BrasilSão PauloSão Paulo (cidade)

Farol Santander SP: saiba como é a visita, horários, preços e mais

Você curte fazer passeios culturais? Então conheça o Farol Santander! Saiba todas as novidades do edifício que se transformou em um centro de cultura, entretenimento e lazer na capital paulistana.

Visitamos o edifício Altino Arantes, mais conhecido como Banespão, e que agora se chama Farol Santander. No ano 2000, o banco espanhol comprou o Banespa (antigo Banco do Estado de São Paulo) e, por essa razão, o prédio ficou dois anos fechado para reformas e sua inauguração aconteceu no aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 2018.

O edifício começou a ser construído em 1939 e só ficou pronto oito anos depois em 1947. Sua arquitetura é inspirada no famoso prédio de Nova York: o Empire State Building. Desde então, a obra destaca-se no horizonte trazendo renovação ao centro da megametrópole.

Seus números impressionam, com 35 andares e 161 metros de altura, foi por muito tempo considerado o maior arranha-céu da América do Sul até meados dos anos 1960, tornando-se um motivo de orgulho não só para os paulistanos, mas também para o povo brasileiro.

Banespão
O prédio ficou dois anos fechado para reformas, e sua inauguração aconteceu no aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 2018.
Edifício Altino Arantes
O edifício se destaca no horizonte da megametrópole, começou a ser construído em 1939, e só ficou pronto oito anos depois, em 1947
Mirantes em São Paulo
Seus números impressionam, com 35 andares, 161 metros de altura, foi por muito tempo considerado o maior arranha-céu da América do Sul até meados dos anos 1960

Como visitar o Farol Santander?

O Farol Santander se transformou em um centro de cultura, entretenimento e lazer. Abriga exposições que mostram o que havia de mais moderno e inovador na época. Portanto, é um incrível mergulho na história do prédio que já foi considerado um símbolo de futuro e prosperidade da maior cidade do Brasil.

Vale dizer que em janeiro de 2018, os ingressos se esgotaram rapidamente e não havia mais datas disponíveis nas duas semanas seguintes, tudo isso, devido à grande procura do público para fazer a visita após a inauguração do Farol Santander. Então, naquela época acompanhamos as novas datas disponíveis e compramos nossa entrada com antecedência. Escolhemos a visita completa, já que há várias opções de bilhetes.

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Prédio do Banespa
O Farol Santander se transformou em um centro de cultura, entretenimento e lazer
Edifício do Banco do Estado de São Paulo
Placa comemorativa da Inauguração do Edifício do Banco do Estado de São Paulo em 1947

Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre o Farol Santander e tenha uma experiência de tirar o fôlego em São Paulo!

Hall Térreo do Farol Santander

Logo na entrada, ficamos encantados com a decoração com enorme pé direito e um lustre esplendoroso. Ainda no térreo, está a bilheteria e as catracas de entrada de funcionários e visitantes. Vale dizer que chegamos com 15 minutos de antecedência e aguardamos até a liberação da nossa entrada. A visita tem duração livre e é acompanhada por monitores.

Nota: os tickets são validados nos andares e serão utilizados até a sua saída. Cuide bem deles!

Farol Santander
Logo na entrada ficamos encantados com a decoração art déco
O que fazer em São Paulo
Enorme pé direito e um lustre esplendoroso

2º andar: Espaço Memória

Fomos levados para uma sala toda espelhada onde uma tela gigante conta a história do prédio. No espaço ao lado encontramos telas interativas sobre a concepção do antigo Banespa até o Farol Santander. São memórias dos séculos XIX ao XX, dos barões do café e da chegada de imigrantes vindos de várias partes do mundo.

O que tem no Farol Santander
Sala toda espelhada onde uma tela gigante conta a história do edifício
Prédio do Banespa
Telas interativas sobre a concepção do antigo Banespa até o Farol Santander
O que é Farol Santander
Memórias sobre a passagem do século XIX ao XX, os barões do café e a chegada de imigrantes vindos de várias partes do mundo
O que ver no Farol Santander
O público observa cada detalhe dos painéis

3° andar: Espaço Memória

Neste setor conseguimos mergulhar na velha São Paulo, o ambiente simula como era o funcionamento de uma rotina bancária das décadas de 40 e 50. Há vários objetos como calculadoras, livros de contabilidade, cadernetas, fichas de atendimento e documentos.

Vale destacar que os clientes daquela época eram fazendeiros, industriais e comerciantes.

Onde fica o Farol Santander
Neste setor conseguimos mergulhar na velha São Paulo
Como visitar o Banespão
O ambiente simula como era o funcionamento de uma rotina bancária das décadas de 40 e 50
São Paulo atrações
Há vários objetos como calculadoras, livros de contabilidade, cadernetas, fichas de atendimento e documentos
Como subir no Banespa
Os clientes daquela época eram fazendeiros, industriais e comerciantes

4° andar: Vik Muniz

Neste andar conhecemos as obras do artista paulistano Vik Muniz, que reproduziu várias paisagens com diversos materiais reciclados e sucatas do próprio edifício Altino Arantes. As fotos foram ampliadas e viraram 7 painéis com um novo olhar sobre São Paulo. Incrível, não?!

É interessante olhar as obras de longe e ir se aproximando aos poucos, você vai notar que o mosaico que dá forma aos prédios na verdade são os conjuntos de vários pequenos materiais.

Ainda no hall de entrada, há um vídeo mostrando a montagem das obras e dá para se ter uma ideia do tamanho e trabalho que o artista teve.

Vik Muniz
No hall de entrada, há um vídeo mostrando a montagem das obras e dá para se ter uma ideia do tamanho e trabalho que o artista teve
Como visitar Farol Santander
O artista Vik Muniz reproduziu várias paisagens com diversos materiais reciclados e sucatas do próprio edifício Altino Arantes
Onde fica Banespão
As fotos foram ampliadas e viraram 7 painéis com um novo olhar sobre São Paulo

5° andar: Espaço Memória

Encontramos vários retratos pintados de antigos presidentes do Banco do Estado de São Paulo, com destaque para os retratos de Altino Arantes que deu nome ao prédio e foi o primeiro presidente do Banco Banespa em 1929, e do atual presidente do Banco Santander, Sérgio Rial.

O andar abriga também mobiliários históricos e objetos de época, como mesas e cadeiras feitos em madeiras nobres como Jacarandá.

Como entrar no Farol Santander
Encontramos vários retratos pintados de antigos presidentes do Banco do Estado de São Paulo
Altino Arantes
Retrato de Altino Arantes que deu nome ao prédio e foi o primeiro presidente do Banco Banespa em 1929
Sérgio Rial
Sérgio Rial – atual presidente do Banco Santander
Como ir no Farol Santander
Mobiliários históricos e objetos de época como mesas, cadeiras, feitos em madeiras nobres como Jacarandá

19º, 20º, 22º, 23º e 24° andar: Exposições

Destacamos duas exposições temporárias.

Diurna de Laura Vinci

A obra foi desenvolvida especialmente para o Farol Santander, a artista criou um ambiente de paisagem e natureza que ocupam as paredes laterais da sala. Aproveite para brincar com a sombra das luzes e fazer algumas poses em frente a parede. Dê uma olhadinha nas nossas fotos abaixo:

A exposição ficou disponível de 26/01/2018 a 04/05/2018.

+ Encontre seu hotel em São Paulo e garanta os melhores preços!

Laura Vinci
Laura Vinci criou um ambiente de paisagem e natureza que ocupam as paredes laterais da sala
Dicas de São Paulo
Aproveitei para brincar com a sombra das luzes e fazer algumas poses em frente a parede
Como visitar o Banespa
A obra foi desenvolvida especialmente para o Farol Santander

Tundra

O artista russo Tundra recriou uma instalação audiovisual repleta de lasers e sons. Entramos em uma sala totalmente escura e o show de luzes acontece no teto. Mergulhamos no mundo do artista – vale até sentar nos puffs espalhados pelo salão e contemplar a obra.

A exposição ficou disponível de 26/01/2018 a 04/05/2018.

Tundra
A exposição fica disponível no Farol Santander de 26/01/2018 a 04/05/2018
Onde fica Farol Santander
O artista russo Tundra recriou uma instalação audiovisual repleta de lasers e sons
Passeio cultural em SP
Para mergulhar no mundo do artista, vale até sentar em um dos puffs espalhados pelo salão
O que fazer em SP
O show de luzes acontece no teto
Como visitar Farol Santander
Os lasers que chegaram da Rússia para o Farol Santander

21º andar: Pista de Skate

Outra atração do edifício é a pista de skate elaborada por Bob Burnquist, um skatista brasileiro-americano, considerado um dos maiores medalhistas da história em seu segmento.

E tem mais, para quem quiser brincar um pouquinho, o espaço abriga uma pista de circuito street com rampas, obstáculos e disponibiliza ainda locação de skates e equipamentos. Obs: ingresso adquirido a parte.

Se liga na dica! Ainda no 21º andar, conseguimos ver através de uma janela o Mosteiro de São Bento.

Bob Burnquist
Outra atração do edifício é a pista de skate elaborada por Bob Burnquist
Atrações em São Paulo
O espaço abriga uma pista de circuito street com rampas e obstáculos
Farol Santander Locação de skates e equipamentos
Locação de skates e equipamentos
Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento visto a partir do Edifício Altino Arantes (antigo Banespão)

25º andar: Loft

Para quem deseja uma experiência completa no Farol do Santander, poderá se hospedar no loft de 400m², localizado no 25º andar, com pé-direito de 5 metros e uma vista privilegiada. Para isto, basta pagar a bagatela de R$ 4.000 por dia (Ref. Março/2020).

Obs: ingresso adquirido a parte.

26º andar: Mirante e Café

A visita termina no mirante localizado no 26º andar a uma altura de 160 metros. Mas não se preocupe com a elevação, o edifício conta com vidros de proteção para evitar acidentes.

Sabendo disso, ficamos sem palavras com a vista panorâmica e tivemos a sorte do dia estar ensolarado e com isso ter uma visão clara dos arredores.

Do alto é possível observar várias construções históricas da cidade, inclusive algumas delas estão marcadas nos vidros para facilitar a localização pelos visitantes.

  • Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão)
  • Pátio do Colégio
  • Solar da Marquesa
  • Catedral da Sé
  • Edifício Martinelli
  • Prefeitura de São Paulo
  • Viaduto Santa Ifigênia

Café do Farol

Se você ficar com fome, aproveite para dar uma passadinha no Café do Farol, todo decorado com móveis que lembram a década de 40, localizado junto ao mirante, no 26º andar.

Mirantes em SP
A visita termina no mirante localizado no 26º andar a uma altura de 160 metros
Vista da cidade de São Paulo
Vista da cidade de São Paulo
Como subir no Farol Santander
Ficamos sem palavras com a vista panorâmica
O que fazer Farol Santander
Do alto é possível observar várias construções históricas da cidade
Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão)
Mercado Municipal de São Paulo (Mercadão)
Pátio do Colégio e Solar da Marquesa
Pátio do Colégio e Solar da Marquesa
Catedral da Sé
Catedral da Sé
Edifício Martinelli
Edifício Martinelli
Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de São Paulo
Viaduto Santa Ifigênia
Viaduto Santa Ifigênia
Pico do Jaraguá
Pico do Jaraguá
Café do Farol
Café do Farol todo decorado com móveis que lembram a década de 40

Quer saber mais?

Conheça também os novos espaços gastronômicos do Farol Santander:

  • Bar do Cofre por SubAstor (Subsolo)*;
  • Boteco do 28 (28º andar)*;
  • Cozinha do 31 por TOP CHEF (31º andar)*.

*Obs: ingresso adquirido a parte.

+ Compre Produtos em Diversas Categorias com os Melhores Preços na Amazon!

Shopee Viagem

Farol Santander

  • Ingressos entre R$ 12,50 e R$ 25,00. Para mais informações acesse o site oficial ou compareça na bilheteria do Farol Santander na Rua João Bricola, 24;
  • O horário de funcionamento da bilheteria é de terça a domingo das 09h às 20h;
    O horário de visitação é de terça a domingo das 09h às 20h;
  • Site oficial Farol Santander;
  • Os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Post atualizado em 02 de dezembro de 2021.

*Post NÃO patrocinado!

Leia mais

Zona Central

Zona Oeste

Zona Sul


E aí? Já esteve no Farol Santander? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Farol Santander, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

 

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você.

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

Documento de Viagem

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

2 thoughts on “Farol Santander SP: saiba como é a visita, horários, preços e mais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d