Vale dos Dinossauros Canela: Jurassic Park Brasileiro

Conheça o Vale dos Dinossauros Canela, um parque temático repleto de animais pré-históricos em tamanho real, inspirado no Jurassic Park de Steven Spielberg.

Inaugurado em julho de 2014, o Vale dos Dinossauros é uma atração mais cientifica voltada a história dos grandes répteis. Faz parte do Grupo Dreams, empresa conhecida por abrigar as melhores atrações da Serra Gaúcha.  

O que fazer em Canela
O Vale dos Dinossauros é uma atração mais “cientifica” e voltada à história dos dinossauros

Vale dos Dinossauros

Tudo começa no estacionamento, onde você é transportado para dentro do parque a bordo de um micro-ônibus com direito a trilha sonora do Jurassic Park, mexendo com o imaginário dos fãs da série.

O passeio é uma ótima maneira de conhecer um pouco sobre a história dos maiores animais que o planeta Terra já abrigou. Tanto é que até hoje há discussões e pesquisas acerca de sua evolução, reprodução e extinção.

Jurassic Park brasileiro
Quando chegamos ao estacionamento, fomos recepcionados e transportados para dentro do parque a bordo de um micro-ônibus, com direito a trilha sonora do “Jurassic Park”

Jurassic Park de Canela

A visita é livre e feita a pé pelos caminhos que te levam ao encontro dos “Dinos”. Inclusive, durante nossa caminhada encontramos vários dinossauros, o que nos trouxe a sensação de estarmos vivendo na Pré-História, só que nos dias atuais. 😊

A atração conta com cerca de 30 réplicas em tamanho real dos lendários animais pré-históricos, que se movimentam e emitem sons característicos em uma área de 35,000 m². Além disso, os bonecos estão identificados por placas informativas contendo nome cientifico, origem e hábitos sobre cada espécie.

Outro ponto que vale a pena mencionar é que o passeio não é muito longo, fica em ambiente a céu aberto, ideal para os dias não chuvosos. Ficamos aprox. 1h30 e achamos que foi mais que o suficiente.

+ Encontre seu hotel em Canela e garanta os melhores preços!

Vale dos Dinossauros Canela
O Parque possui cerca de 30 espécies jurássicas que se movimentam e emitem sons característicos em uma área total de 35 mil metros

Espécies Pré-Históricas

Diplodocus

Seu nome significa “dupla viga”, era uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Jurássico, há aproximadamente 154 a 152 milhões de anos, media cerca de 45 metros de comprimento, sendo que só seu pescoço possuía 15 vértebras enormes.

O que fazer em Canela
O Diplodocus era uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que media cerca de 45 metros de comprimento

Espinossauro “lagarto espinhoso”

Um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiu, viveu entre aproximadamente 112 a 97 milhões de anos atrás, media cerca de 17 metros de comprimento e pesava cerca de 7 toneladas.

Mamenchissauro “lagarto de Mamenchi”

Foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante a segunda metade do período Jurássico, tinha um dos maiores pescoços que media aproximadamente 15 metros de comprimento.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Vale dos Dinossauros
O Mamenchissauro foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que media aproximadamente 15 metros de comprimento.

Parassaurolofo

Lagarto com cristas paralelas” ou “paralelo ao Saurolophus”, foi uma espécie de dinossauro herbívoro e semi-quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo – media cerca de 10 metros de comprimento, 4,5 metros de altura em pé e 2 metros de altura, e pesava em torno de 3 toneladas.

Paquicefalossauro

Significa “lagarto cabeça-dura”, foi uma espécie herbívora e bípede que viveu durante o período Cretáceo, chegava a ter 4 metros de comprimento. Os primeiros restos de fósseis dessa espécie foram encontrados nos EUA e Canadá – em meados do século passado.

Pterossauros

Foram répteis voadores que viveram no mesmo período que os dinossauros. Constituem uma ordem extinta da classe Reptilia que corresponde aos répteis voadores do período Mesozóico. Além do mais, foram os primeiros vertebrados a adotar o voo como forma de vida, há aproximadamente 230 milhões de anos atrás.

O que fazer em Canela
Os Pterossauros foram répteis voadores que viveram no mesmo período que os dinossauros

Tiranossauro Rex

Significa ‘lagarto tirano rei’ ou ‘réptil tirano’, foi um dos maiores carnívoros que já existiu, chegava a medir 12 metros de comprimento e 5 metros de altura. Viveu durante o final do período cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos em toda a região que hoje é a América do Norte.

Tiranossauro Rex
O Tiranossauro Rex foi um dos maiores carnívoros que chegavam a medir 12,0 metros de comprimento e 5,0 metros de altura.
Vale dos Dinossauros Canela
Viveram durante o final do período cretáceo, há aproximadamente 65 milhões de anos, em toda a região que hoje é a América do Norte.

Tricerátopo “cabeça com três chifres”

Foi um tipo de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu no fim do período Cretáceo. Existiu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás, principalmente na região que é hoje a América do Norte.

Informações Úteis

  • Há uma loja com souvenires relacionados ao período jurássico e lanchonete temática;
  • Fotos em cenários são vendidas ao final do passeio para quem quiser comprá-las;
  • Acessibilidade: o parque possui acessos para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Endereço: Rodovia RS 466 Estrada do Caracol, Nº 1600 em Canela no estado do RS (ao lado do parque Florybal);
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 17h20 | Exceto nas quartas-feiras que fica fechado;
  • Site oficial Vale dos Dinossauros;
  • Post atualizado em 19 de janeiro de 2021.

Leia mais


E aí? Já esteve no Vale dos Dinossauros? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Vale dos Dinossauros, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: