Museu do Louvre Paris: como visitar, história, curiosidades e obras
Conheça a história, curiosidades e importantes obras do Museu do Louvre, o maior espaço de arte do mundo e uma das principais atrações de Paris.
Inaugurado em 1793 as margens do Rio Sena, o Museu do Louvre é um dos prédios mais importantes da França e um dos mais visitados do mundo, recebendo cerca de 9 milhões de visitantes por ano (Fonte: Exame).
Abriga um acervo com mais de 380 mil itens e mais de 35 mil obras de arte permanente com destaque para: Vitória Samotrácia, Vênus de Milo, Escravo morrendo de Michelangelo e a icônica Monalisa de Leonardo da Vinci.


História do Museu do Louvre
A história do museu teve início em 1190, quando o rei Filipe Augusto decidiu construir uma fortaleza com o objetivo de defender Paris contra possíveis ataques. Então no século seguinte, o rei Carlos V transformou o prédio em um palácio real e, desde então, o lugar sofreu inúmeras transformações.
Outra curiosidade é que a construção é gigantesca, dispõe de uma área total de 360 mil metros², sendo 72 mil metros² de galerias de arte. Logo, o ideal é reservar mais de um dia para conhecê-lo por completo.
Se liga na dica! Aproveite sua visita ao Louvre para ver (ou rever) o filme “O código da Vinci” (2006). Pois o longa-metragem tem algumas cenas internas na galeria, bem como algumas hipóteses sobre Leonardo da Vinci e os cavaleiros templários que deixarão sua visita ainda mais interessante.
É emocionante (mesmo para quem não curte museus) admirar as obras de arte que são um marco na história da humanidade, concorda?

As pirâmides do Louvre
O espaço destaca-se pela combinação da arquitetura clássica e moderna, podendo ser observada logo na entrada com uma grande pirâmide de vidro, projetada pelo arquiteto chinês-americano Ieoh Ming Peié e inaugurada em 1988.
Ao todo são cinco pirâmides no prédio, sendo três esculturas pequenas ao lado da principal e uma pirâmide invertida no piso inferior. Na entrada do Carrousel du Louvre está um mini-shopping com diversas lojas, livrarias, cafés e um restaurante de cozinha tradicional francesa.
+ Encontre seu hotel em Paris e garanta os melhores preços!


O que tem dentro do Museu do Louvre?
A pirâmide principal é formada inteiramente de vidro, atinge 20,6 metros de altura e funciona como entrada principal do complexo. Sua construção gerou polêmica na época, isso porque algumas pessoas acreditavam que a obra iria confrontar negativamente com a arquitetura clássica do edifício – hoje a pirâmide é um majestoso monumento apreciado pelos turistas do mundo todo.
Outro ponto que vale a pena mencionar é que o museu possui cinco andares e está dividido em três pavilhões: Sully, Richelieu e Denon. Detalhamos um pouco mais sobre a distribuição das exposições e departamentos, bem como as obras que consideramos imperdíveis. Acompanhe!


Obras Importantes
02º subsolo
- Bilheteria
- Livraria
- Lojas
- Auditório
- Exposições
01º subsolo
- Esculturas / França (1600-1700)
- Antiguidades gregas (6500-500 a.C.)
- Esculturas / Europa (500-1600)
- Arte islâmica (700-1800)
- Arte do próximo Oriente e Egito (30 a.C. – 1800 d.C.)
- Pavilhão do Relógio (Do palácio até ao museu)




Térreo
- 700 a.C. – 1900 d.C. – Arte da África, Ásia, Oceânia e Américas
- 500-1850 – Esculturas / França
- 7500 a.C. – 500 d.C. – Antiguidades do Próximo Oriente
- 4000-30 a.C. – Antiguidades egípcias, apresentação da civilização
- 1500-1850 – Esculturas / Europa
- 100 a.C. – 500 d.C. – Antiguidades romanas
- 900-200 a.C. – Antiguidades etruscas e da península itálica
- 500-30 a.C. – Antiguidades gregas


A Grande Esfinge
A Grande Esfinge foi descoberta em 1825 entre as ruínas do templo de Amón (deus da mitologia egípcia), em Tanis, cidade que foi capital do Egito durante as dinastias XXIII a.C. e XXI a.C. No entanto, alguns arqueólogos acreditam que a estátua com corpo de leão e cabeça de rei, foi confeccionada em um período posterior cerca de 2600 a.C. (XXVII a.C. e XXVI a.C.).



