O que fazer em Madrid: 16 pontos turísticos imperdíveis

Madrid é a maior cidade da Espanha e a segunda maior da União Europeia, ficando atrás apenas de Berlim e considerando a exclusão de Londres da lista após o Brexit. E tem mais, possui excelente infraestrutura, sendo procurada principalmente por aqueles que buscam ótimas opções de cultura e lazer.

Mas não para por aí! Madrid oferece inumeráveis lugares para visitar, tais como o Palácio Real, Catedral de la Almudena, Plaza Mayor, entre outros. Além disso, a cidade conta com uma deliciosa gastronomia repleta de sabores como a paella, o cochinillo (leitão assado), o jamón, as tapas, além de doces mais típicos da cidade, incluindo os deliciosos churros de doce de leite.

Então confira as principais atrações turísticas de Madrid e se apaixone por uma das cidades mais encantadoras da Europa.

Navegue por tópicos

O que fazer em Madrid?

1. Catedral de la Almudena

A Catedral de la Almudena possui quase 102 metros de altura, chama atenção pela sua fachada neoclássica e neogótico, resultado das modificações arquitetônicas sofridas ao longo do tempo. E tem mais, sua construção teve início em 1883, durante o reinado de Alfonso XII, mas só em 1993 foi consagrada pelo Papa João Paulo II.

Está aberta para visitação, além do interior da catedral também é possível subir as escadas e ter uma visão panorâmica da zona histórica da cidade. Incrível, não?!

Está localizada em frente ao Palácio Real na Calle Bailén 10. 28013, Madrid. (Estação de Metrô Plaza de España)

Site oficial Catedral de la Almudena

Catedral de la Almudena
A Catedral de la Almudena possui quase 102 metros de altura, chama atenção pela sua fachada neoclássica e neogótico
Onde Madrid fica
Sua construção teve início em 1883, durante o reinado de Alfonso XII, mas só em 1993 foi consagrada pelo Papa João Paulo II
Catedral de la Almudena
Está aberta para visitação e além do interior da catedral, também é possível subir as escadas, e ter uma visão panorâmica da zona histórica da cidade

2. Palácio Real

O Palácio Real de Madrid foi um dos prédios mais bonitos que já visitamos, inclusive é o maior palácio da Europa em área construída. Mas não para por aí! Já foi a residência real de Carlos III até o reinado de Alfonso XIII.

Construído no início de 1738, hoje é usado pela família real em eventos especiais e também está aberto a visitação do público. O visitante passará por salões repletos de obras de arte, lustres e tapeçarias, tudo cercado de muito luxo, ou seja, uma viagem pela história da Espanha.

Se tiver sorte, você poderá presenciar a troca de guarda (Cambio de Guardía), isto porque, o evento acontece somente às quartas-feiras (exceto nos meses de julho, agosto e setembro, quando ocorre algum ato oficial ou quando as condições meteorológicas não são favoráveis).

  • Acessibilidade: possui rampas para o deslocamento de portadores de necessidades especiais;
  • Endereço: Calle Bailén , s/n 28013 (Estação de Metrô Plaza de España);
  • Site oficial Palácio Real de Madrid

+ Encontre seu hotel em Madrid e garanta os melhores preços!

Madrid onde ir
O Palácio Real de Madrid é o maior da Europa, em área construída, foi a residência real de Carlos III até o reinado de Alfonso XIII
O que fazer em Madrid
Sua construção teve início em 1738, e até hoje é usado pela família real em eventos especiais
Palácio Real de Madrid
Aberto a visitação, o Palácio Real propõe uma viagem pela história da Espanha
Viagem e turismo
O visitante passará por salões repletos de obras de arte, lustres e tapeçarias, tudo cercado de muito luxo

3. Plaza de Oriente

Datada do século XIX, a Plaza de Oriente é uma das mais belas praças de Madrid. Está situada ao lado do Palácio Real e do Teatro Real, tendo como destaque a estátua de Felipe IV, que foi o Rei da Espanha de 1621 até sua morte em 1640.

Fachada Teatro Real
Plaza Oriente | Foto: By losmininos (Imagen 1306) [CC BY-SA 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0)], via Wikimedia Commons
Plaza de Oriente
Datada do século XIX, a Plaza de Oriente é uma das mais belas praças de Madrid

4. Plaza Mayor

É uma grande praça localizada no centro de Madrid, destaca-se pela arquitetura imponente do século XV. Além disso, abriga vários restaurantes, barzinhos e lojas de artesanato.

