Top 3 vinícolas em Santiago do Chile: como reservar e visitar

Conheça três vinícolas em Santiago do Chile: Concha y Toro, MontGras e Viu Manent, com degustações de vinhos durante os passeios.

O Chile é um dos maiores produtores de vinhos do mundo e como bons apreciadores da bebida, não poderíamos deixar de fazer esse passeio que atrai milhares de visitantes todos os anos, com produções que vão desde safras menos conhecidas a vinhos premiados internacionalmente.

Viña Peña
Viña Peña | Imagem: Richard Espinoza, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Navegue por tópicos

Vinícolas em Santiago do Chile

As melhores vinícolas em Santiago ficam, em sua maioria, nos arredores da cidade e funcionam com diferentes tipos de visita. Em geral, os tours são guiados e mostram os diferentes tipos de uva, as etapas da produção do vinho e com degustação incluída.

Para visitar alguma vinícola em Santiago ou nas proximidades, o ideal é agendar com antecedência, pela internet.

Várias agências de turismo oferecem passeios às vinícolas, incluindo deslocamento e ingressos. Se você busca fazer uma viagem mais econômica e independente, poderá fazer o tour por conta própria, utilizando linhas de ônibus e metrô.

A vantagem de contratar uma agência de turismo ou ir de transporte público é que você não precisa se preocupar quanto a degustar vinhos e dirigir. Visitando com seu veículo, o motorista deverá degustar apenas bebidas não alcoólicas!

Concha y Toro
O Chile é um dos maiores produtores de vinhos do mundo, possui inúmeras vinícolas que fazem parte do roteiro turístico chileno

Como visitar as vinícolas chilenas?

Durante o passeio aprendemos que as condições climáticas do país favorecem o cultivo da uva, o solo é fértil e o clima é adequado ao plantio. Além disso, a Cordilheira dos Andes juntamente com o Oceano Pacífico formam barreiras naturais que protegem a plantação de diversos tipos de parasitas.

Só para ter uma ideia, as montanhas dos Andes chegam até 6.962 metros de altura e a 8.000 km de comprimento, o cume mais alto fica na Argentina, o Aconcágua, localizado a 180 km do centro de Mendoza. E do outro lado temos o maior oceano do mundo, o Pacífico, que cobre quase um terço da superfície do planeta Terra.

Ou seja, diante desse cenário, o acesso dos insetos até os vinhedos chilenos é bem complicado, concorda?

Concha y Toro Santiago
Concha y Toro está localizada no Valle del Maipo, cerca de 34km (54 minutos) de Santiago

Concha y Toro

Fundada em 1883, a Concha y Toro está localizada no Valle del Maipo a cerca de 34 km de Santiago (54 minutos). Atualmente é uma das maiores produtoras de vinho do mundo.

A vinícola teve início com o plantio de uma grande variedade de uvas vindas da França. São elas: Cabernet Sauvignon, Sauvignon blanc, Semillon, Merlot e Carmenère. Os primeiros galões de vinhos foram vendidos no mercado chileno e a partir de 1933 começaram a ser exportados, inicialmente para o porto de Roterdã na Holanda.

Um de seus vinhos mais conhecidos é o Casillero del Diablo, uma linha com mais de quatro décadas de história.

Diz a lenda que o fundador Don Melchor de Concha y Toro percebeu que os vinhos da sua adega estavam sumindo, então ele decidiu plantar a noticia que o culpado dos sumiços era o “diabo” que por ali vivia. Pois bem, a lenda se espalhou entre os camponeses e os roubos cessaram, mas a história ficou e o Casillero del Diablo se tornou a marca mais conhecida e emblemática da vinícola.

+ Encontre seu hotel em Santiago e garanta os melhores preços!

Concha y Toro
A vinícola teve início com o plantio de uma grande variedade de uvas vindas da França

Como é a visita?

O passeio começa pelos jardins e pelos vinhedos carregados com vários tipos de uvas. Continua pelas bodegas de vinhos, passando pela sala del Casillero del Diablo. E termina com a degustação de três taças da bebida – o visitante leva uma taça de presente.

O Tour Tradicional não fornece harmonização com comidas. As outras duas opções são: Tour Marques de Casa Concha e Tour Fine Wines, que tem como diferencial a degustação de 7 taças de vinhos das linhas Premium e Ultra Premium harmonizados com queijos finos.

Vinícolas em Santiago do Chile
Atualmente é uma das maiores produtoras de vinho do mundo

Informações Úteis

  • Tour Tradicional: duração 70 minutos;
  • Acessibilidade: tem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais, exceto alguns trechos que possuem somente escadas;
  • Ingresso: CLP $18.000 por pessoa;
  • Idiomas: espanhol, inglês e português;
  • Loja de souvenir;
  • Horário: todos os dias das 09:30 às 17:00;
  • Estação de metrô: Las Mercedes / catraca saída sentido “Concha y Toro Poniente” / pegar táxi ou ônibus;
  • Endereço: Pirque, Región Metropolitana, Av. Virginia Subercaseaux 210, Pirque, Región Metropolitana, Chile;
  • Reservar com antecedência;
  • Site oficial: Concha y Toro.

Casillero del Diablo Concha y Toro
Um de seus vinhos mais conhecidos é o Casillero del Diablo, uma linha com mais de quatro décadas de história

MontGras

A MontGras foi inaugurada em 1993 na região do Valle de Colchagua a cerca de 195 km de Santiago (2,5 horas), é considerada uma das vinícolas mais importantes do Chile, com presença nas principais regiões do país: Colchagua, Maipo e Leyda, além de participação elevada nos mercados internacionais.

Além de produzir bons vinhos, a vinícola preocupa-se com a questão da sustentabilidade, executando as melhores práticas nos campos e nas linhas de produção.

Desde 2011, a MontGras é certificada com o Código Sustentável das Viñas do Chile que visa incorporar práticas sustentáveis no negócio do vinho, bem como o uso consciente da água, energia e combustível.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Vinícola MontGras
A vinícola MontGras foi Inaugurada em 1993
Valle de Colchagua Santiago
Está localizada na região do Valle de Colchagua (195km) de Santiago

Como é a visita?

A MontGras possui um porte menor, se comparada com a Concha y Toro e, talvez por isso, foi a que mais gostamos, pois o passeio é mais exclusivo – estávamos em um grupo de apenas 06 pessoas.

O tour começa com a apresentação da vinícola, um casarão lindo e aconchegante, e segue com uma aula sobre plantio, colheita, tipos de uvas e fabricação dos vinhos.

Fizemos a degustação de três vinhos acompanhados com queijos e frios.

MontGras Santiago
O tour começa com a apresentação da vinícola
MontGras Chile
O tour começa com a apresentação da vinícola, aborda temas como: qual a melhor época da colheita; como armazenar o vinho; como aprender a harmonizar vinhos e comidas

Informações Úteis

  • Duração: 1 hora e 30 minutos;
  • Acessibilidade: tem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais, exceto alguns trechos que possuem escadas;
  • Ingresso: CLP $18.000 por pessoa;
  • Idiomas: espanhol, inglês e português;
  • Loja de souvenir;
  • Horário: Segunda a Sexta 10h30 às 16h | Sábado 10h30 às 15h30 | Domingo 10h30 às 15h30;
  • Endereço: Camino Isla de Yáquil s/n Palmilla, Colchagua, VI Región;
  • Clique aqui para ver o mapa da região;
  • Reservar com antecedência;
  • Site oficial: MontGras.
Vinícolas em Santiago do Chile
Degustação com 3 tipos de vinhos acompanhados com queijos e frios

MontGras Viñas
Os tours incluem visitas guiadas que mostram as etapas da produção do vinho, os diferentes tipos de uva, além de degustação da bebida

Viu Manent

Fundada em 1935 na região de Valle de Colchagua a cerca de 195 km de Santiago (2,5 horas), a Viu Manent no início era apenas um comércio de embalagens de vinhos, só em 1966 seus proprietários decidiram comprar a fazenda San Carlos de Cunaco na Colchagua e começaram a fabricar o próprio vinho.

Após muitos anos no mercado, a vinícola se consolidou como uma das maiores produtoras de vinhos no Chile e hoje exporta para mais de 30 países. Conta também com política de sustentabilidade na qual é detentora de vários selos de reconhecimento pela preservação do meio ambiente.

+ Encontre seu hotel em Santiago e garanta os melhores preços!

Viu Manent Valle de Colchagua Chile
A vinícola chilena de propriedade da família Viu, foi formada em 1935
Viu Manent
A vinícola Viu Manent está localizada na região de Valle de Colchagua (195km) de Santiago

Tour Carruagem

O passeio tem início com a apresentação das plantações e dos vários tipos de uvas, depois seguimos a bordo de uma charrete para conhecermos os demais vinhedos. O guia nos contou sobre a história da vinícola e sobre todo o processo de transformação da uva em vinho, até o seu armazenamento.

Degustamos cinco vinhos das linhas: Gran Reserva, Secreto e Premium, acompanhados de porções de biscoitos salgados.

As outras quatro opções de tour: Passeio Icônicos, E.Bike Tour, Caminhada Pelo Vinhedos e Bicicleta e Piquenique no Campo.

Viu Manent vinícola
Plantações de vários tipos de uvas
Viu Manent Chile
Passeio a bordo de uma charrete para conhecer os demais vinhedos

Informações Úteis

  • Duração: 1 hora e 15 minutos;
  • Acessibilidade: tem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Preço por pessoa: CLP $17.000 adultos – CLP $8.500 crianças e terceira idade.;
  • Idiomas: espanhol e inglês;
  • Horários: segunda a domingo 10:30 , 12:00, 15:00, 16:30 horas;
  • Endereço: Carretera del Vino Km 37, Cunaco. Valle de Colchagua, VI Región;
  • Reservar com antecedência;
  • Site oficial: Viu Manent.
Passeios vinícolas Chile
Durante o passeio aprendemos sobre as condições climáticas no País, que favorecem o cultivo da uva, o solo é fértil e o clima adequado
Gran Reserva Viu Manent
Degustação com cinco tipos de vinhos das linhas Gran Reserva, secreto e Premium, acompanhados com porções de biscoitos salgados

Quer saber mais?

Se você chegou até aqui, que tal dar uma olhada nos maravilhosos passeios que tem no Chile? Uma das nossas principais dicas é contratar os passeios com antecedência para não correr o risco de perder nada do maravilhoso destino.

A nossa parceira TourGo tem os melhores passeios e atendimento personalizado aos brasileiros. E para melhorar ainda mais, economize 10% no seu pacote de passeios contratando a TourGo pelo nosso link.

TourGo Chile

Informações Adicionais

  • Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Se for dirigir, não beba;
  • Post atualizado em 13 de janeiro de 2022.

Leia mais


E aí? Já esteve nas vinícolas no Chile? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre vinícolas no Chile, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Leia mais

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

One thought on “Top 3 vinícolas em Santiago do Chile: como reservar e visitar

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: