Avenida Paulista – O que fazer, onde comer, onde fica

A Avenida Paulista é um dos maiores cartões postais da cidade de São Paulo, foi inaugurada em 1891, sendo considerada um dos principais centros financeiros do Brasil e do mundo. Trata-se de um roteiro que preenche um dia inteiro e inclui museus, centros culturais, lojas, bares, restaurantes e muito mais.

A Paulista é palco de grandes eventos, como por exemplo, a Corrida de São Silvestre que tradicionalmente acontece no último dia do ano e tem a sua largada/chegada na famosa avenida.  É nesta época de final de ano que a avenida fica mais encantadora, enfeitada com luzes e decoração natalina. Outros acontecimentos são a parada do orgulho LGBT e o réveillon que acontece todos os anos e recebe milhões de pessoas.

Avenida Paulista
A Paulista é um dos maiores cartões postais da cidade de São Paulo
O que fazer em São Paulo
Foi inaugurada em 1891, sendo considerada um dos principais centros financeiros do Brasil e do mundo
Centro financeiro do Brasil
Trata-se de um roteiro que preenche um dia inteiro e inclui museus, centros culturais, lojas, bares, restaurantes e muito mais
O que fazer Avenida Paulista
Todos os domingos, a avenida é fechada para circulação de carros, permitindo assim, o livre acesso de pedestres na via.
Passeios gratuitos em São Paulo
A Paulista é palco de grandes eventos
Onde fica Avenida Paulista
Outros acontecimentos são a parada do orgulho LGBT e o réveillon que acontece todos os anos e recebe milhões de pessoas

O que fazer na Avenida Paulista

Não podemos esquecer que ela também se tornou o local favorito de protestos políticos/sociais, bem como comemorações de conquistas futebolísticas.

Em junho de 2016, a avenida recebeu um importante incentivo para a prática de lazer. Todos os domingos, a avenida é fechada para circulação de carros, permitindo assim, o livre acesso de pedestres na via. Programa ideal para fazer uma caminhada, correr, andar de bicicleta, patins ou skate.

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Sua localização próxima ao metrô facilita para aqueles que desejam deixar o carro em casa e caminhar pela avenida que possui 2.700 metros de extensão. Como ela é bem plana, não é tão difícil ir da Consolação até o Paraíso (Desculpem o trocadilho clichê com as estações do metrô!!).

Neste post vamos separar as atrações pela proximidade das seguintes estações do metrô: Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação.

Calçadão da Paulista
Bares e restaurantes no calçadão da Paulista
Onde ir Avenida Paulista
Venda de artesanato
Apresentação ao vivo na Paulista
Apresentação ao vivo na Paulista
O que fazer Av Paulista
Decoração natalina na avenida

Estação Metrô Brigadeiro

Casa das Rosas

Foi uma mansão idealizada pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo e concluída em 1935. Hoje o espaço é dedicado as artes literárias e teatrais, recebe cerca de 190 mil visitantes por ano. É um dos poucos estabelecimentos que ainda preserva como era a Av. Paulista nos seus primórdios antes de dar lugar aos inúmeros prédios comerciais.

  • Horário de funcionamento: Terça-feira a sábado, das 10 às 22h | Domingos e Feriados, das 10 às 18h.
  • Endereço: Av. Paulista, 37 Bela Vista
  • Dica: há um restaurante (Il Pastaio) instalado ao fundo jardins da casa que vale a pena conhecer;
  • Site oficial: http://www.casadasrosas.org.br/
Casa das Rosas
A Casa das Rosas foi uma mansão idealizada pelo arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo e concluída em 1935
Onde ir Paulista
Hoje o espaço é dedicado as artes literárias e teatrais, recebe cerca de 190 mil visitantes por ano

Shopping Pátio Paulista

Este é o lugar para quem deseja fazer compras com conforto e encontrar as mais recentes coleções de várias marcas conhecidas. É considerado um dos melhores centros de compras de São Paulo, repleto de lojas, restaurantes e opções de lazer.

Confira as principais lojas que você encontrará lá: Calvin Klein, L’occitane, Lacoste, Levis, Sephora, Track & Field, Victor Hugo, Zara, entre outras.

Shopping Pátio Paulista
Este é o lugar para quem deseja fazer compras com conforto e encontrar as mais recentes coleções de várias marcas conhecidas

Centro Itaú Cultural

Fundado em 1987, o espaço oferece eventos culturais como exposições, mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro.

  • Horário de funcionamento: terça a sexta 9h às 20h | sábado, domingo e feriados 11h às 20h
  • Endereço: Av. Paulista, 149 São Paulo
  • Site oficial: http://www.itaucultural.org.br/

Japan House

Centro cultural dedicado à cultura japonesa com atrações gratuitas voltadas à arte, gastronomia e tecnologia. (Confira nossa matéria completa sobre a Japan House)

  • Endereço: Av. Paulista, 52 São Paulo
  • Horário de funcionamento: Terça a sábado das 10h às 22h | Domingos e feriados: 10h às 18h | Segundas: fechado.
  • Site oficial: http://www.japanhouse.jp/saopaulo/

Estação Metrô Trianon-Masp

MASP (Museu de Arte de São Paulo)

Inaugurado em 1947, tornou-se o primeiro museu moderno no país. Reúne mais de 8 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuário de diversos períodos. O acervo conta com exposição permanente e temporária. (Confira nossa matéria completa sobre o MASP)

MASP
Inaugurado em 1947, o MASP tornou-se o primeiro museu moderno no país
Estação Metrô Trianon-Masp
Estação Metrô Trianon-Masp