A grande pegada desse lugar é que os estabelecimentos oferecem a opção de fazer a refeição ao ar livre, ou seja, as mesas ficam expostas na calçada e assim você consegue ver e ser visto, além de curtir o clima gostoso da cidade. Mas se preferir poderá optar por fazer a refeição dentro dos restaurantes que também possuem um clima agradável e decoração aconchegante.

Endereço: Plaza Mayor, 28012 Madrid, Espanha (Estação de Metrô Sol)

Madrid como ir
A Plaza Mayor é uma grande praça localizada no centro de Madrid
Plaza Mayor
Destaca-se pela arquitetura imponente do século XV
Guia de Viagem Europa
Abriga vários restaurantes, barzinhos e lojas de artesanato

5. Plaza del Sol

Situada no coração da cidade, a Plaza del Sol recebe milhares de visitantes todos os dias. Tem em seu entorno muitos restaurantes, lojas e a Plaza Mayor. (Estação de Metrô Banco de España).

6. Plaza de Cibeles

Localizada no centro de Madrid, precisamente no cruzamento entre o Paseo del Prado e a Calle Alcalá, a Plaza de Cibeles é um dos lugares mais emblemáticos da cidade. Está cercada por belos edifícios, como o majestoso Palácio das Comunicações (conhecido como Palácio de Cibeles), Casa da América, Banco de Espanha e o Centro de Informações Turísticas.

O grande destaque fica para a Fonte de Cibeles, desenhada pelo arquiteto Ventura Rodríguez em 1782, a fonte é representada pela deusa Cibeles sobre uma carroça puxada por dois leões.

Endereço: Plaza Cibeles, 1, 28014 Madrid (Estação de Metrô Banco de España).

Plaza de Cibeles
Plaza de Cibeles é um dos lugares mais emblemáticos da cidade
O que fazer Madrid
Está cercada por belos edifícios, como o majestoso Palácio das Comunicações

7. Museu do Prado

É um dos mais importantes museus da Espanha, foi inaugurado em 1819, e hoje abriga mais de 4.900 obras que retratam a história do país desde o período Românico até o século XIX. Ao todo, já foram exibidas mais de duas mil e trezentas peças, entre pinturas e esculturas.

  • Endereço: Calle Ruiz de Alarcón 23. Madrid. 28014 (Estação de Metrô Antón Martín);
  • Site oficial: Museo del Prado
Museu do Prado
O Museu do Prado é um dos mais importantes museus da Espanha

8. Biblioteca Nacional de España

A biblioteca foi fundada em 1711, abriga mais de trinta milhões de publicações datadas a partir do século XVIII. O acervo é composto por livros, revistas, mapas, gravuras, desenhos, pontuações e folhetos.

As visitas guiadas incluem o Museu e o Salão Geral de Leitura da Biblioteca. Para fazer o passeio, basta agendar sua visita no site oficial Visitarla BNE e preencher o formulário.

Endereço: Pº de Recoletos, 20-22 28071 Madrid (Estação de Metrô Colón).

Site oficial BNE

Biblioteca Nacional de España
A Biblioteca Nacional de España fabriga mais de trinta milhões de publicações datadas a partir do século XVIII

9. Puerta de Alcalá

A Puerta de Alcalá é uma das cinco antigas portas reais que davam acesso à cidade de Madrid, e está situada na Plaza de la Independência. Foi construída entre 1769 a 1778, a pedido do Rei Carlos III. E tem mais, o desenho e a obra pertencem ao arquiteto italiano Francesco Sabatini.

Endereço: Plaza de la Independência, 1, 28001 Madrid (Estação de Metrô Retiro)

O que conhecer Madrid
A Puerta de Alcalá é uma das cinco antigas portas reais que davam acesso à cidade de Madrid, e está situada na Plaza de la Independência

10. Puerta de Toledo

É um magnífico portão da cidade em Madrid, foi erguido entre 1813 a 1827, como um arco de triunfo em homenagem ao rei Fernando VII em comemoração a independência espanhola.

Endereço: Glorieta Puerta de Toledo, s/n, 28005 Madrid (Estação de Metrô Puerta de Toledo).

Puerta de Toledo
A Puerta de Toledo é um magnífico portão da cidade em Madrid, foi erguido entre 1813 a 1827

11. Gran Vía

A Gran Vía é a principal avenida da cidade, começa na rua de Alcalá e termina na praça da Espanha. Além disso, abriga inúmeros restaurantes, casas de shows, hotéis e lojas como a Zara, Mango e H&M. Aliás, vale dizer que na esquina da Gran Vía com a calle de Alcalá é possível observar o belo edifício Metrópolis, construído em 1907, com inspiração na arquitetura francesa.

Endereço: Gran Vía, Madrid (Estação de Metrô Gran Vía).

Gran Vía Madrid
A Gran Vía é a principal avenida da cidade

+ Encontre seu hotel em Madrid e garanta os melhores preços!

12. Flamenco

Indeciso sobre que show de flamenco assistir em Madrid? Flamenco é um estilo musical que retrata a memória espanhola, são melodias, canto e dança de origem cigana com influência árabe e judaica, que exaltam as belezas do país em apresentações ao vivo, em diversas casas de tablado da Espanha.

Sua origem data de 1774, mas só a partir de 1869, que o flamenco ganhou espaço e tornou-se uma atração acompanhada por músicos e dançarinos que mantém sua tradição até hoje. Incrível, não?!

É bastante turístico assistir a um show de flamengo combinado com um jantar. Inclusive, durante nossa visita à Madrid, tivemos a oportunidade de assistir uma apresentação de flamengo no Corral de la Moreira, acompanhados de um delicioso jantar.

  • Endereço: Calle de la Moreria, 17, 28005 Madrid (Estação de Metrô La Latina);
  • Site oficial Corral de la Moreria
Flamenco Corral de la Moreria
Flamenco é um estilo musical que retrata a memória espanhola
Madrid onde visitar
São melodias, canto e dança de origem cigana com influência árabe e judaica que exaltam as belezas do país
Flamenco Corral de la Moreria
O flamenco ganhou espaço e tornou-se uma atração acompanhada por músicos e dançarinos, que mantém sua tradição até hoje
Dicas de viagem
É bastante turístico assistir a um show de flamengo combinado com um jantar

13. Estação Atocha Renfe

Inaugurada em 1851, a Estação de Atocha é a maior estação ferroviária de Madrid, ligando quase todas as cidades espanholas. Lá você vai encontrar o famoso “trem bala”, veículo de alta velocidade (AVE), operado pela companhia ferroviária nacional da Espanha (Renfe), que conecta cidades como: Barcelona, Zaragoza, Sevilha e Valência. Inclusive, é possível comprar bilhetes on-line diretamente no site da Rail Europe.

Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Estação de Atocha
Inaugurada em 1851, a Estação de Atocha é a maior estação ferroviária de Madrid, liga quase todas as cidades espanholas

14. Estádio Santiago Bernabéu

Conheça o Estádio do Real Madrid uma das principais atrações da cidade e que inclui um tour completo pelas dependências da arena e pelo museu do futebol. Clique aqui para ver o post completo sobre a nossa visita ao Estádio do Real Madrid.

Estádio do Real Madrid
O Estádio do Real Madrid é uma das principais atrações da cidade

Compras em Madrid (Outlet)

15. Las Rozas Village

Las Rozas Village Outlet é um grande shopping ao ar livre, localizado em Las Rozas de Madrid, a 18 km do centro de Madrid. São mais de 100 lojas que oferecem descontos de até 60%. Confira algumas marcas de destaque: Armani, Hugo Boss, Bvlgari, Calvin Klein, Carolina Herrera,  Coach, Diesel, Gucci, Guess, Levi’s, Lacoste, Michael Kors, Polo Ralph Lauren, Prada, Roberto Cavalli, Tommy Hilfiger e muitos mais.

Optamos por ir lá com o Shopping Express, o serviço de ônibus que o shopping oferece e que parte do centro de Madrid.

Serviços do Las Rozas Village Outlet para os clientes

  1. Caixas Eletrônicos
  2. Carrinhos de passeio para crianças
  3. Cadeiras de rodas
  4. Wi-Fi gratuito

Informações úteis

  • Horários: Segunda a Domingo 10h00–22h00;
  • Sábado 10h00–22h00;
  • Fechado em 25 de dezembro, 1 e 6 de janeiro e 1 de maio;
  • Endereço: Juan Ramón Jiménez, 3 28232 Las Rozas Madrid;
  • Estacionamento no local;
  • Site oficial Las Rozas Village

Como circular em Madrid?

16. Passeio de ônibus turístico em Madrid

Se escolher essa opção, você conseguirá circular pelas cidades de Madrid através de um ônibus turístico de dois andares, sendo a parte de cima aberta o que permite uma visão privilegiada. E tem mais, a vantagem deste tipo de passeio é que você não fica “preso” a horários e você mesmo escolhe aonde quer ir e ficar mais tempo. Inclusive, você pode subir e descer quantas vezes quiser durante o período de 24h.

Madrid City Tour: Hop-On, Hop-Off

Possui 02 tipos de rotas e mais de 30 paradas em toda Madrid e os bilhetes oficiais são vendidos no próprio ônibus da empresa ou pelo site oficial.

Horário de início: os ônibus partem entre 10h e 18h (16h30 no inverno), dependendo da estação. Veja o mapa das paradas.

Veja algumas das principais paradas abaixo:

  • Cybele Palace
  • Gran Vía
  • Plaza Mayor
  • El Retiro Park
  • Prado Museum
  • Fountain of Cybele
  • Puerta de Alcalá
  • Santiago Bernabéu Stadium
  • Salamanca
  • Las Ventas

Metrô

É sempre uma boa opção para se chegar aos principais pontos turísticos de qualquer cidade urbana do mundo e foi a nossa opção em Madrid. São doze linhas que conectam as principais avenidas, estações de trem e ônibus de Madrid. Confira mais informações no site oficial. e veja o mapas das estações de metrô de Madrid.

Alugar carro em Madrid


Alugar carro não é uma má opção, principalmente se você pretende visitar outras regiões fora do circuito urbano, no entanto, se você pensa ficar somente em Madrid, saiba que a cidade tem ótimo serviço de transporte que inclui metrô, táxis, ônibus público e turístico. Dito isso, se você pretende alugar um veículo, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira é aceita em Madrid.

Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.

Onde ficar em Madrid?

A capital espanhola é bastante extensa para se conhecer apenas caminhando, no entanto, a maioria das atrações estão localizadas no centro da cidade. Pois bem, ficando na região central você conseguirá otimizar o seu tempo (e economizar algum dinheiro!). Muitos passeios poderão ser feitos a pé sem necessidade da utilização de transporte público ou táxi.

Outro ponto que vale a pena mencionar é que o valor da estadia em Madrid não é uma das mais baratos, então vale a pena pesquisar um local com bom custo/benefício. Inclusive, para os mais descolados, há uma boa variedade de hostels (albergues) e para os que vão em uma família maior, uma boa opção é ficar em um apartamento. Quer saber mais?

Listamos algumas opções interessantes na região:

Região da Gran Via (próxima ao centro), faz jus ao nome, sendo a principal avenida de Madrid. Inclusive, foi nesta região que decidimos ficar hospedados devido a quantidade de ofertas de hotéis, bem como restaurantes e atrações turísticas bastante próximas.

Algumas opções com ótimo custo/benefício são o L&H Gran Vía, que oferece apartamentos para 2 até 8 pessoas e o Hotel Mayorazgo, que foi onde nos hospedamos e nos atendeu perfeitamente e o Hostal Main Street Madrid, que mais parece um hotel boutique oferecendo quartos com banheiro privativo.

Região da Plaza Mayor e Puerta del Sol, tanto a Plaza Mayor como a Puerta del Sol são atrações turísticas bem próximas e imperdíveis e tem muitas opções de hospedagens nas suas proximidades a um custo relativamente melhor que os próximos a Gran Via.

Boas opções no local são o Hostal Mayor, que é um simples mas que atende perfeitamente e com privacidade por ter quartos com banheiro privativo. Uma alternativa também econômica é o Madrid To Let Puerta del Sol, que tem locação de apartamentos estúdio completos para a sua estadia. Como opção de hotel na região, indicamos o Petit Palace Plaza Mayor, muito bem localizado ao lado da Plaza Mayor e a apenas 200 metros do metrô Ópera.

*Se for no verão, vale a pena optar por um quanto com ar condicionado.

Hotel Mayorazgo
Hotel Mayorazgo

Onde comer em Madrid?

A culinária espanhola é bastante rica e variada, e aqui no Brasil facilmente identificada pelas Paellas, tortillas de patatas, o Jamón (Presunto), além das famosas tapas (aperitivos variados). E tem mais, você vai encontrar diversas opções de restaurantes e pratos conhecidos, bem como se aventurar em sua rica culinária mediterrânea.

Bem, um prato tradicional de Madrid é o cozido madrileno conhecido como Puchero, feito com grão de bico, legumes e carnes variadas. Um lugar bem tradicional para prová-lo é o Taberna La Bola, localizado no centro, próximo ao metrô Ópera.

Vamos lá! Há tantas opções para provar a paella que fica até difícil indicar, é fato que há muitos restaurantes turísticos e outros mais tradicionais que são os que vamos indicar. O Restaurante Samm, é fortemente indicado e especializado nas paellas, é bem tradicional com mais de 40 anos de história. Próximo ao circuito turístico, está o restaurante La Barraca, outra ótima opção com bom custo para se provar a Paella. É indicado fazer reserva em ambos.

Paella Valencia
Típica de Valencia, região costeira da Espanha, a receita de Paella carrega na sua composição cores vibrantes e um aroma inconfundível

Restaurantes em Madrid

** Para quem não gosta de frutos do mar, há opção da paella Valenciana (feita com carne de frango);

Sempre indicamos os mercados das grandes capitais e em Madrid não poderia ser diferente. Apesar de bastante turístico e até abusarem um pouco nos preços, é válido uma passada no Mercado de San Miguel para conferir os diversos estabelecimentos e seus produtos típicos.

Para aliar uma refeição gourmet a um show de dança flamenca, visitamos o Corral de La Moreria. Foi uma experiência incrível que queremos repetir.

Estava quase me esquecendo, os espanhóis às vezes trocam a refeição para ficar petiscando as tapas e bebericando uma cerveja (Canã) ou vinho. É um roteiro quase que obrigatório degustar os diferentes tipos de tapas, saboreando também o famoso jamón (presunto).

A rede do Restaurante Lateral possui várias unidades em Madrid para saborear as tapas. Um concorrente mais gourmet ao Restaurante Lateral é o Restaurante Estado Puro (Da rede NH), que também tem nas Tapas o seu foco principal e fica pertinho do Museu do Prado.

Tapas aperitivo
Tapa é um aperitivo servido na maioria dos bares e restaurantes, acompanhando a bebida

O que vestir em Madrid?

Depende da época do ano em que você visitará a cidade, a temperatura média anual é de 15ºC (mais friozinho que no nosso Brasil). Como qualquer região da Europa os períodos da primavera e verão (março a setembro) são mais quentes durante o dia e à noite cai à temperatura, já no inverno (dezembro a fevereiro) pode registrar temperaturas negativas.  Abaixo um breve detalhe das estações do ano.

Inverno (Meados de Dezembro até meados de Março) – Faz muito frio e pode até nevar por lá, então leve casacos mais pesados, luvas e cachecol.

Primavera (Meados de Março até meados de Junho) – a temperatura começa a subir e ficar agradável. Roupas leves durante o dia e um casaquinho para a noite são suficientes.

Verão (Meados de Junho até meados de Setembro) – o calor chegou e as roupas pesadas se foram para o fundo do guarda-roupa. As temperaturas podem bater os 40 graus e só mesmo de shorts e camiseta regata para aguentar uma caminhada.

Outono (Meados de Setembro até Meados de Dezembro) – o calor começa a abrandar e as folhas secas das arvores dão as boas vindas ao Outono. É um período em que há maior risco de chuvas (chove-se mais no outono/inverno do que na primavera/verão). Aqui a vestimenta pode ser similar ao da primavera.

Durante o dia andávamos com uma mochila equipada com garrafa de água, protetor solar e lanchinhos. Confira nosso “checklist” de verão, inverno e criança do que levar para sua viagem.

Qual a melhor época para ir para Madrid?

Qualquer época do ano é perfeita para visitar Madrid e arredores, no entanto, se você procura um clima mais ameno os meses de Março a Maio (primavera) e Setembro a Novembro (outono), são ideias, uma vez que possuem temperaturas agradáveis e estão fora da alta temporada.

