois nos ajudou a compreender melhor o modo de vida, os hábitos alimentares e a sabedoria das antigas civilizações. Assim, contribuindo para o nosso enriquecimento histórico e cultural sobre um dos centros arqueológicos mais antigos do norte do Chile.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Aldea de Tulor Chile
Sua arquitetura tem origem pré-colombiana dos Andes e do sul da Bolívia
Aldea Tulor como chegar
Para entender melhor como eram estas construções, lá existem duas réplicas em que é possível visitar
Ruínas Pukara de Quitor Aldea Tulor
A ausência de chuvas no Atacama ajudou bastante a preservar os sítios arqueológicos

Quer saber mais?

Se você chegou até aqui, que tal dar uma olhada nos maravilhosos passeios que tem no Atacama? Uma das nossas principais dicas é contratar os passeios com antecedência para não correr o risco de perder nada do maravilhoso deserto.

A nossa parceira TourGo tem os melhores passeios e atendimento personalizado aos brasileiros. E para melhorar ainda mais, economize 10% no seu pacote de passeios contratando a TourGo pelo nosso link.

TourGo Chile

Informações úteis

  • O que levar: roupas e sapatos confortáveis para caminhada, agasalho, protetor solar, labial, boné e óculos de sol;
  • Vale lembrar: é importante se hidratar, o ideal é manter uma garrafinha d’água sempre por perto;
  • Acessibilidade: por se tratar de uma área natural os trechos possuem pisos menos favoráveis dificultando a locomoção de cadeiras de rodas;
  • Página oficial de San Pedro de Atacama;
  • Post atualizado em 03 de junho de 2021.

Rota de San Pedro de Atacama até Pukara de Quitor

Leia mais


E aí? Já esteve no Deserto do Atacama? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre as Ruínas Pukara de Quitor e a Aldea Tulor, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

2 thoughts on “Ruínas de Pukara de Quitor e Aldea Tulor em Atacama

  • 24/07/2017 em 18:04
    Permalink

    que lindo.. achei muito legal as casinhas rsrs

    Gostaria de te convidar para conhecer meu blog.. 🙂

    Resposta
    • 25/07/2017 em 02:12
      Permalink

      Agradecemos a visita e comentário! Vamos visitar o seu blog! Abraços

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: