Como solicitar o Visto Americano de Turista: passo a passo 2020

Vai para os Estados Unidos? Veja o passo a passo, como tirar o Visto Americano de Turista, que formulários preencher, como marcar as entrevistas e quais documentos levar.

O visto americano é um documento exigido pelo governo dos Estados Unidos para que estrangeiros, cidadãos não americanos, possam ter o direito de ingressar no país.

Pois bem, nós brasileiros precisamos do visto americano e a sua exigência tem o objetivo de confirmar a idoneidade dos estrangeiros e também controlar os fluxos imigratórios nas suas fronteiras. Após aprovado, o visto fica anexado em uma das folhas do seu passaporte.

Visto Americano (Visa)
Visto Americano (Visa)

Como solicitar o Visto Americano de Turista?

O visto é pré-requisito para pisar em solo americano, porém, não garante a entrada no país, isto porque, quando você chegar lá, ainda precisará passar pela “entrevista” feita por um funcionário da Alfândega.

Geralmente a imigração quer saber quantos dias você permanecerá no país, os recursos suficientes para cobrir as despesas, qual o motivo da viagem (turismo, negócios, estudo, ou outros), bem como o local em que ficará hospedado durante o período. Somente após esta análise você saberá se realmente poderá ou não entrar na terra do Tio Sam.

Abaixo vamos descrever as etapas para a solicitação do Visto Americano de Turista (B2):

Visto americano de turista
Fonte: U.S. Departament of State (https://br.usembassy.gov/pt/)

Passo a Passo Online

  1. Acessar o site para o preenchimento do formulário DS-160;
  2. Selecionar o estado em que estará agendando a entrevista: Consulado-Geral dos EUA em Recife, Rio de Janeiro e São Paulo | Consulado dos EUA em Porto Alegre;
  3. Digite o código secreto;
  4. Clique no “Start an application” para novo cadastro ou “Retrieve an application” para continuar o preenchimento de um cadastro previamente iniciado (todas as vezes que fizer a opção de “retrieve”, será solicitado o application id, 5 primeiras letras do sobrenome, ano de nascimento e a resposta a sua pergunta secreta;
  5. Agora, mais uma pergunta precisará ser respondida no formulário para obtenção de visto. Desde maio de 2019, os Estados Unidos passaram a exigir informações sobre todas as redes sociais que o candidato usou nos últimos 5 anos. Apenas alguns solicitantes ao visto diplomático e oficiais devem ser poupados da exigência. A decisão é resultado de uma medida apresentada pelo presidente Donald Trump e tem como objetivo reforçar o controle de imigrantes e visitantes no país.

Preenchimento do formulário

U.S. Departament of State
Fonte: U.S. Departament of State (https://br.usembassy.gov/pt/)
  • Após finalizar o preenchimento, você receberá um e-mail com um arquivo PDF anexo com os seus dados básicos e o seu número de confirmação.
Visto americano de turista
Fonte: U.S. Departament of State (https://br.usembassy.gov/pt/)
  • Fazer o cadastro neste site. É aqui que você vai escolher a forma de pagamento para quitar a taxa de US$160 e fazer o agendamento de entrevista no CASV e consulado americano. Valor referente setembro/2020.

Formas de pagamento

  • Cartão de crédito através da internet (esta é a forma mais rápida, pois libera o agendamento logo após a confirmação do pagamento);
  • Ou boleto bancário. (demora de 3 a 5 dias devido ao tempo de compensação do boleto no sistema bancário).

Caso pague com o cartão de crédito, no mesmo momento já vai estar apto para efetuar os agendamentos. Após selecionar e confirmar as datas para entrevista no CASV e Consulado, um e-mail será enviado a você com as datas e documentos necessários a apresentar (este site também envia e-mail após a efetivação de cadastro e confirmação do pagamento da taxa).

O CASV possui unidades em Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Já o consulado americano, somente há unidades em Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Fonte: U.S. Departament of State
Fonte: U.S. Departament of State (https://br.usembassy.gov/pt/)
  • Comparecer na data agendada no CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) selecionado. Serão coletados os seus dados biométricos (foto e impressão de digitais). Aqui o processo é bastante simples e rápido, sem maiores riscos de ter o seu visto negado (caso os seus documentos apresentados estejam ok).

Documentos necessários

  • Passaporte válido (por pelo menos seis meses além do período de estadia nos Estados Unidos);
  • Formulário DS-160 (PDF enviado via e-mail); e confirmação de agendamento;
  • Uma foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco (** somente para o caso do solicitante não estar presente e estar sendo representado por meio de procuração por uma outra pessoa);
  • Comparecer na data agendada no Consulado americano selecionado (Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo).

A dica aqui é levar documentos que comprovem o seu vinculo com o Brasil, de modo que fique claro que você tem a intenção de retornar ao nosso país. Veja abaixo os documentos que podem ser solicitados pelo consulado no momento da entrevista e também auxiliar o seu vinculo com o Brasil:

  • Imposto de renda;
  • Carteira de trabalho, holerites recentes ou crachá;
  • Extratos bancários recentes;
  • Certidão de casamento;
  • Escritura de imóvel ou documento de veículo que esteja em seu nome;
  • Comprovante que está estudando;
  • Passaportes anteriores com vistos e carimbos de outras viagens (se tiver).

Informações úteis

  • Em caso de visto negado o valor não será reembolsado;
  • Planeje-se com antecedência, o tempo ideal para solicitar o vista americano é de pelo menos três meses de antecedência a data da sua viagem;
  • Procure anotar o número de identificação (Application ID) de seu formulário DS-160, e também a frase de segurança (pergunta secreta). Essas informações são necessárias para que você consiga acessar o formulário novamente;
  • O preenchimento do formulário DS-160 é relativamente extenso e se desconecta automaticamente após um período de inatividade. A dica aqui é ir salvando tela a tela para não perder os dados já inseridos;
  • A partir de 2010 o visto americano passou a valer por 10 anos (antes a validade era de 5 anos);
  • A fila no CASV (coleta de foto e impressão das digitais) geralmente é rápida, no entanto, pode haver um maior movimento nos finais de semana. Já no Consulado pode demorar de acordo com o tamanho da fila;
  • Para a entrevista no consulado americano, recomendamos levar apenas o necessário, isto porque, não é permitida a entrada de bolsas, mochilas e eletrônicos (celulares, notebooks, tablets, e até mesmo pen-drives). Infelizmente o Consulado não fornece mais guarda-volumes como antigamente. Caso você precise levar estes acessórios, será necessário alugar um guarda-volumes nos estabelecimentos próximos. Também não é permitida a entrada de acompanhantes;
  • Escolher a forma como deseja receber seu passaporte, entrega em domicilio mais o valor do frete ou resgatá-lo no local (caso o visto seja aprovado o seu passaporte fica retido no consulado). O prazo de entrega do passaporte com o visto poderá ocorrer em até 10 dias úteis;
  • Site oficial da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil;
  • Post atualizado em 04 de setembro de 2020.

E aí? Conseguiu emitir seu Visto Americano de Turista? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Visto Americano de Turista, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e, por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE, com MBA em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências em viagens, bem como inspirar outros viajantes a viajar cada vez mais.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: