Theatro Municipal de São Paulo SP: como reservar sua visita
Confira como foi a nossa visita ao Theatro Municipal de São Paulo, um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista. Esse passeio é uma ótima maneira de conhecer a história do monumento e o glamour da cidade do início do século XX.
Chegamos ao teatro com uma hora de antecedência, nos apresentamos no guichê e aguardamos até a liberação da nossa entrada. A visita é totalmente gratuita, limitada à um pequeno número de pessoas por dia e liberada por ordem de chegada.
Durante todo o passeio fomos acompanhados por monitores que contaram curiosidades sobre o edifício e detalhes da decoração.



Theatro Municipal de São Paulo
Com influência europeia, o Theatro Municipal de São Paulo demorou oito anos para ser construído e, desde sua inauguração em 1911, recebeu figuras importantes, como políticos, barões do café, o tenor italiano Enrico Caruso e o compositor Heitor Villa-Lobos, além dos escritores Mário e Oswald de Andrade.
Outra curiosidade é que sua arquitetura eclética é composta pelos estilos Renascentista e Barroco e ficou sob a responsabilidade do arquiteto Ramos de Azevedo, que dá nome à praça onde se encontra o teatro.


Visita Guiada
Dentre tantas curiosidades sobre o teatro, a monitora nos explicou que a plateia da época era dividida em três ordens:
- 1ª Ordem – destinada às autoridades, localizada no pavimento superior (até hoje os três camarotes são de uso exclusivo do prefeito, governador e secretário de cultura);
- 2ª Ordem – destinada aos barões do café, localizada em dois lances de escadas de mármore (os barões do café foram os idealizadores e patrocinadores da construção do Theatro Municipal de São Paulo);
- 3ª Ordem – destinada as classes menos favorecidas, por exemplo, os pequenos comerciantes da época. O acesso era feito através de uma escada de dois lances com corrimão e piso de madeira.
+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!



Salão dos Arcos
A nossa visita teve início no salão dos arcos localizado no subsolo do teatro, a monitora explicou que a galeria funcionava como um sistema de refrigeração do edifício, ou seja, permitia a entrada e a saída de ar através de algumas frestas. O salão tem paredes e pilares inspiradas nas antigas construções romanas feitas de pedras e tijolos.
Mas não para por aí! Aberto no fim de 2018, o Bar dos Arcos, localizado no subsolo do Theatro Municipal, se tornou um dos lugares mais badalados no centro de São Paulo – serve diferentes coquetéis e porções seletas.


Salão de entrada
Depois seguimos para o salão de entrada onde se encontra a escadaria principal feita de mármore Carrara trazido da Itália e esculturas de bronze que completam o ambiente luxuoso. Incrível, não?!





Sala de Espetáculos
A sala de espetáculos é uma verdadeira obra-prima de São Paulo, a monitora leva o grupo até a plateia de onde é possível apreciar sua elegante arquitetura. Vale dizer que devido aos frequentes ensaios, a sala de espetáculos está condicionada à agenda do teatro, podendo ficar de fora da programação no dia da sua visita.
Atualmente, a casa mantém apresentações de orquestras, balés, óperas e shows de música. Basta comprar seu ingresso na bilheteria ou através do site oficial do teatro.

Salão Nobre
A visita termina no salão nobre inspirado na Galeria dos Espelhos do Palácio de Versailles na França. A dependência abriga inúmeras obras de arte, cristais, vitrais e colunas neoclássicas, e tem capacidade para até 200 pessoas.
Desde sua inauguração até hoje é utilizada para receber eventos importantes, tais como: coletivas de imprensa, lançamento de produtos, palestras, entre outros.






+ Compre Produtos em Diversas Categorias com os Melhores Preços na Amazon!
Theatro Municipal de São Paulo programação
- A visita é gratuita, com duração aproximada de 1h30;
- As inscrições são feitas através do site oficial (consulte a programação e horários disponíveis), ou diretamente na bilheteria do Theatro Municipal;
- Há um restaurante dentro do Theatro Municipal que serve comida brasileira no estilo buffet;
- Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº (Estação de metrô Anhangabaú);
- Site oficial: Theatro Municipal de São Paulo;
- Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 11 de março de 2020.



Leia mais
- Dicas de São Paulo
- Como circular em São Paulo
- Bairros turísticos de São Paulo
- Onde comer em São Paulo
- Hotéis baratos em São Paulo
Zona Central
- Avenida Paulista
- Bairro da Liberdade
- Japan House
- MASP (Museu de Arte de São Paulo)
- Fiesp Centro Cultural
- Mercado Municipal de São Paulo
- Museu da Imigração Japonesa no Brasil
- Pátio do Colégio e Mosteiro de São Bento
- Catedral da Sé
- Farol Santander (antigo Banespão)
- Museu do Futebol – Estádio do Pacaembu
Zona Oeste
Zona Sul
E aí? Já esteve no Theatro Municipal de São Paulo? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Theatro Municipal de São Paulo, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- O que fazer em Campos do Jordão
- Como montar sua viagem
- Dicas de Brotas – Roteiro de fim de semana
- As principais atrações de Gramado
- Dicas de Monte Verde – Guia completo
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Já estive no Teatro Municipal. É simplesmente lindo e tocante !
Vale a pena conhecer!😉😉😍😍
Lindo post! Adorei🌷😘
Obrigada!💜💚💙💛❤
Conheço bem o theatro municial do Rio, agora pretendo conhecer também o de Sp. Muito bom o post!