Vênus de Milo
Medindo 2,02 metros de altura, a Vênus de Milo é uma obra da Grécia Antiga descoberta em 1820 na ilha de Milo. É composta basicamente por mármore e por grampos de ferro – uma técnica comum dos gregos antigos.
Outro fato curioso é que a estátua não possui braços e, por essa razão, há várias teorias não confirmadas sobre a perda dos membros superiores. Sua autoria é desconhecida, sendo apenas identificada como uma criação do período helenístico (período da história da antiga civilização grega entre os séculos IV a.C. e I a.C.).
Vitória de Samotrácia
A Vitória de Samotrácia foi descoberta em 1863 na ilha de Samotrácia na costa da Trácia – região histórica da Europa, atualmente dividida entre a Grécia, Turquia e a Bulgária. A estátua representa a deusa grega Nice (deusa da vitória, força e velocidade).
Seu autor permanece desconhecido e acredita-se que a obra foi construída entre 220 e 190 a. C. Certamente a imagem é mais uma notável sobrevivente do período helenístico.

1º andar
- Grã-Bretanha / Estados Unidos / Pinturas (1550-1850)
- Espanha / Pinturas (1400-1850)
- Itália / Pinturas (1250-1800)
- França / Pinturas (1780-1850)
- Artes decorativas / Europa (1550-1850)
- Antiguidades gregas e romanas (700 a.C. – 400 d.C.)
- Pavilhão do Relógio (Um museus as coleções)
- Antiguidades egípcias, apresentação cronológica (4000-30 a.C.)
- Artes decorativas / Europa (500-1850)
Monalisa
Prepara-se para tentar se aproximar da mais famosa obra de Leonardo da Vinci, a Monalisa, isso porque ao chegarmos na galeria encontramos muitas pessoas em torno desse quadro e tivemos que esperar um pouquinho até conseguirmos fazer uma selfie com “La Gioconda”.
Nascido em 1452, na Itália, Leonardo da Vinci foi um dos principais nomes do Renascimento – período da história europeia durante os séculos XIV à XVI. Além disso, é considerado um gênio devido ao seu talento para pintura, engenharia, matemática, arquitetura, astronomia, física, geologia, química e inventor de instrumentos musicais. Ufa!!

Leonardo da Vinci
Concebeu ideias à frente de seu tempo, tais como: a criação de uma bomba hidráulica para elevar água, um tanque de guerra, técnica de construção de pontes metálicas, uma calculadora, projetos de máquinas voadoras, estudos de plantas, armas de guerra e anatomia.
Da Vinci foi morar na França a convite do rei Francisco I, onde realizou inúmeros trabalhos para a corte até sua morte em 1519. Suas principais obras incluem: Monalisa (1503), A Última Ceia (1498), A Anunciação (1472), Autorretrato (1512) e São João Batista (1513).

2º piso
- Pinturas / Europa do Norte (1350-1850)
- Pinturas – França (1350-1850)
- Pavilhão do Relógio (O Louvre de hoje e de amanhã)
Como visitar o Museu do Louvre?
Chegue cedo, assim você conseguirá apreciar as obras com mais calma, uma vez que nos finais de semana e feriados o espaço recebe muitos visitantes, portanto além de ficar “cheio”, formam-se filas de espera para conseguir entrar no prédio.
Logo na entrada, você poderá retirar um mapa gratuito disponível em vários idiomas (inclusive em português).
Outra dica é ficar atento aos seus pertences, pois os furtos podem acontecer em qualquer lugar do mundo, principalmente em grandes atrações turísticas como o Museu do Louvre. Sendo assim, é interessante andar com uma pochete/doleira, mantenha bolsas e mochilas sempre próximas ao corpo.
+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços!
Informações Úteis
- Ingressos: comprados online € 17 | Gratuito para menores de 18 anos (Apresentar documento oficial de identificação);
- Acessibilidade: possui acesso para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
- Não é permitido fotografar com flash dentro do ambiente;
- Endereço: Musée du Louvre, 75058 Paris – França (Metrô: Palais-Royal Musée du Louvre | linhas 1 e 7);
- Site oficial Museu do Louvre;
- Os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 22 de agosto de 2022.
Leia mais
- Dicas de Paris
- Catedral de Notre-Dame
- Jardim de Luxemburgo
- Arco do Triunfo
- Torre Eiffel
- Torre Montparnasse
- Basílica Sacré-Coeur
- Disneyland Paris
E aí? Já esteve no Museu do Louvre? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Musée du Louvre, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Como emitir passaporte brasileiro
- Como montar sua viagem
- Dicas de passeios em Lisboa
- Os principais pontos turísticos de Madrid
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Acessórios para Viagem na Shopee
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Amei o relato… O Louvre tem muita coisa interessante, tanto que da próxima vez quero ir com mais calma e ficar mais tempo. Em breve vou escrever meu post sobre ele Tb… mas olha, tem que ter paciência… nem sei por onde começar. Mas o de vocês está perfeito! Parabéns
Obrigado Ju! Verdade mesmo..o Louvre é tão grande e rico em obras que fica dificil retratar em palavras sem se tornar massante. Mais uma vez agradecemos a visita! Abs 💙💙