O que fazer em Fernando de Noronha: 9 Passeios Imperdíveis
Vem com a gente curtir um pouquinho de Fernando de Noronha! O Arquipélago mexe com o imaginário de muitos brasileiros, e com razão, pois abriga o mais belo conjunto de praias do Brasil, um verdadeiro paraíso na Terra.
A ilha está cercada por águas claras, abundância de corais, crustáceos, tartarugas e golfinhos, além de uma grande variedade de espécies de peixes e tipos de cardume. E tem mais, o arquipélago tem paisagens surreais que parecem ter saído dos sonhos. A sensação é de estar chegando num lugar mágico dado os seus encantos naturais.
Você sabia que Noronha tem origem vulcânica e é formada por 21 ilhas, ilhotas e rochedos com 26 km² no total e 17 km² somente a ilha principal? Pois bem, com exceção do arquipélago principal e do secundário São José, não é permitido pisar nas demais ilhotas de Noronha. Curioso, não é mesmo?!
Então bora conhecer esse paraíso? Saiba tudo e planeje-se!
Navegue por tópicos
- O que fazer em Noronha
- Como chegar em Noronha
- Onde comer em Noronha
- Onde ficar em Noronha
- Quando ir para Noronha
- Quanto custa ir para Noronha
- O que levar para Noronha
O que fazer em Fernando de Noronha?
- Praias de Fernando de Noronha
- Passeio de Barco em Noronha
- As trilhas de Fernando de Noronha
- Mirantes de Fernando de Noronha
5. Museu do Tubarão
Apesar de pequeno, o Museu do Tubarão fornece muita informação sobre esta importante espécie marinha, o tubarão, que é injustamente marginalizado pelos filmes de Hollywood. Vale dizer que sempre há um guia no local para esclarecimento de dúvidas e explicação sobre as diferentes espécies.
Na parte externa do museu você vai encontrar algumas esculturas feitas para os turistas tirarem fotos, além de um antigo canhão e uma ancora.
- Está localizado próximo ao porto;
- Aproveite para visitar a Capela de São Pedro, o Mirante do Buraco da Raquel e o Air France que ficam bem próximos;
- Não é necessário pagar entrada;
- Há também uma lojinha e um restaurante;
- Endereço: Rua Joaquim Ferreira, Fernando de Noronha.




6. Capela de São Pedro dos Pescadores
A simplicidade da Capela de São Pedro dos Pescadores no alto de um morro faz dela ainda mais bonita. É possível chegar até a igrejinha de carro ou buggy por uma ladeira bastante íngreme e cheia de pedras. Aproveite também para admirar a vista panorâmica da região.

7. Centro Histórico de Fernando de Noronha
O Centro histórico fica na região com mais infraestrutura turística da ilha, a Vila dos Remédios. Dito isso, conhecer um pouco sobre a história do arquipélago e visitar suas construções antigas é algo muito enriquecedor.
Um dos prédios históricos é a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, inaugurada em 1772 e que levou mais de 40 anos para ser finalizada. Nessa capela são celebradas missas de quartas e domingos, bem como casamentos pré-agendados.
+ Encontre seu hotel em Fernando de Noronha e garanta os melhores preços!



8. Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios
Outro atrativo do centro histórico é a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios, que foi construída no século XVIII sob as ruínas de um forte holandês, voltado para a Baía de Santo Antônio.
O forte em si já é um atrativo pela sua história, some-se a isto a linda vista proporcionada do Morro do Pico e dos vários barquinhos do porto. Inclusive, foi lá que conseguimos ver inúmeros golfinhos nadando em direção ao porto logo pela manhã.


9. Visita ao Projeto Tamar
Visitar o Projeto Tamar e assistir as suas palestras é algo muito enriquecedor que todo turista poderia fazer. O projeto tem como foco principal as tartarugas marinhas, onde é possível ver réplicas em tamanho real das diferentes espécies e aprender sobre os seus hábitos, regiões exploradas e suas principais ameaças.
Os biólogos também fazem palestras educativas na praia do Boldró, com data e hora marcada de segundas e quintas. Inclusive, nesse local é feita uma captura cientifica de tartarugas com demonstração de pesagem e medição.
Mas não para por aí! Todas as noites às 20 hrs acontece uma palestra no auditório sobre um tema pré-selecionado. Para mais informações, consulte o site oficial. Não é necessário agendar participação nas palestras oferecidas, nem pagar ingressos para conhecer o Tamar.
Vale destacar que é sempre bom aprender um pouco mais sobre o ecossistema e a vida animal. Além disso, conversamos com alguns biólogos e é visível o amor pela profissão e pela natureza. Esses profissionais demonstram muita vontade de repassar o conhecimento para conscientizar futuras gerações sobre a importância da preservação das espécies.
- Há também uma lojinha no local com produtos a venda do projeto Tamar, caixa eletrônico 24 hrs, lanchonete e sanitários;
- Abre diariamente das 8:00 as 22:00;
- Endereço: Alameda do Boldró;
- Site oficial: Projeto Tamar


Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre Fernando de Noronha e conheça um dos destinos mais cobiçados do mundo!
Como chegar e circular?
Os voos para Noronha partem de Natal (quartas e domingos) e Recife (todos os dias), e as companhias aéreas que operam no trecho são Azul e Gol.
Sabendo disso, para se ter uma linda vista panorâmica do avião, é necessário escolher uma poltrona (janela) do lado esquerdo na ida e do lado direito na volta (se possível na parte de traz da aeronave).

Opções para circular pela Ilha
Táxi – o valor gira em torno de 30/40 reais, o trecho entre o centro e uma praia no extremo da ilha. É bastante cômodo de usar, o único porém, é o sinal do seu celular não pegar em algumas das praias para chamar um táxi para retornar, o que pode ser resolvido combinando o horário de retorno com o taxista.
Transporte público – começa a operar às 05:00 e termina às 22:00 (dias úteis). Os ônibus circulam entre o Porto e o Sueste, trafegando pela via asfaltada passando por seus 21 pontos de parada. É uma opção barata, mas tem a desvantagem de não chegar próximo à maioria das praias, além de ter que aguardar um dos 2 ônibus que circulam pelo arquipélago passar. Vide roteiro no link.
+ Encontre seu hotel em Fernando de Noronha e garanta os melhores preços!

Como circular em Fernando de Noronha?
Aluguel de buggy/carro – é uma boa opção para quem quer liberdade para curtir no seu tempo cada canto da ilha. No entanto, a locação é bem concorrida principalmente na alta temporada, além do que é bom lembrar que os buggys sofrem com a maresia e é uma “roleta russa” pegar um buggy em perfeitas condições.
Foi a nossa opção e nos atendeu, apesar de alguns perrengues que passamos. Veja só! O nosso buggy “pediu água” 2 vezes (pneu furado e direção desregulada), no entanto, conseguimos contato rápido com a locadora para o conserto.
Um ponto negativo para essa escolha é o alto valor de locação e o custo da gasolina (quando visitamos estava R$ 7,29). Dica 1: alugue com operadoras que forneçam suporte 24 hrs para qualquer imprevisto. Dica 2: ofereça carona, uma boa ação sempre volta em dobro.

Caminhando/Carona – vimos muitas pessoas fazendo os passeios a pé e também oferecemos várias caronas. É uma opção que só recomendamos para quem precisa economizar e gosta muito de caminhar, isso porque apesar de pequena, a ilha não é plana, conta com muitas subidas e descidas, além de estradinhas de terra, o que torna um pouco difícil a sua locomoção.
Quando ir para Fernando de Noronha?
Há épocas mais agitadas e outras menos procuradas em Noronha, sendo assim, os preços também variam de acordo com a alta e baixa temporada. Confira:
Janeiro a março – é alta temporada na ilha, o fluxo de turistas é grande e os preços tendem a ficarem mais altos. É preciso se programar para ir nesta época garantindo reservas de hotéis e passeios com antecedência. O mar é um pouco mais agitado e propício para a prática de surf;
Abril a junho – é baixa temporada e os preços tendem a cair. Outro ponto positivo é que o mar começa a acalmar, já o negativo é que aumenta a incidência de chuvas.
Julho – época de férias e novamente a alta temporada faz os valores subirem. O mar já vai estar mais calmo, bom para mergulho. No entanto, assim como o período de janeiro a março, é necessário se programar e garantir reservas de hotéis e passeios com antecedência.
Agosto a novembro – uma das melhores temporadas para ir (inclusive com crianças pequenas), o mar está mais parado e excelente para prática de snorkel, mergulho e passeios de barco. Por outro lado, ruim para os surfistas, mas bom para os mergulhadores. Viajamos para Noronha no mês de outubro e para nós foi uma ótima escolha.
Dezembro – a ilha fica muito cheia com a proximidade do final do ano e os preços atingem as alturas. É o período de maior agito e com muitas baladas em Noronha. Além disso, não é difícil esbarrar com algum famoso nesta época do ano. O mar começa a ficar agitado, bom para a prática de surf.

O que levar para Fernando de Noronha?
- Leve repelente e protetor solar, no entanto, algumas piscinas naturais o uso não é recomendado com o intuito de preservar a qualidade da água e o meio ambiente;
- É importante ter um bom tênis para quem for desbravar as diversas trilhas da ilha;
- Para quem curte a pratica de snorkel, tenha sempre à mão uma máscara de mergulho/snorkel;
- Sapatilha aquática para evitar machucar os pés nas pedras, equipamentos a prova de água (capinha impermeável para celular, GoPro com acessórios para mergulho);
- A maioria dos lugares já aceita cartão de crédito. Somente usamos dinheiro para pequenos gastos;
- Confira nosso checklist para sua viagem: Documentos | Verão | Inverno | Neve | Aventura | Criança | Pet.
+ Compre Produtos em Diversas Categorias com os Melhores Preços!
Informações Úteis
- Fernando de Noronha é uma esmeralda já lapidada, preserve-a para que futuras gerações tenham o privilégio de visitá-la com a mesma beleza atual;
- Em Fernando de Noronha a voltagem é de 220v;
- Site oficial de Fernando de Noronha;
- Clique aqui para ver o mapa de Fernando de Noronha;
- Os valores podem sofrer alterações sem aviso prévio. Antes da sua visita, confirme os dados com o destino, para evitar imprevistos;
- Post atualizado em 03 de março de 2020.
Leia mais
- Praias de Fernando de Noronha
- Passeio de Barco em Noronha
- Onde comer em Noronha
- Onde ficar em Noronha
- Quanto custa viajar para Noronha
- As trilha de Fernando de Noronha
- Mirantes de Fernando de Noronha
E aí? Já esteve em Fernando de Noronha? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Noronha, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Jalapão – fervedouros, cachoeiras e mais
- O que fazer em Maragogi
- Como montar sua viagem
- Confira as principais atrações de Itacaré
- Passeios turísticos em Porto de Galinhas
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu Hotel no Booking
- Compre seu Seguro Viagem com a SegurosPromo
- Compre Eletrônicos, Câmeras e Acessórios na Amazon
- Encontre Milhares de Produtos no Mercado Livre
Este blog contém links de afiliados. O que significa que se você clicar em um dos links e comprar um produto, eu posso receber uma pequena comissão sem custo adicional para você. |
Amei as dicas! Ainda não fui mas tá na lista!! Com certeza um dos destinos mais lindos do nosso país.
É muito lindo Juliana! Agradecemos a visita ao nosso blog!💙💙
Muito boas as dicas, parabéns. Tenho um probleminha com datas para visitar a ilha, a logística parte lá é um pouco mais complicada do que apenas ir para algum lugar no nordeste. Está na minha lista. Obrigado
Concordamos! Precisa conciliar o horário dos vôos que saem de Recife ou Natal e tbem tem a questão dos preços que costumam variar bastante. Abs e obrigado pela visita!
Olá Marcelo e Paula, tudo bem?
Parabéns pela postagem.
Belas fotos.
Abraços.
Muito obrigado Luiz e Marilia!
Abs💙🤙