Grand Canyon National Park Arizona saindo de Las Vegas

Veja dicas para visitar o Grand Canyon: North Rim, South Rim e West Rim, saindo de Las Vegas de helicóptero, avião, ônibus e carro.

Designado oficialmente um parque nacional em 1919, o Grand Canyon, ao norte do estado do Arizona é, sem dúvida, uma das atrações turísticas naturais mais conhecidas dos Estados Unidos.

Desfiladeiro Arizona
O Grand Canyon é formado por enormes paredes estreitas esculpidas pelo rio Colorado ao longo de mais de 2 bilhões de anos de historia geológica

Grand Canyon National Park

Formado por paredões esculpidos pelo rio Colorado ao longo de mais de 2 bilhões de anos, o Grand Canyon é dividido em três grandes áreas: South Rim (borda sul), a mais visitada; North Rim (borda norte), a mais remota e com estrutura de visitação apenas entre maio e outubro; e a West Rim ou Grand Canyon West (borda oeste), a mais próxima de Las Vegas.

O primeiro passo é escolher uma das bordas que você deseja visitar e o meio de transporte. O tour pode ser feito de helicóptero, avião, ônibus ou carro. Os pacotes variam a partir de $80 ônibus, $149 avião e $202 helicóptero (por pessoa) Ref. Fevereiro/2022.

Rio Colorado Arizona
Bordas Sul (South Rim), Norte (North Rim) e oeste (West Rim), este último fica fora do Parque Nacional

South Rim (Borda Sul)

A 450 quilômetros de Las Vegas, a borda sul é a mais popular e mais estruturada, porém não é tão perto da cidade. São 04 horas de viagem (em cada sentido) e para fazer um bate-e-volta de carro, é bem cansativo.

Devido a distância, o ideal é hospedar-se por uma ou duas noites, seja dentro do parque, ou em uma cidade próxima. Outra opção é comprar o passeio de helicóptero saindo de Vegas até o cânion sul e aproveitar a viagem em um único dia.

A borda sul fica dentro do Parque Nacional Grand Canyon, abriga 14 mirantes, hotéis, campings, lojinhas, restaurantes e várias opções de passeios. Ideal para quem visita a região pela primeira vez.

Localizado na entrada sul do Parque Nacional do Grand Canyon, o National Geographic Visitors Center é um centro de informações com lojas de souvenirs, restaurantes, cafeterias e banheiros. Também abriga a sala de cinema IMAX que conta a história do desfiladeiro desde a sua formação até aos tempos atuais (ingresso vendido à parte).

Grand Canyon
Este lugar é para quem quer vivenciar uma das experiências mais incríveis a vida | Imagem: Pexels/Pixabay

Informações úteis

  • O South Rim é aberto o ano inteiro.
  • Os hotéis e os campings se esgotam rapidamente, sendo assim, reserve com antecedência;
  • Espere para ver o pôr do sol e leve uma jaqueta corta vento, pois no final da tarde e ao anoitecer a temperatura cai bastante;
  • Ingressos: veículo: $ 35 | Moto: $ 30 | Passe Individual: $ 20 por pessoa. Indivíduos com 16 anos ou menos são admitidos gratuitamente;
  • Para mais informações, acesse o site oficial.
South Rim
Boa infraestrutura com diferentes pontos de observação do vale | Foto de Josh Sorenson no Pexels

North Rim (Borda Norte)

Localizada a 400 quilômetros de Las Vegas, a borda norte é a menos visitada, mas não menos exuberante. Também é a mais selvagem e a mais alta (tem 2.438 m).

Fica aberta entre 15 de maio a 15 de outubro. A temporada é curta devido ao frio intenso. Só para ter uma ideia, no inverno a nevasca é muito forte e, por essa razão, é grande o risco da neve e do mau tempo complicarem o acesso e a visão do cânion norte.

Grand Canyon Norte
O Grand Canyon Norte está localizado a 400 quilômetros de Las Vegas
Borda Norte Parque Nacional
A Borda Norte está a mais de 300 metros acima da Borda Sul

Grand Canyon Norte

São quatro mirantes (Point Imperial, Cape Royal, Point Imperial e Cape Royal) e algumas trilhas. Também conta com restaurantes, hospedagem, camping e banheiros.

Localizado ao lado do estacionamento do Grand Canyon Lodge e Bright Angel Point, o centro de visitantes oferece área de exposição, livraria e loja de presentes.

Ah, vale dizer que aqueles que já visitaram as duas bordas (norte e sul) do Parque Nacional do Grand Canyon relatam que a North Rim é a mais bonita, além de ser a mais agradável e mais silenciosa.

+ Encontre seu hotel em Las Vegas e garanta os melhores preços!

Grand Canyon National Park
Nós adoramos contemplar a natureza, e o Grand Canyon, que é uma das maravilhas naturais do mundo não poderia ficar de fora do nosso roteiro

Informações úteis

  • Devido a distância, as dicas para chegar no Grand Canyon Norte são as mesmas do Grand Canyon Sul;
  • Dirigir da Margem Sul para a Margem Norte de automóvel requer uma viagem de 4,5 horas de 354 km (220 milhas);
  • O North Rim tem apenas um hotel, o Grand Canyon Lodge, sendo assim, reserve com antecedência.
Grand Canyon onde fica
No verão durante o dia não precisa levar roupa de frio, no entanto, recomenda-se levar agasalho na época do inverno, pois no final da tarde a temperatura cai

Grand Canyon West 

Localizado a 195 quilômetros de Las Vegas dentro de uma reserva indígena (Hualapai Reservation), o Grand Canyon West é conhecido por abrigar a famosa passarela de vidro Skywalk, construída na beira do vale. É também uma alternativa de bate-e-volta de carro ou ônibus para quem tem apenas um dia para conhecer os cânions.

Outro ponto que vale a pena mencionar é que não é permitido entrar com câmeras e celulares na Skywalk, todos pertences pessoais ficam guardados no centro de informações – local com banheiros, loja de souvenir e venda de ingressos. Se quiser uma foto na passarela basta contratar os fotógrafos credenciados do Grand Canyon West.

O ingresso para acessar a Skywalk varia entre $ 26,00 – $ 29,00. As fotos são cobradas à parte.

Grand Canyon West
A parte oeste do Grand Canyon fica a 2 horas de Las Vegas | Imagem: Pixabay
West Rim
A vista do Skywalker é de tirar o fôlego e a paisagem é estonteante | Imagem: Pixabay

West Rim

Assim como as bordas norte e sul, o Grand Canyon West oferece alguns mirantes para observar o desfiladeiro, além de outros passeios pagos à parte, como voo de helicóptero, passeio de barco, rafting e tirolesa.

O Grand Canyon West conta também com transporte próprio que passa a cada 15 minutos. São três pontos de parada com tempo livre para explorar cada uma delas: Eagle Point, Guano Point e Hualapai Ranch.

Eagle Point: tem vários mirantes, incluindo a Skywalk. Outro ponto que merece atenção é que não há grades de proteção nos mirantes do Grand Canyon West, portanto, é bom ter cuidado com os inevitáveis escorregões.

Guano Point: uma antiga mina com acesso às cavernas e vista panorâmica para o cânion e para o Rio Colorado e suas curvas.

Hualapai Ranch: uma cidade que simula o velho oeste. Tem atrações como hipismo, touro mecânico e aulas de tiro, além de restaurantes e hospedagem.

Informações úteis

  • O Grand Canyon West é aberto durante todo o ano;
  • O ingresso para acessar o cânion oeste varia entre $49.00 – $55.00;
  • Site oficial: Grand Canyon West
Hualapai Ranch
Hualapai Ranch | Imagem: Joe Shlabotnik | Flickr | CC BY-NC-SA 2.0
Hualapai Ranch
Rafting | Imagem: Al HikesAZ | Flickr | CC BY-NC 2.0

Hoover Dam

Para quem escolher viajar de carro para o Grand Canyon West, vale a pena incluir no seu roteiro a famosa Rota 66 com paisagens lindas como o Hoover Dam, represa localizada entre os estados de Nevada e Arizona, e o Lake Mead, o maior lago artificial dos Estados Unidos.

Há pacotes para o West Rim que incluem parada na Hoover Dam.

O caminho até o Grand Canyon West é tranquilo, basta colocar no GPS a localização Hoover Dam. E, após curtir o Hoover Dam, ao passar a divisa entre Nevada e Arizona, programe o GPS para Grand Canyon Skywalk.

Vale lembrar que a estrada fica no meio do deserto, portanto, programa-se. Leve água e alguma coisa para comer no caminho. Além de verificar as condições do veículo e combustível.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Hoover Dam hidrelétrica
Se for de carro até lá, inclua em seu passeio uma parada na Hoover Dam (cerca de 50 km de Vegas)
Como ir para o Grand Canyon
Há pacotes para borda oeste do canyon que incluem parada para conhecer a represa

Como ir?

Carro

Carro é uma boa alternativa para criar o seu próprio roteiro para o Grand Canyon West e transitar entre as áreas mais afastadas, como Desert View Drive e o Grand Canyon South Rim.

Você consegue alugar o veículo no Brasil, através dos sites das locadoras e retirá-lo na central de aluguel de carros do aeroporto de Las Vegas.

A maioria das locadoras já disponibiliza o GPS e o seguro básico.

Tanque cheio ou vazio?

Na retirada, as locadoras vão te oferecer: devolver o tanque vazio ou cheio. O melhor a escolher é devolver o veículo com o tanque cheio. Pois, se escolher a opção tanque vazio, você precisará devolver o carro com o tanque na reserva e a maioria não consegue isso e devolve o veículo com uma quantidade significativa.

Veja só, isso já aconteceu com a gente, não conseguimos gastar o tanque inteiro (sobrou metade do combustível). Ou seja, a locadora vende um tanque cheio, você paga por ele e não usa tudo.

Ônibus

O Parque Nacional do Grand Canyon pode ser visitado de ônibus a partir de Las Vegas. A rota para chegar ao Grand Canyon Sul é de aprox. 450 quilômetros. De ônibus, leva cerca de 4 horas para chegar lá.

Por essa razão, alguns turistas reclamam que as viagens de bate-e-volta via terrestre são cansativas e não valem muito a pena, já que o tempo de deslocamento é grande e consequentemente sobrará menos tempo para curtir os cânions.

Por outro lado, a viagem de ônibus é valida para quem não sabe ou não quer dirigir, além de ser mais econômica.

Helicóptero

Sobrevoar o Grand Canyon West, a Represa Hoover Dam e o Rio Colorado é um dos passeios mais incríveis para se fazer por lá.

Há diversas opções de pacotes, desde os mais simples que apenas sobrevoam o cânion, até um giro completo de helicóptero pelo Grand Canyon West, saindo de Las Vegas.

Faça as contas e veja se não vale a pena fazer o passeio de helicóptero – a nossa parceira Maverick Helicopter oferece pacotes partindo de Las Vegas (somente até o Grand Canyon West).

Há passeios de helicóptero para as bordas (sul e norte), porém é necessário se locomover até lá.

Helicópteros Las Vegas
Os helicópteros vão até a borda oeste
SITE PARCEIRO
SITE PARCEIRO

Avião

Escolhemos fazer a viagem de avião até o South Rim com a empresa Scenic Airlines. Compramos o pacote Grand Canyon Connoisseur, que funciona da seguinte forma:

  • Transporte do hotel na Strip de Las Vegas até o terminal aéreo próximo (translado avião/hotel de ida e volta);
  • Voo de avião para o Grand Canyon South Rim;
  • O voo inclui vistas aéreas da Represa Hoover, do Lago Mead, do Rio Colorado e do Grand Canyon West;
  • Transferências de ônibus para vários mirantes panorâmicos;
  • Lanche (box-lunch) com pão com frios, um pacote de salgadinho, bolacha cookie, maçã e garrafinha de água. Não é nada gourmet, mas na hora da fome veio bem a calhar!!

O passeio tem duração total de 9,5 horas, desde o embarque no hotel até o desembarque no hotel. A duração do voo (ida e volta), é de aprox. 2 horas e 20 minutos.

Grand Canyon Connoisseur
Compramos o pacote “Grand Canyon Connoisseur” para conhecermos a borda norte do Canyon,  com duração total 9,5 hrs de passeio
Aeroporto Arizona
Neste pacote, um ônibus pega os passageiros nos hotéis e leva até o aeroporto da Scenic (aprox. 40 minutos)
Sobrevoando Hoover Dam
A viagem de avião até a borda sul leva cerca de 1 hora, sobrevoando Hoover Dam, Lake mead

Quando ir?

Se você deseja conhecer o Grand Canyon, é importante saber que ele está em uma região desértica e possui climas extremos:

Entre novembro e fevereiro, o clima é frio e congelante. As chances de neve são altas, inclusive algumas estradas podem ficar bloqueadas por causa da neve. A principal vantagem de ir nessa época do ano é a quantidade reduzida de visitantes.

Entre julho e agosto, o verão é extremamente quente com chances de tempestades, raios e relâmpagos. Também é a época de férias escolares e, por essa razão, o parque fica mais cheio.

Nos meses de alta temporada, prepare-se para enfrentar congestionamento no acesso aos parques, além de muita dificuldade para estacionar.

As chances de aproveitar as atrações de forma completa são muito maiores durante os meses de abril, maio, setembro e outubro, pois apresentam clima mais ameno.

Passeio em Las Vegas
O tour pode ser feito de helicóptero, avião ou carro

O que levar?

  • Pesquise as condições do tempo e a temperatura para sua viagem. No Grand Canyon, o clima pode mudar de forma brusca do dia para a noite.
  • Vá de tênis, porque anda bastante. Leve garrafa de água, chapéu/boné, óculos de sol, protetor solar e protetor labial;
  • No verão, durante o dia, as temperaturas são agradáveis e quentes, mas no final da tarde e ao anoitecer são frias, portanto, leve também uma jaqueta corta vento;
  • Não passamos mal durante o voo de avião até o Grand Canyon, mas algumas pessoas recomendam levar um remédio para enjoo. Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico.
  • Geralmente os passeios oferecem um lanche. No entanto, leve um lanchinho, caso não esteja incluso no seu pacote. Verifique a disponibilidade do serviço com a empresa contratada.

+ Compre Acessórios para Viagem com os Melhores Preços!

Shopee Viagem

Informações Úteis

  • Acessibilidade: alguns trechos do Parque Nacional do Grand Canyon possuem rampas para facilitar o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Site oficial: Grand Canyon National Park Arizona;
  • Os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
  • Post atualizado em 21 de fevereiro de 2022.

Leia mais


E aí? Já esteve no Grand Canyon? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Grand Canyon, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você.

Documento de Viagem

Olá, somos o Marcelo e a Paula! Adoramos viajar e conhecer novos lugares no Brasil e no Mundo. Aqui nós compartilhamos as melhores dicas de viagem para que você possa viajar mais e melhor.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: