Complexo Turístico Pedra Caída em Carolina: Chapada das Mesas
Tiramos um dia inteiro na Chapada das Mesas para conhecer o Santuário da Pedra Caída, um grande complexo turístico com estrutura hoteleira, restaurante, piscinas, toboáguas, trilhas, teleférico e tirolesas, além de abrigar inúmeras belezas naturais, como cachoeiras, cavernas e cânions.
A área do complexo é grande (12.600 hectares de área preservada), com cerca de 25 cachoeiras catalogadas e muito espaço verde. Além disso, há caminhos de madeira que ficam suspensos e tem como objetivo proteger a flora local e ao mesmo tempo facilitar o caminhar dos turistas.
De fato, o passeio nos surpreendeu principalmente com suas belezas naturais. Confira como foi a nossa experiência no Santuário da Pedra Caída.


O que fazer no Complexo da Pedra Caída?
Cânion e Cachoeira do Santuário
O cânion e a Cachoeira do Santuário são dois lugares lindos e com uma energia indescritível. O caminho para chegar até a cascata é bem tranquilo (cerca de 600 metros), passando pelo cânion com paredões de 50 metros de altura, cercado por várias minas de águas quentinhas que brotam das rochas e também escorrem pelas raízes das árvores.
A Cachoeira do Santuário fica no final do cânion dentro de uma espécie de saguão natural que faz um barulho de queda d’água de mais de 50 metros ser ensurdecedor e formar uma nuvem de vapor constante. Uma verdadeira escultura da natureza!
Segundo informações do nosso guia Iltontur, os índios já consideravam este local sagrado e ali faziam os seus rituais.
Se liga na dica! Quando for visitar o santuário, preste atenção em um coração perfeito que existe em um ponto da parede do cânion. Segundo o nosso guia, ele é natural e existe desde a descoberta do lugar. Incrível, não?!





Capelão
Fica um pouco distante da sede do complexo sendo necessário ir de carro até a sua entrada. Vale dizer que uma pequena caminhada te leva a Cachoeira do Capelão, uma queda de pouco mais de 20 metros de altura com um volume pequeno de água e com uma beleza peculiar das paredes de suas rochas.
+ Encontre seu hotel em Carolina Maranhão e garanta os melhores preços!



Caverna
Novamente pegamos a nossa carona para chegarmos até esta outra atração, uma peculiar cachoeira que fica logo após uma caverna. O poço da cascata é bem fundo e há até uma corda para guiar os que não sabem nadar. E tem mais, há um vão atrás da corredeira sendo possível apreciá-la sob uma nova perspectiva.
Vai alugar um carro? A nossa parceira RentCars te ajuda a encontrar os melhores preços e oferece todas as opções de forma rápida e segura.




Aproveitando o assunto, confira nosso vídeo sobre o Complexo Turístico Pedra Caída e conheça um dos principais paraísos ecológicos da Chapada das Mesas!
Ponte do Pedro
Trata-se de uma ponte pênsil (sustentada por cabos), que passa sobre o cânion e que balança bastante. Inclusive, quem tem medo de altura precisa tomar coragem para atravessar. Preparado?!

Garrote e Porteira
São duas cachoeiras que ficam a cerca de 13 km de distancia da sede. São menores, mas igualmente belas e certamente vale a pena conhecer.
Continuando, nós priorizamos visitar as atrações naturais e acabamos por não conhecer alguns atrativos, como o teleférico, as tirolesas e a pirâmide mística que fica no alto do morro. Também ficamos com vontade de curtir as bonitas piscinas e os toboáguas que tem por lá, o que infelizmente não deu tempo e deixamos para uma próxima visita.
Já contratou o seguro de viagem? Viajar com seguro é essencial! Insira o código DOCVIAGEM5 e ganhe 5% de desconto na escolha do seu seguro pela SegurosPromo.

Onde Comer no Complexo Pedra Caída?
Há um restaurante com boa estrutura e cardápio que normalmente oferece serviço de buffet nos finais de semana e feriados. Visitamos em um dia de semana e somente havia disponível o serviço a la carte.
Como Chegar no Complexo Pedra Caída?
Recomendamos ir de veículo próprio, com guia credenciado ou com ônibus de excursão que o santuário organiza.
O empreendimento fica a cerca de 36 km de Carolina, via BR-230. A rodovia é de excelente qualidade e o trecho é todo asfaltado.
Informações Úteis
- Site oficial: Pedra Caída;
- Preço: 60 reais por pessoa (50% de desconto para a melhor idade e estudantes com apresentação da carteirinha);
- Evite levar objetos que não possam ser molhados nas cachoeiras;
- O complexo fornece transporte para algumas atrações em horários pré-determinados;
- Aceita-se pagamento com cartão de crédito;
- Passeios opcionais são cobrados a parte;
- Post atualizado em 05 de março de 2020.
Leia mais
- Dicas da Chapada das Mesas
- Cachoeiras do Prata e São Romão
- Poço Azul e Encanto Azul
- Portal da Chapada das Mesas
- Cachoeiras gêmeas de Itapecuru
- Trilha no Morro do Chapéu
- Expedição Jalapada (Jalapão + Chapada das Mesas)
E aí? Já esteve na Chapada das Mesas? Conte-nos como foi sua experiência!
Esperamos que tenha curtido o post e, se tiver qualquer dúvida sobre o Complexo Pedra Caída, fique à vontade para deixar seu comentário por aqui!
Veja também
- Jalapão – fervedouros, cachoeiras e muito mais
- O que fazer em Maragogi
- Como montar sua viagem
- Confira as principais atrações de Itacaré
- Passeios turísticos em Porto de Galinhas
Planeje sua viagem aqui!
- Reserve seu hotel no Booking
- Compre seu seguro viagem com a SegurosPromo
- Alugue seu carro com a nossa parceira RentCars
Usando os links dos nossos parceiros, você ajuda o blog com uma pequena comissão e não paga nada a mais por isso. São empresas que confiamos e que utilizamos em todas as nossas viagens. Muito Obrigado! |