Centro Cultural Fiesp

Espaço com mais de 5 mil metros que oferece aos visitantes uma programação extremamente variada, como: Galeria de Arte, Galeria de Fotos e o Espaço de Exposições, além de sessões de cinema, espetáculos teatrais e shows musicais

Dica: Um serviço muito legal é usufruir das opções culturais gratuitas apenas fazendo inscrição no site Meu Sesi. É possível consultar os eventos disponíveis e se inscrever on-line.  É permitido a utilização de 2 ingressos por CPF/mês/evento. (Confira nossa matéria completa sobre o Centro Cultural Fiesp)

Fiesp
A Fiesp é conhecida pela imponente e peculiar fachada do seu Edifício na Paulista

Fundação Cásper Líbero

O prédio da Fundação Cásper Líbero abriga o Teatro Gazeta, a TV Gazeta, a Rádio Gazeta FM, e a Faculdade Cásper Líbero, além de ser conhecido por hospedar a maior e mais alta antena de comunicação da Paulista.

Fundação Cásper Líbero
O prédio da Fundação Cásper Líbero abriga o Teatro Gazeta, a TV Gazeta, a Rádio Gazeta FM, e a Faculdade Cásper Líbero

Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon)

O Parque Trianon, como é popularmente conhecido, é o mais famoso espaço verde da Paulista. Seu nome é uma homenagem ao militar e político brasileiro Tenente Siqueira Campos, que participou da Revolta Tenentista de 1924, um dos maiores conflitos que ocorreram em São Paulo.

O parque tem uma área de 48,6 mil² e tem muitas plantas e arvores trazendo vida e uma opção de caminhada para os moradores e trabalhadores da região. Oferece também playground para as crianças e aparelhos de ginástica para os adultos.

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 17h30.
  • Rua Peixoto Gomide, 949 (Altura do nº 1500 da Av. Paulista)
Onde começa Avenida Paulista
Estátua em homenagem ao Tenente Siqueira Campos
Parque Trianon
O Parque Trianon, como é popularmente conhecido, é o mais famoso espaço verde da região
O que conhecer na Avenida Paulista
Seu nome é uma homenagem ao militar e político brasileiro Tenente Siqueira Campos

Shopping Cidade São Paulo

Um dos maiores e mais importantes shoppings da região, está localizado ao lado da estação de Metrô Trianon-Masp, é conhecido por hospedar lojas internacionais, como: Calvin Klein, Diesel, Guess, L’occitane, Polo Wear, The North Face, Victor Hugo e marcas nacionais como Le Lis Blanc, Animale, John John, Shoulder, Vivara.

Shopping Cidade São Paulo
Um dos maiores e mais importantes shoppings da região, está localizado ao lado da estação de Metrô Trianon-Masp
O que ver na Avenida Paulista
É conhecido por hospedar lojas internacionais

Food Truck na Avenida Paulista

São Paulo é o verdadeiro paraíso da gastronomia e a cidade não podia ficar de fora da onda dos food trucks. Essa tendência de vender comidinhas gourmet em um trailer foi adotada por nós brasileiros e atualmente é um dos passeios favoritos do paulistano.

Todos os dias ao lado da estação de Metrô Trianon-Masp, você vai encontrar comidinhas como salgados, hambúrgueres artesanais, tacos mexicanos, crepes e hot-dogs bem caprichados. E para sobremesa opções como churros de doce de leite, chocolate, beijinho, paçoquita e Nutella, além de trufas e cocadas. Vale a pena uma visita!

Onde comer em São Paulo
São Paulo é o verdadeiro paraíso da gastronomia e a cidade não podia ficar de fora da onda dos food trucks
Onde comer em São Paulo
Todos os dias você vai encontrar comidinhas
Onde comer na Paulista
Essa tendência de vender comidinhas gourmet em um trailer foi adotada por nós brasileiros e atualmente é um dos passeios favoritos do paulistano
Lugares para comer em São Paulo
Quiosque de suco natural

Estação Metrô Consolação

Livraria Cultura

Antiga livraria fundada em 1947, foi aberta no prédio do Conjunto Nacional em 1969. Possui aprox. 4,5 mil metros quadrados e recebe mais de 10 mil pessoas todos os dias.

Possui um vasto catálogo que inclui livros, música, filmes, games e revistas, além de uma grande variedade de materiais em diversos idiomas.

Se estiver com tempo, escolha um livro, um puff e curta uma leitura relaxante no local.

Livraria Cultura
Livraria Cultura

Parque Prefeito Mário Covas

O parque foi construído no lugar de uma antiga residência e inaugurado em 2010, abriga uma vegetação composta por algumas espécies de árvores como, abacateiro, cafeeiro, cedro, figueira-da-índia, figueira-mata-pau, grumixama, mangueira, paineira, passuaré, pinheiro-do-paraná e tapiá-guaçu em cinco mil m².

Além disso, o parque é ideal para fazer pequenas caminhadas. Está localizado na Avenida Paulista com a Alameda Ministro Rocha de Azevedo.

  • Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 18h.
  • Endereço: Av. Paulista, 1853 – Bela Vista – Centro – São Paulo.
Parque Prefeito Mário Covas
Parque Prefeito Mário Covas
Metrô Consolação Avenida Paulista
Metrô Consolação

Post atualizado em 13 de setembro de 2017.

Leia mais

Zona Central
Zona Oeste
Zona Sul
Assista nosso vídeo: Avenida Paulista

Já esteve na Avenida Paulista? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha gostado e ficamos à disposição para esclarecimento de dúvidas, sugestões ou críticas.

Um grande abraço,

Marcelo & Paula

Voltar ao topo


Veja também

Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC e pós-graduando em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE e pós-graduanda em Marketing Digital, também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: