Como subir no Arco do Triunfo de Paris: história e curiosidades

Confira como foi a nossa visita ao Arco do Triunfo, conheça a história e curiosidades sobre um dos monumentos mais famosos de Paris. Vamos ver?

O Arco do Triunfo está localizado na praça Charles de Gaulle, em uma das extremidades da popular avenida Champs-Élysées e representa as vitórias do exército francês sob o domínio de Napoleão que ordenou sua construção em 1806. Inclusive, Napoleão Bonaparte (1769 –1821), foi um líder político e militar que atuou nos últimos estágios da Revolução Francesa.

Pois bem, a bordo de um ônibus turístico percorremos a emblemática Champs-Élysées e desembarcamos na avenida em direção ao monumento. A obra é constantemente ponto de encontro de inúmeras manifestações populares e considerada uma das principais atrações da cidade.

Arco do Triunfo Paris
As 12 avenidas que circundam o Arco do Triunfo | Fonte: Google Maps
Champs-Elysées
Com uma extensão de quase dois quilômetros, a Champs-Elysées é uma das avenidas mais famosas e mais movimentadas de Paris
Arco do Triunfo
Foi inaugurada em 1670, ligando a Place de la Concorde, perto do Museu do Louvre, até a Place Charles de Gaulle

Avenida Champs-Elysées

Para chegar até a base do Arco do Triunfo é preciso atravessar uma passagem subterrânea, uma vez que não há faixa de pedestre na enorme rotatória da praça.

São 12 avenidas desembocando no local e, por isso, também é conhecido como a Praça da Estrela. As entradas subterrâneas ficam na Av. Champs-Elysées e na Av. de la Grande Armée.

Avenida Champs-Élysées
Avenida Champs-Élysées
Paris o que fazer
Monumento construído em comemoração às vitórias militares do Napoleão
Praça Charles de Gaulle
Praça Charles de Gaulle

Curiosidades sobre o Arco do Triunfo

No piso térreo você encontrará a Tumba do Soldado Desconhecido, monumento construído em 1921 e que representa todos os oficiais franceses que morreram durante a Primeira Guerra Mundial, e que nunca foram identificados. Há também menções honrosas com os nomes das batalhas e dos generais de guerra gravados nas enormes paredes de concreto.

Outra curiosidade é que na cabeceira da tumba fica a “chama eterna” e, desde 1923, o fogo vem sendo mantido aceso ininterruptamente.

+ Encontre seu hotel em Paris e garanta os melhores preços!

Arco do Triunfo visita
Construção rica em detalhes
Paris onde ir
Um dos monumentos mais representativos de Paris

Tombe du soldat inconnu sous l'arc de Triomphe
Tumba do Soldado Desconhecido | Foto: By Med Hedi (Own work) [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], via Wikimedia Commons

Como subir no monumento?

O Arco do Triunfo está aberto para visitação, no entanto, para chegar ao piso superior é preciso comprar o ingresso por 13 euros (preço referente março/2020), vendido na bilheteria local. Então, com o ticket em mãos prepare-se para enfrentar uma escadaria com 286 degraus, com exceção para deficientes físicos, idosos, gestantes e pessoas com criança de colo, que terão acesso a um elevador exclusivo.

Mas não para por aí! No piso superior há um pequeno museu com objetos que contam a história da construção e um terraço, a 50 metros de altura com uma vista panorâmica da cidade.

Se liga na dica! O monumento também é fotogênico à noite, quando refletores iluminam todo o seu entorno.

Museu do Arco do Triunfo
Uma das paradas obrigatórias da cidade francesa
Museu do Arco do Triunfo
O local permite compreender a história do monumento e sua importância simbólica
Arco do Triunfo horário
Vista panorâmica com a Torre Eiffel ao fundo
Paris como ir
Do terraço você pode ver, dia e noite, uma vista única da Torre Eiffel
Arco do Triunfo
O monumento é ponto de encontro das grandes celebrações populares de Paris

Informações úteis

  • Horário de funcionamento: De 2 de janeiro a 31 de março: Aberto todos os dias 10:00-22:30 | De 1 de abril a 30 de setembro: Aberto todos os dias 10:00-23:00 | De 1 de outubro a 31 de dezembro: Aberto todos os dias 10:00-22:30 (o horário limite para acesso ocorre 45 minutos antes do fechamento);
  • Endereço: Place Charles de Gaulle 75008 Paris, França (Estação de Metrô: Charles de Gaulle – Étoile);
  • Site oficial Arc de Triomphe;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 16 de março de 2020.

Leia mais


E aí? Já esteve no Arco do Triunfo? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Arco do Triunfo, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo-Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

2 thoughts on “Como subir no Arco do Triunfo de Paris: história e curiosidades

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: