3 vinícolas em Santiago do Chile: como é a visita
Conheça três vinícolas em Santiago do Chile: Concha y Toro, MontGras e Viu Manent, com degustação de vinho durante o tour.
O Chile é um dos maiores produtores de vinhos do mundo e como bons apreciadores da bebida, não poderíamos deixar de fazer esse passeio que atrai milhares de visitantes todos os anos, com produções que vão desde safras menos conhecidas a vinhos premiados internacionalmente.

Navegue por tópicos
Vinícolas em Santiago do Chile
As melhores vinícolas em Santiago ficam, em sua maioria, nos arredores da cidade e funcionam com diferentes tipos de visita. Em geral, os tours são guiados e mostram os diferentes tipos de uva, as etapas da produção do vinho e com degustação incluída.
A melhor época para visitar as vinícolas do Chile é durante o verão (nós fomos em fevereiro), que é pouco antes da colheita, quando as parreiras estão verdinhas e cheias de uvas. Por isso, é recomendável fazer sua reserva com antecedência pela internet.

Como visitar as vinícolas chilenas?
Várias agências de turismo oferecem passeios às vinícolas, incluindo deslocamento e ingresso. Se você busca fazer uma viagem mais econômica e independente, poderá fazer o tour por conta própria, utilizando linhas de ônibus e metrô.
A vantagem de contratar uma agência de turismo ou ir de transporte público é que você não precisa se preocupar quanto a degustar os vinhos e dirigir. Visitando com seu veículo, o motorista deverá degustar apenas bebidas não alcoólicas!

Cultivo da Uva
Durante o passeio aprendemos que as condições climáticas do país favorecem o cultivo da uva, pois o solo é fértil e o clima é adequado ao plantio.
Além disso, a Cordilheira dos Andes juntamente com o Oceano Pacífico, o Deserto do Atacama e a Patagônia Chilena formam barreiras naturais que protegem a plantação de diversos tipos de parasitas.
Continue lendo este post!

Concha y Toro
Só para ter uma ideia, as montanhas dos Andes chegam até 6.962 metros de altura e a 8.000 km de comprimento, o cume mais alto fica na Argentina, o Aconcágua, localizado a 180 km do centro de Mendoza. E do outro lado temos o maior oceano do mundo, o Pacífico, que cobre quase um terço da superfície do planeta Terra.
Na região norte do Chile, está localizado o Deserto do Atacama com cerca de 1 000 km de extensão, considerado o deserto mais seco e mais alto do mundo. E, na região Sul, está localizada a Patagônia Chilena, cercada por montanhas cobertas com neve, além de lagos com tons azulados e geleiras.
Realmente, diante desse cenário, o acesso dos insetos até os vinhedos chilenos é bem complicado, concorda?

Concha y Toro
Fundada em 1883, a Concha y Toro está localizada no Valle del Maipo a cerca de 34 km de Santiago (54 minutos) e atualmente é uma das maiores produtoras de vinho do mundo.
A vinícola teve início com o plantio de uma grande variedade de uvas vindas da França, como Cabernet Sauvignon, Sauvignon blanc, Semillon, Merlot e Carmenère.
Os primeiros galões de vinhos foram vendidos no mercado chileno e a partir de 1933 começaram a ser exportados, inicialmente para o porto de Roterdã na Holanda.

Casillero del Diablo
Um dos vinhos mais famosos da vinícola é o Casillero del Diablo, uma linha com mais de quatro décadas de história.
Diz a lenda que o fundador Don Melchor de Concha y Toro percebeu que os vinhos da sua adega estavam sumindo, então ele decidiu plantar a noticia que o culpado dos sumiços era o “diabo” que por ali vivia.
Pois bem, a lenda se espalhou entre os camponeses e os roubos cessaram, mas a história ficou e o Casillero del Diablo se tornou a marca mais conhecida e emblemática da vinícola.
+ Encontre seu hotel em Santiago e garanta os melhores preços no Booking!

Tipos de Tours
A vinícola oferece basicamente dois tipos de tour: Tradicional com degustação de três taças de vinho e o Marques Premium com degustação de 7 taças de vinho, sendo 4 taças acompanhadas de um sommelier que ensina a harmonizar os vinhos com uma seleção de queijos finos. Esse último foi o que nós escolhemos.

Como é a visita?
O passeio começa pelos jardins e pelos vinhedos carregados com vários tipos de uvas – na primavera e verão, podendo provar algumas uvas. No inverno, as parreiras ficam completamente secas.
Logo depois, continua pelas adegas de vinhos e pela sala Casillero del Diablo. Nesse momento, o guia conta a história por trás deste famoso rótulo. O tour termina com a degustação de três taças da bebida – o visitante leva uma taça de presente.
Fomos à vinícola Concha y Toro com a agência TourGo e fomos muito bem atendidos. A agência TourGo possui atendimento em português e os leitores do Documento de Viagem recebem um desconto especial!
Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre a Concha y Toro e conheça uma das vinícolas mais antigas do Chile!
Informações Úteis
- Acessibilidade: tem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais, exceto alguns trechos que possuem somente escadas;
- Idiomas: espanhol, inglês e português;
- Há também uma loja onde você pode comprar vinhos e outros acessórios;
- Estação de metrô: Las Mercedes / catraca saída sentido “Concha y Toro Poniente” / pegar táxi, transfer ou ônibus;
- Endereço: Pirque, Región Metropolitana, Av. Virginia Subercaseaux 210, Pirque, Región Metropolitana, Chile;
- Reservar com antecedência;
- Site oficial: Concha y Toro
MontGras
Inaugurada em 1993 na região do Valle de Colchagua, cerca de 195 km de Santiago, a MontGras é considerada uma das vinícolas mais importantes do Chile, com presença nas principais regiões do país (Colchagua, Maipo e Leyda), além de participação elevada nos mercados internacionais.

MontGras
Além de produzir bons vinhos, a vinícola preocupa-se com a questão da sustentabilidade, executando as melhores práticas nos campos e nas linhas de produção.
Desde 2011, a MontGras é certificada com o Código Sustentável das Viñas do Chile que visa incorporar práticas sustentáveis no negócio do vinho, bem como o uso consciente da água, energia e combustível.

Como é a visita?
A MontGras possui um porte menor, se comparada com a Concha y Toro e, talvez por isso, foi a que mais gostamos, pois o passeio é mais exclusivo – estávamos em um grupo de apenas seis pessoas.
A visita guiada começa com a apresentação da vinícola, um casarão lindo e aconchegante, e segue com uma aula sobre o plantio, colheita, tipos de uvas e fabricação dos vinhos.
São diversos tipos de passeios pela vinícola, que vão desde o tour tradicional com degustação, tour com almoço e até tours para participar da colheita, oferecido apenas na época de la vendimia, quando os parreirais estão cheios de uvas prontas para serem colhidas.
Nós escolhemos o tour tradicional com degustação de três vinhos diferentes, incluindo premium e reserva, acompanhados com queijos e frios.


Informações Úteis
- Duração: 1 hora e 30 minutos;
- Acessibilidade: tem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais, exceto alguns trechos que possuem escadas;
- Ingresso: CLP $18.000 por pessoa;
- Idiomas: espanhol, inglês e português;
- Há também uma loja onde você pode comprar vinhos e outros acessórios;
- Endereço: Camino Isla de Yáquil s/n Palmilla, Colchagua, VI Región;
- Reservar com antecedência;
- Site oficial: MontGras


Viu Manent
Fundada em 1935 na região de Valle de Colchagua, cerca de 195 km de Santiago, a Viu Manent era apenas um comércio de embalagens de vinhos. Só em 1966 seus proprietários decidiram comprar a fazenda San Carlos de Cunaco na Colchagua e começaram a fabricar o próprio vinho.
Após muitos anos no mercado, a Viu Manent se consolidou como uma das maiores produtoras de vinhos no Chile e hoje exporta para mais de 30 países.
Vale dizer que a empresa tem a sustentabilidade entre seus valores, inclusive é detentora de vários selos de reconhecimento pela preservação do meio ambiente.
Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.


Tour Carruagem
A Viu Manent também oferece diversos tipos de passeios, como passeio de carruagem, bicicleta, piquenique no campo, almoço, entre outros.
Nós escolhemos o Tour Carruagem que inclui visita guiada ao jardim de variedades, passeio de carruagem pelos vinhedos e visita às instalações de produção.
O passeio termina com degustação guiada de cinco vinhos das linhas: Gran Reserva, Secreto e Premium, acompanhados de porções de biscoitos salgados.
Há também uma loja onde você pode comprar vinhos e outros acessórios.


Informações Úteis
- Duração: 1 hora e 15 minutos;
- Acessibilidade: tem acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
- Preço por pessoa: CLP 18.000 adultos – CLP 10.000 crianças e idosos;
- Idiomas: espanhol e inglês;
- Endereço: Carretera del Vino Km 37, Cunaco. Valle de Colchagua, VI Región;
- Como chegar: mapa da vinícola;
- Reservar com antecedência;
- Site oficial: Viu Manent.


Quer saber mais?
Se você chegou até aqui, que tal dar uma olhada nos maravilhosos passeios que tem no Chile? Uma das nossas principais dicas é contratar os passeios com antecedência para não correr o risco de perder nada do maravilhoso destino.
A nossa parceira TourGo tem os melhores passeios e atendimento personalizado aos brasileiros. E para melhorar ainda mais, economize 10% no seu pacote de passeios contratando a TourGo pelo nosso link.
Informações úteis
- Lembramos que os valores e à taxa de câmbio podem sofrer alterações a qualquer momento. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Se for dirigir, não beba;
- Post Thumbnail: Imagem de Árpád Czapp por Pixabay;
- Post atualizado em 07 de março de 2023.
Leia mais
- Dicas de Santiago do Chile
- Cerro San Cristóbal
- Cerro Santa Lucía
- Palácio de La Moneda
- Cajón del Maipo e Embalse El Yeso
- Onde ficar em Santiago
- Onde comer em Santiago
- Valparaíso e Viña del Mar
- Valle Nevado, Farellones, El Colorado e La Parva
E aí? Já esteve nas vinícolas chilenas? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre vinícolas chilenas, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Leia mais
- Como montar sua viagem
- Buenos Aires roteiro de 4 dias
- Mendoza: os 26 melhores pontos turísticos
- Compras na Ciudad del Este
- O que fazer em Punta del Este
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Pingback: 12 coisas que impressionam em Santiago – um comparativo com cidades brasileiras – 1 viagem, 2 visões