Contudo, a vantagem de viajar na época do verão europeu é que quase não chove e a temperatura média não é tão alta, podendo variar bastante entre 16 °C a 35 °C. Mais uma vantagem do verão são os dias mais longos com o amanhecer as 7:00 e anoitecer as 22:00 hrs.

Pois bem, vale lembrar que agosto é o mês de férias dos madrilenhos e alguns estabelecimentos podem fechar suas portas por uma ou duas semanas. E tem mais, viajamos para Madrid no mês de outubro, época do outono europeu e para nós foi uma ótima escolha.

Outra dica importante: não se esqueça de levar seu “kit farmácia”, com medicamentos de uso contínuo (se for o caso) e remédios para dor de cabeça, diarreia, gripe, enjoo, além de fitas para curativos de cortes e machucados. (Lembre-se: todo medicamento deve ser prescrito por um médico).

Madrid Card

O Madrid Card é um cartão recheado de benefícios e descontos, com ele você terá acesso livre a mais de 50 atrações e receberá um livro com informações dos endereços e horários. Ou seja, é bastante válido para quem pretende explorar a cidade ao máximo.

O cartão está disponível nas opções: 24h, 48h, 72h ou 120h consecutivas e é vendido nos seguintes endereços:

I-NEO Madrid

  • Calle Mayor C/ Mayor 42;
  • Horário: Segunda a Sábado: 09:00-19:00 | Domingos: 09:00-15:00 | 25 de Dezembro e 1 de Janeiro: 9h30-14h30.

Estação Atocha – Renfe

  • Endereço: Estação Comboio Atocha: Viagens Reina – Grupo Vilar;
  • Glorieta de Carlos V Atocha Renfe (L1) Terminal Comboio de Alta Velocidade – chegadas, Rés do Chão – Madrid;
  • Diariamente: 8h30 – 13h30 / 14h30 – 15h30, excepto 24, 25, 31 Dezembro e 1, 6 Janeiro.

Informações Gerais

  • Acessibilidade: Madrid é uma cidade que está preparada para receber portadores de necessidades especiais. Inclusive a maioria dos hotéis possuem acomodações adaptadas, assim como, casas de show, museus e restaurantes. E tem mais, diversas atrações estão equipadas com rampas para cadeiras de rodas, elevadores e entradas de fácil acesso para deficientes físicos;
  • Documentação: é necessário apresentar um passaporte dentro do período de validade, sem necessidade de apresentação de visto caso sua estadia dure até 90 dias;
  • Confira mais informações sobre a documentação necessária no site abaixo:
  • Informacion para extranjeros;
  • Em Madrid a voltagem é de 220v, as tomadas têm dois pinos redondos, recomendamos levar um adaptador, ou se preferir poderá comprar lá em alguma lojinha de acessórios;
  • Clique aqui para ver o mapa da cidade;
  • Em quase todos os hotéis, bares e cafés o acesso à internet é gratuito, verifique com os estabelecimentos a disponibilidade do serviço;
  • Se liga na dica! Os passeios poderão sofrer alterações sem aviso prévio. Por isso, também é interessante consultar os sites oficiais das atrações;
  • Post atualizado em 10 de abril de 2020.

E aí? Já esteve em Madrid? Conte-nos como foi sua experiência!


Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre Madrid, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!

Voltar ao topo


Veja também

Anúncios
Reserve seu hotel aqui!

Planeje sua viagem aqui!
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado!

Documento de Viagem

Documento de Viagem é escrito por Marcelo Nazima, Analista de Sistemas formado pela FATEC, com MBA em Engenharia de Software pela FIAP e por Paula Costa, Pedagoga formada pela UNINOVE e pós-graduanda em Marketing Digital também pela UNINOVE. O casal mora em São Paulo, Brasil e decidiu criar este blog para compartilhar suas experiências de viagem, bem como inspirar outros viajantes a continuarem viajando.

2 comentários em “O que fazer em Madrid: 16 pontos turísticos imperdíveis

  • 24/10/2017 em 15:44
    Permalink

    Madrid é linda demais, voltaria lá muitas vezes, tivemos um tempo maravilhoso de descanso…ótimo post, muito bem escrito e bem completo. Parabéns pelo site!

    Resposta
    • 24/10/2017 em 23:47
      Permalink

      Obrigada Silvinha! Para nós é sempre um prazer escrever sobre nossas viagens e relembrar as nossas experiências!😉😍💙

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: